Início Atualidade 22 de março: Dia Mundial da Água

22 de março: Dia Mundial da Água

0
22 de março: Dia Mundial da Água

Esta data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, comemora-se anualmente a 22 de março. Tem como objetivo relembrar a importância deste recurso e alertar para o facto de que existem, aos dias de hoje, bilhões de pessoas em todo o mundo sem acesso a água potável. Tem ainda como missão apoiar a concretização do «Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6: água e saneamento para todos até 2030».

Ao longo do dia de hoje assinalam-se diversas iniciativas: em Lisboa é lançada a campanha pan-europeia #WaterOfTheFuture, juntando Portugal a outros países da União Europeia, para sensibilizar os jovens a terem um papel ativo e a mobilizarem a sociedade e os decisores políticos no combate à escassez de água.

“Parques e Jardins de Lisboa: o mesmo verde, a água é outra” é outra iniciativa a decorrer na capital, em que participará o ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e que assinala o início do projeto de rega de parques e jardins da cidade com água reutilizada.

Este ano, o tema do Dia Mundial da Água é “Águas subterrâneas – tornando o invisível visível”.