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Simplicidade Ágil e o Coaching Organizacional

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Simplicidade Ágil e o Coaching Organizacional

Opinião Paula Melo, Coach

E agora?

Implementar uma cultura ágil humanizadora pode ser demorado e trabalhoso.
Estruturar e desenvolver um programa de Coaching organizacional vai assegurar a tomada de consciência de diretores, gestores, líderes, técnicos e colaboradores da necessidade de novas abordagens, de novos procedimentos ágeis, impactantes e com resultados. Um novo olhar, uma mudança de hábitos dos colaboradores e reforçar pontos cruciais.
Definir momentos de feedback contínuo com a equipa, com os mentores, agentes de desenvolvimento da organização e assegurar resultados alinhados: é uma resposta que o Coaching permite.
Equipas ágeis precisam de feedbacks frequentes para que possam identificar rapidamente procedimentos que estão a trazer resultados e competências core, as quais estão em processo de maturidade de acordo com a área funcional e com os objetivos que foram intrinsecamente reconhecidos pelas próprias. Esta ferramenta com agilidade permite que as equipas tomem consciência das necessidades de melhoria o quanto antes.
O momento do feedback contínuo positivo assegura uma cultura organizacional mais humanizada, orientada para as pessoas e com resultados ágeis.
Vivenciamos um novo modelo de trabalho híbrido, o que nos exige um novo olhar para as áreas funcionais nas empresas e consequentemente para os perfis dos colaboradores. A necessidade de realinhar a cultura das organizações é definida como prioridade no dia de hoje.
Os diferentes espaços físicos em que a equipa se desafia no cumprimento das suas responsabilidades, leva a um repensar de como assegurar os mesmos resultados, o mesmo foco e a mesma motivação. Os laços emocionais e os sentimentos de pertença das equipas, podem estar a ser geridos baseados em padrões standard. A maturidade e a forma como ocorreu o desenvolvimento das competências das equipas que foram “atropeladas” pela necessidade do trabalho em casa, pede uma avaliação 360º das mesmas. O planeamento das atividades da equipa e, consequentemente, da performance desejada, requer uma nova definição dos estádios de desenvolvimento das “novas equipas”. Valorizar as novas aprendizagens e as necessidades de ajustamento a novas realidades é um novo requisito urgente solicitado aos líderes. Novas abordagens se esperam…
Os Líderes estão a vivenciar um papel transformador no acompanhamento das equipas, que se espera que seja consciente e em que o presente deve estar cada vez mais focado.
“Desaprender e voltar a aprender”, permite o estádio de crescimento, de bem-estar e de felicidade.
Este “novo híbrido” pede um novo planeamento, um novo repensar dos objetivos das equipas, um novo olhar, onde Coaching surge como um processo de facilitação destes resultados.
Os objetivos anuais, semestrais, trimestrais ou mensais definidos no programa de Coaching Organizacional fortalecem um desempenho e uma cultura ágil, onde se consegue obter uma mensuração de resultados. Humanizar, dando feedback construtivo trimestralmente ou mensalmente irá fazer, mais rapidamente, com que o colaborador compreenda e se oriente para as ações que precisam de ser tomadas. Consequentemente, melhor será o resultado no final do ano.
Humanizar a relação requer transparência, confiança, ética, delegação de responsabilidades e interação entre os colaboradores da equipa.
O objetivo é construir relações em que todos ganham.
Os vínculos emocionais positivos dos coachees que fazem parte deste Programa de Coaching promovem resultados empoderados, o que os torna mentores da cultura organizacional humanizada.
O Líder fica mais consciente de acordo com as ações que define durante o Programa de Coaching, sendo levado a investir diariamente nas relações interpessoais com a equipa. É o momento de humanizar a relação, desenvolvendo um clima de confiança e respeito, onde os membros das equipas se sintam valorizados e motivados.
Uma empresa com o posicionamento mais ativo humanizado é um agente de transformação social.

As empresas estão preparadas? Como se preparam?

Empresas Humanizadas são mais eficazes na gestão dos desafios do mercado atual.
Humanizar é o impulso para a rentabilidade das empresas/organizações.
Simplesmente Humanizar, como Mulher, como Coach nas Empresas /Organizações.
Parabéns e um agradecimento especial a todos os empresários e colaboradores fantásticos, com quem tive a oportunidade de trabalhar durante os últimos 2 anos. Que se desafiaram a crescer e a desenvolver as suas competências orientadas com esta ferramenta “Coaching Organizacional”, reforçando a sua auto-motivação, adquirindo mais consciência de como um empenho rigoroso no dia a dia lhes permite acontecer um sorriso genuíno.

Paula Melo – Coach
962786590
paulatmelo@gmail.com