Teatro de Mariupol será reconstruído

Governo italiano promete reconstruir o teatro destruído pelos russos. Volodymyr Zelensky, presidente ucraniano, agradeceu o apoio recebido em público.

534

A promessa foi divulgada por Dario Fanceschini, ministro da Cultura Italiana. “Foi aprovada a minha proposta de oferecer à Ucrânia todos os recursos e meios para reconstruir, o mais cedo possível, o teatro. Os teatros de todos os países pertencem a toda a humanidade”, escreveu o governante no Twitter. A resposta de Volodymyr Zelensky não tardou e foi na mesma rede social que agradeceu esta ajuda. “Dá um bom exemplo a seguir. Juntos, iremos reconstruir o país até ao último tijolo.”

O Teatro Regional de Mariupol foi um dos alvos das bombas russas. As imagens da destruição devastadora tornaram-se ainda mais fortes após a revelação de que, no interior do edifício, se abrigavam há semanas várias dezenas de ucranianos. Foi no teatro que muitos encontraram o abrigo de que necessitavam. Fizeram das cadeiras do auditório camas. As fortes paredes serviram de proteção durante mais de duas semanas de conflito, até que cederam.