Início Sem categoria “O CTCV tem vindo a intensificar a sua colaboração com o Setor dos Recursos Minerais e da Pedra Natural”

“O CTCV tem vindo a intensificar a sua colaboração com o Setor dos Recursos Minerais e da Pedra Natural”

0
“O CTCV tem vindo a intensificar a sua colaboração com o Setor dos Recursos Minerais e da Pedra Natural”

Dotado de equipamento de ponta e com uma equipa de especialistas em várias áreas do conhecimento, o CTCV tem uma participação ativa em várias comissões técnicas de normalização nacionais, europeias (CEN) e internacionais (ISO), em particular na CEN/TC 246 – Natural Stones e como coordenador na CT 118 – Rochas Ornamentais. Com uma cultura orientada para a produção de resultados e valorização de conteúdos de utilidade industrial, o CTCV oferece um conjunto de soluções integradas que passam, em complemento com a área de Medição e Ensaio, pela Consultoria Especializada, Auditoria, Formação Profissional e Projetos de Inovação e Investigação, para os setores do Cluster da esfera do Habitat, em particular para o setor da Pedra Natural.

Com os desafios que se colocam atualmente às empresas, impulsionados pelo aumento dos custos de energia, compromissos ambientais, escassez de matérias-primas e de recursos humanos, o desenvolvimento tecnológico e a inovação deve ser um motor de crescimento e um desígnio das empresas, que devem ter a capacidade de imprimir valor nos produtos, para reforçar a sua capacidade competitiva.

Para apoiar as empresas nesse caminho, o CTCV foi uma das 37 entidades que submeteu uma candidatura naquela que é a 1ª fase de reconhecimento dos Centros de Tecnologia e Inovação (CTI), que são entidades de interface entre o sistema académico, científico e tecnológico e o tecido empresarial e que se dedicam à produção de conhecimento e da sua transferência para as empresas e para a criação de valor económico. Com uma capacidade instalada de sete laboratórios (materiais, produtos, segurança, ambiente, robótica industrial e tecnologias de fabrico aditivo), serviços de assistência técnica, de investigação e desenvolvimento na área dos materiais, da energia ou dos processos industriais, esta candidatura visa reforçar o posicionamento do CTCV junto das empresas e parceiros tecnológicos. De referir ainda o reconhecimento como um dos Centros de Tecnologia ATI a nível europeu que desenvolvem I&D aplicada em tecnologias para a indústria.

A atividade de inovação e I&DT do CTCV tem vindo a desenvolver-se com base numa participação ativa em projetos de desenvolvimento tecnológico aplicado, enquadrados em diversos programas nacionais e europeus de apoio à investigação e desenvolvimento, que resultam muitas vezes em pedidos de patentes. Esse posicionamento e proximidade aos setores industriais, implica um investimento significativo em tecnologia e recursos humanos altamente qualificados e num trabalho de maior proximidade com estes setores industriais da fileira do Habitat, incluindo nomeadamente o Setor dos Recursos Minerais e da Pedra Natural.

Sendo a Transição Digital também um dos motores de crescimento dos setores industriais, o CTCV integra o consórcio do Polo de Inovação Digital do Centro – “PTCentroDiH”, integrado na Rede nacional e candidato também ao acesso à rede europeia de Digital Innovation Hubs, o qual permite reforçar o posicionamento do CTCV no desenvolvimento de projetos que promovam a cultura digital, bem como de ferramentas e novas tecnologias que reorientem os modelos de operações industriais tradicionais para modelos digitais. Este polo de inovação digital contribuirá para a transformação digital e para a modernização do tecido empresarial da Região Centro, em particular da indústria, de modo a garantir que esta é capaz de responder aos desafios cada vez mais exigentes da economia digital, desafios esses que visam acelerar a adoção das tecnologias da indústria 4.0, sendo a participação do CTCV mais relevante nos temas da Fabricação Aditiva e da Robótica Industrial.

