A Rita Dória conta com uma história vasta de experiência profissional até então. Queremos conhecê-la melhor. Quem é enquanto pessoa, mulher e profissional?
Sou uma pessoa que adora pessoas. Muito visual, não gosto de rotinas, adoro comunicar, e tento ser ouvinte atenta a tudo o que me rodeia. Gosto muito de ambientes multiculturais e diversificados. Considero-me uma aprendiza ao longo da vida. Adoro estar rodeada de amigos, gosto de trabalho em equipa, e de construir. Sou “híper” organizada.
Há quase 28 anos na Toyota Caetano Portugal, passou por diversos departamentos, tais como Marketing ou Vendas. Como é, para si, pertencer a uma empresa que desenvolve atividade há mais de 70 anos?
São anos de Paixão, de Relações, de Kaizen (melhoria contínua), de batalhas, de dedicação, de retorno e satisfação.
A Toyota e o Grupo Salvador Caetano são um exemplo de persistência, de nunca desistir e de muito trabalho.
Atualmente (e há 11 anos) assegura a função de Diretora Value Chain da Toyota Caetano Portugal. Que mais-valias este cargo de responsabilidade trouxe à sua carreira profissional?
Imensas mais-valias, e que devido à complexidade que o negócio após-venda acarreta, obriga a uma multiplicidade de conhecimento, e de redobrada atenção.
Mas se tentar resumir em duas frases, seriam: “never give up”, e “we never have the second chance to make a first good impression”.
Os valores que são assumidos, enquanto elementos definidores da marca Toyota Caetano Portugal, são transversais a todos os profissionais e às várias áreas da empresa, mostrando-se decisivos para a sua evolução e contínuo sucesso. Tendo uma voz ativa e preponderante neste processo, de que forma tem assegurado a qualidade reconhecida em todas as áreas que a marca opera?
A qualidade é um dos pilares da Toyota e do GSC, está sempre presente em tudo o que fazemos, desde a qualidade de produto, à qualidade do projeto, à qualidade na relação com os(as) Clientes (internos e externos), entre outros.
E a filosofia e o modo de estar e pensar, o KAIZEN – melhoria contínua, fazem com que a sustentabilidade e o foco na solução e não no problema, sejam sempre constantes e presentes.
Face aos inúmeros desafios dos últimos dois anos, muitas empresas viram-se obrigadas a restabelecer prioridades e objetivos. Fazendo uma análise da atividade após-venda da Toyota Caetano Portugal, que impacto a pandemia causou no negócio da empresa ao longo destes tempos complexos?
Trouxe-nos mais certezas da importância dos planos bem traçados, com objetivos bem delineados. Os parceiros e equipas certas também fazem a diferença e não nos deixam sair da “rota”.
Certo é, a Toyota Caetano Portugal é uma referência em todas as áreas em que atua, pela sua capacidade de inovar e de responder a todos os desafios. Acredita que, por estas razões, é uma marca que, além da sua distinção no mercado, é «vencedora» da crise pandémica?
Não sei se a palavra certa é vencedora, mas senti que eventualmente custou menos, e que a estrutura (pessoas, ferramentas, processos, entre outros) instalada teve a capacidade de ir vencendo os obstáculos, e vendo as oportunidades, disto não tenho dúvidas.
Muitos afirmam que o setor onde a Toyota Caetano Portugal se insere é marcado por alguma resistência à mudança que este mercado acarreta. Sente que no seio desta empresa, todas as oportunidades que advieram das adversidades, foram bem recebidas no mercado? Em que medida?
A melhoria contínua, Kaizen, “nasce” com a Toyota, e é esse o nosso lema e forma de trabalhar, logo mesmo que existam resistências como diz, são para ser ultrapassadas.
Consciente de que o mundo ainda exige mais à mulher do que ao homem, acredita que, atualmente, os desafios continuam a ser maiores quando é uma mulher a enveredar pelo mundo dos negócios, bem como em cargos de liderança, como no caso da Rita Dória?
Tive de vencer certos desafios, marcados principalmente por alguma resistência à mudança que este setor acarreta, assim como a desconfiança, relativamente a determinadas decisões ou opiniões. Na filosofia Kaizen, seguida nesta empresa e pela marca, as dificuldades transformam-se em oportunidades. É assim que quero sempre pensar e agir.
E sim, desafios por ser mulher em alguns momentos, mas pelo lado da assertividade, autenticidade e capacidade de observação de tudo o que nos rodeia. Neste setor, e porque por vezes sou a única, ou das poucas mulheres em lugares de liderança, a presença com opiniões diferentes, ou com visões distintas, pode, e deve ser encarada, como diferenciadora.
A título pessoal, considera que as mulheres podem, nos tempos modernos, ter o seu espaço e usufruir na plenitude do seu potencial e capacidades? Neste sentido, há algo que, na sua perspetiva, seja urgente mudar ou transformar?
É crucial reconhecer a diversidade como fator distintivo das organizações, em que a qualidade e a excelência das pessoas dependem de uma cultura inclusiva, onde a seleção é independente do género, etnia, religião ou idade.
Verdade que já muito se fez em Portugal nos últimos anos, sobretudo com a introdução da Lei da Representação Equilibrada, mas ainda há um longo caminho a percorrer.
O que se deve lutar, é para que estas questões, nem sejam tema.
A verdade é que, muito do sucesso pessoal e profissional, deve-se à motivação que as pessoas no geral requerem – uma pessoa motivada chega mais facilmente às metas a que se propõe. Assim, qual tem vindo a ser o seu estímulo diário ao longo dos anos?
O estímulo penso que tem sido, o de ter paixão pelo que faço, e pelas pessoas que me rodeiam. Seguir um padrão pelas emoções positivas.
Olhando para trás daqui a uns anos, seja a nível pessoal ou profissional, qual é a marca/mudança que gostaria de deixar no mundo e, em particular, na empresa que integra e onde é líder?
Que “a alma é o segredo do negócio”, penso que se conseguisse deixar essa marca, me sentia muito mais feliz.
Falando um pouco mais sobre a Rita Dória, sabemos que é uma mulher determinada e, consequentemente, uma profissional de sucesso virada para o futuro. Tendo a ocupação anteriormente mencionada na Toyota Caetano Portugal, que características pessoais diria serem fulcrais para se singrar no mundo dos negócios?
Paixão, Determinação, “Never Look Back”, procura contínua de conhecimento, networking, mentoria.
Já a curto prazo, que novidades e projetos podemos esperar da Toyota Caetano Portugal, de forma a fazer jus ao que a define: uma empresa estratega que, assentando na preocupação com colaboradores e clientes, é reconhecida como uma entidade íntegra na relação com o ambiente e comunidade, empenhada na melhoria constante e na permanente satisfação dos clientes?
Sem dúvida que uma delas, é o hidrogénio como fonte energética para a mobilidade.