Início Atualidade APPE – Associação Portuguesa de Parques Empresariais

APPE – Associação Portuguesa de Parques Empresariais

0
APPE – Associação Portuguesa de Parques Empresariais

A jovem associação, que reúne gestores de áreas de localização empresarial, pretende atuar com o foco de tornar o território nacional mais atrativo e competitivo para acolher mais atividade empresarial.

A APPE – Associação Portuguesa de Parques Empresariais dedica-se à reflexão de temas estruturantes na gestão de áreas de localização empresarial e à promoção de boas práticas nesta atividade. Constituem, igualmente, objetivos da APPE a implementação de medidas que garantam a capacitação do território para a atração de mais empresas e a captação e fixação de mais investimento para o desenvolvimento económico do nosso país – Habilitar as regiões das melhores vantagens competitivas promovendo mais atividade empresarial, em áreas devidamente qualificadas, é a grande missão da APPE.

A criação de uma Associação dos Parques Empresariais de Portugal, sem fins lucrativos e envolvendo de uma forma participativa todos os stakeholders irá, certamente, ter um papel preponderante na estratégia nacional de recuperação e de resiliência, alinhando-se com os objetivos do Programa Internacionalizar 2030, promovido pela Secretaria de Estado da Internacionalização do Ministério dos Negócios Estrangeiros na vertente da promoção e qualificação da oferta de áreas de localização em Portugal.

A Associação, lançada no final de 2021, inicia a sua atividade contando desde o início com seis importantes entidades: a aicep Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços, S.A., a Baía do Tejo, S.A., a Madeira Parques Empresariais, S.A., a SAPECbay, a TecParques – Associação Portuguesa de Parques de Ciência e Tecnologias e o TERinov – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira. Em 2022, a APPE quer alargar o número de associados e contar com a adesão dos Municípios que têm uma larga atuação na gestão de áreas para acolhimento empresarial.

Através da reflexão sobre temas primordiais do setor – a gestão eficiente e sustentável de parques empresariais, a qualificação das áreas de acolhimento empresarial, a sua adequada infraestruturação, a articulação eficaz das diversas entidades licenciadoras e a promoção de políticas de desenvolvimento – a APPE quer contribuir para um ambiente competitivo na atração de investimento sustentável em todas as regiões nacionais.

Um dos temas, atualmente muito relevante, é o da sustentabilidade e da descarbonização da economia. Por sua vez, o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência traz oportunidades nestes processos. Assim, e durante o ano de 2022, a APPE tem na sua agenda identificar as oportunidades para a qualificação dos parques empresariais nesta área, planeando a organização do seu primeiro Webinar sobre esta matéria.

No que diz respeito às matérias do eficiente licenciamento industrial, a APPE conta estabelecer parcerias com as entidades relevantes nestas matérias, promovendo a competitividade nacional. Outro dos parceiros de elevada importância é a ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses que tem sido fundamental na recolha de informação de qualidade para a plataforma Portugal Site Selection, a plataforma de referência da APPE para a promoção igualitária de todas as áreas de localização empresarial nacionais.

É fundamental que a Associação cresça em número de associados, conseguindo uma justa representação nacional de parceiros públicos e privados. Conforme o Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Gonçalo Pimenta, referiu no seu discurso de lançamento da Associação “Tornando atual o velho lema da gestão empresarial “juntos somos mais fortes”, com o surgimento da Associação Portuguesa de Parques Empresariais (APPE), apostaremos no trabalho em rede ao nível da informação sobre novas abordagens e estratégias comerciais, através da plataforma Portugal Site Selection, gerida pela aicep Global Parques, no sentido de servir a estratégia de promoção de Portugal, como destino de investimento direto nacional e estrangeiro, através da oferta de espaços e serviços de qualidade, que respondam às necessidades dos nossos investidores.”

Neste sentido e para uma ampla divulgação da APPE encontra-se online o site oficial www.appeportugal.pt que disponibiliza toda a informação sobre a Associação e que permite o preenchimento da respetiva ficha de adesão. Podem ser associados, todas as pessoas singulares ou coletivas, privadas ou públicas, com intervenção ou interesse em Áreas de Localização Empresarial e Parques Empresariais.

Convidamos todos os municípios e entidades gestoras de áreas de localização a juntarem-se à APPE que pretende criar um grupo coeso e dinamizador para um país mais competitivo!