Também nesta lógica o CTCV tem vindo ainda a participar em diversos projetos, nacionais e europeus. No panorama nacional e financiado pelo Portugal 2020, destaque para o projeto AM4CER para desenvolvimento de tecnologia de fabricação aditiva (robocasting) com características adaptadas ao processo, e também para a participação no projeto SIGIP para desenvolvimento de um sistema integrado de gestão inteligente de produção recorrendo a algoritmos de inteligência artificial para a criação de um sistema de manufatura preditiva. A nível europeu, é exemplo o Projeto CircularBIM, co-financiado pelo programa Erasmus+ e que agrega os objetivos da transição digital com a transição verde. Através de uma plataforma educacional, focada em estratégias avançadas de reinstalação de materiais de construção na cadeia de valor industrial com base em tecnologias de aprendizagem BIM, visa promover novos modelos de produção na construção, com base na reavaliação e reutilização de resíduos, incentivando o estudo e a pesquisa de novos mercados para esses recursos recuperados.

Também o reconhecimento do CTCV pela Agência Nacional de Inovação como Centro Empresarial de Inovação Tecnológica, irá permitir que aposte ainda na criação de um projeto inovador que visa a criação de um complexo criativo e de empreendedorismo tecnológico, aproveitando o conhecimento existente e criando sinergias entre as indústrias criativas, as indústrias tradicionais e as indústrias 4.0.

Num paradigma de transição verde, é premente desenvolver modelos orientados para a modelos económicos e de consumo circulares, que passam pela otimização de recursos e valorização de “subprodutos e resíduos” e transformando-os em matérias-primas e produtos de valor acrescentado. Caberá à indústria, em parceria com as entidades do Sistema de Inovação, encontrar soluções criativas de valorização, no que são os processos de transformação, mas também de extração, usando tecnologias que reduzam a produção de “desperdícios” e da mesma forma valorizar esses desperdícios, transformando-os num produto comercializável como matéria-prima de outros segmentos ou nichos de mercado.

No contexto da temática da valorização de resíduos, o CTCV apoiou o desenvolvimento de uma metodologia de valorização de resíduos, contribuindo para a redução de impactes ambientais associados à armazenagem e eliminação destes materiais, bem como para um uso mais eficiente e racional dos recursos naturais. Ao abrigo do projeto, foram realizados ensaios de incorporação de lamas do processamento da pedra em composições cerâmicas, na perspetiva de solucionar os problemas relacionados com este tipo de resíduos, proporcionando assim as simbioses industriais e a valorização de recursos, promovendo-se estratégias de eco inovação e de economia circular. Ainda neste âmbito, o CTCV é também parceiro no projeto LIFE4STONE, cujo objetivo é desenvolver soluções para o reaproveitamento dos resíduos gerados na extração e no corte das rochas ornamentais, através da sua incorporação em materiais de maior valor acrescentado, e contribuindo para a resolução de um dos principais constrangimentos da indústria das rochas ornamentais, em ambas as suas componentes (extrativa e transformadora). Uma parte significativa dos resíduos produzidos assume o formato de lamas, constituídas por pós de muito pequena dimensão, provenientes do corte e serragem da pedra, e de peças granulares de maiores dimensões. Com este projeto, pretende-se estudar e caraterizar soluções em duas vertentes a desenvolver em paralelo: a incorporação de lamas nas pastas utilizadas como matéria-prima em indústria cerâmica e o desenvolvimento de compósitos que integrem os resíduos e que permitam produzir peças de mobiliário urbano. O projeto criará assim simbioses industriais entre estes dois setores – pedra e cerâmica.

