Início Atualidade “A União entre as Mulheres, o respeito mútuo e a honestidade sempre”

“A União entre as Mulheres, o respeito mútuo e a honestidade sempre”

0
“A União entre as Mulheres, o respeito mútuo e a honestidade sempre”

A Virgínia Carvalho é advogada de profissão, mas não foi por esse caminho que quis que a sua vida se guiasse. Em 2017, lançou a sua marca, em nome próprio, onde o foco é “Moda Praia”, personalizada e eco-friendly. Assim, como nos pode descrever o seu – inesperado – percurso enquanto profissional até à data de hoje?

2017… um marco… um impulsionar…. um empreender… uma nova conquista na área da moda… um desafio constante, a mais desafiante, a resiliência, a capacidade de lidar com os vários problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos, resistir à pressão das mais variadas situações. Hoje, olhando para trás, vejo um caminho, uma direção, um propósito.

Assume que a sua maior fonte de inspiração é a “Beleza da Mulher”. Porquê esta homenagem ao género feminino?

Sem dúvida. A mulher é um ser único, é uma dádiva, ela gera a vida e é um privilégio, tudo nela é lindo. A minha inspiração não se limita à sua beleza exterior, mas, sim, às qualidades que possui como mulher.

“Deusa Collection”, “Imperium Collection”, Mumuhuíla Collection” e “Búzios Collection”, são as quatro coleções já lançadas pela marca que lidera. Neste sentido, quais considera que são os fatores cruciais que contribuem para tamanho sucesso?

Foco, determinação e resiliência. acima de tudo honestidade.

Num mundo atual onde tanto se debate acerca de feminismo e igualdade de género, e tendo em conta que o foco da Virgínia Carvalho é bastante direcionado ao público feminino, interessa-nos também saber mais sobre si. Quem é enquanto profissional e enquanto mulher?

Enquanto profissional, penso que sou focada naquilo a que me proponho a realizar, faço as coisas acontecerem, não espero nada de ninguém… ou seja, não abro caminho para uma possível deceção.  Como mulher, tento melhorar todos os dias como pessoa humana, busco constantemente o amor ao próximo, as coisas boas e interessantes, a amizade e a boa energia, que me agregam valor. A união entre as mulheres, o respeito mútuo e a honestidade sempre, repito.

Quando decide enveredar no mundo do designer, e sendo advogada de profissão, quais foram os maiores desafios com as quais teve que lidar? Acredita que, no fundo, correu atrás de um sonho?

Acredito que foi a busca de um sonho, desde sempre estive ligada às artes, desde muito cedo que pinto e desenho, e o maior desafio, o mais valioso foi uma formação que fiz na área da moda como “Fashion Designer” pela Cascais School of Arts.

Enquanto líder de uma empresa, e ocupando um cargo que tanta dedicação requer, em algum momento da sua vida sentiu que teve que descurar da sua vida pessoal?

Não. Em nenhum momento tive essa sensação, talvez porque faço o que gosto, sinto-me realizada e feliz pelo caminho que escolhi em termos profissionais, como o ditado diz: “quem gosta do que faz, não trabalha”.

O facto de ser mulher é, de alguma forma, um desafio acrescido no mundo do empreendedorismo e da liderança?

Não penso que seja um desafio só por ser mulher… nos dias de hoje,  na minha profissão atual já não sinto essa pressão… o que sinto é uma boa energia, uma ligação, um respeito e admiração pelo empreendedorismo feminino e, isso, em minha opinião, é virtuoso. penso que num futuro muito próximo será ainda melhor, esta revista é um exemplo disso na minha opinião, o qual admiro.

Neste novo ano que agora começa, e sendo a Virgínia Carvalho uma apaixonada pela moda, que novidades se podem esperar da marca?

A abertura em Março do meu primeiro espaço “Showroom Ateliê e design VC”, o Lançamento da quinta coleção. Num futuro próximo a internacionalização da marca.