Outra das preocupações dos setores industriais é sem dúvida a Descarbonização, e o CTCV está empenhado em desenvolver esforços conjuntos com as empresas dos setores industriais da fileira do Habitat, em particular Cerâmica, Vidro e Recursos Minerais, no sentido do desenvolvimento de soluções que permitam cumprir com o objetivo de descarbonizar a indústria, seja por via da promoção de uma maior eficiência energética dos processos, de uma maior utilização de energia proveniente de fontes renováveis, da utilização de novas fontes de energia como é o caso do Hidrogénio Verde, da eletrificação, de novas tecnologias de produção, apoiadas por processos digitais, ou mesmo de captura de CO2, tendo atualmente em fase de preparação um conjunto de projetos no âmbito do PRR, nos avisos para a criação de Roteiros para a descarbonização e das Agendas mobilizadoras verdes. Decorrente das metas definidas pela EU, é urgente desenvolver e procurar novas tecnologias disruptivas, novos equipamentos que cumpram as mesmas funções com menor consumo energético, reduzindo significativamente as emissões de CO2 e originando um maior aproveitamento da matéria-prima. O desenvolvimento passará pela utilização de novas formas de energia, suportadas na digitalização de processos, promovendo o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes nos processos.

Mas a indústria não é só tecnologia e nos próximos anos, a escassez de recursos humanos já há muito existente, em particular na indústria, tenderá a aumentar e urge encontrar-se uma solução sustentável de atratividade de pessoas e requalificação de ativos, valorizando os setores industriais, tornando-os mais apelativos para as novas gerações.

A transformação digital e a automatização da indústria são uma realidade e uma parte da solução para este problema, já que grande parte das tarefas industriais apresentam um grande potencial de automatização com recurso a tecnologias já existentes, sendo suscetíveis de automatização outras tarefas mais complexas, mediante o desenvolvimento de novas tecnologias. No entanto e até muito recentemente, considerando a existência de mão de obra disponível, a adoção da tecnologia por parte das empresas não era globalmente entendida como um bom investimento, dado o elevado custo de implementação de processos de automação, ou do retrofitting de equipamentos, que dava primazia à contratação de mão de obra não qualificada e menos dispendiosa. Mas a exigência dos mercados, que procura produtos distintos e ambientalmente sustentáveis, uma entrega rápida e eficaz, que obriga à eficiência dos processos industriais e de entrega de produtos, tudo isto aliado à escassez de mão de obra que tende a aumentar, impele os empresários a repensar os seus processos de fabrico e o investimento em novas tecnologias e automatização de processos, para processos mais eficientes, mais limpos, com uma menor produção de desperdícios e consumos. Este novo paradigma, onde teremos uma forte componente de robótica avançada, de sistemas de movimentação autónomos, de impressão 3D, de inteligência artificial e de materiais avançados, obrigam as empresas a repensar o futuro do trabalho e a criação de novas competências.

Os modelos atuais podem considerar-se obsoletos quando se pensa no futuro da mão de obra alinhado com a valorização do setor. É premente repensar e reformar os modelos de formação, bem como a oferta formativa existente, desenvolvendo não só percursos mais alinhados com as futuras necessidades, como na criação de novos formatos de formação, assentes em modelos imersivos de treino, baseados em competências e experiências-piloto de aprendizagem, orientadas para a transferência de conhecimento, com novas tecnologias e formatos mais modernos de ensino e que integrem experiências imersivas, podendo ser uma peça-chave no processo de transição para o novo paradigma da Indústria 4.0.

O CTCV tem vindo a intensificar a sua colaboração com o Setor dos Recursos Minerais e da Pedra Natural, em particular nos últimos quatro anos, através não só da realização de ensaios aos produtos, mas em consultoria especializada e em projetos desenvolvidos pelas associações do setor, cujos beneficiários são, direta e indiretamente, as empresas do setor. É o caso do projeto de formação-ação, que visa capacitar os trabalhadores de 20 PMEs do setor dos Recursos Minerais ou da Pedra Natural na temática da Inovação, ou do projeto “The Stone 4.0 Age”, um projeto de transformação digital do Setor da Pedra Natural, apoiado pelo COMPETE2020 e que tem uma intervenção significativa do CTCV na execução das suas atividades. Visa desde logo perceber os principais obstáculos que impedem as empresas de alcançar a i4.0, apoiando-as na incorporação destes conceitos e práticas através de diversas ferramentas i4.0 para digitalização da gestão da produção, promoção de novas aplicações multifuncionais para produtos de valor acrescentado ou de uma metodologia de georreferenciação dos produtos de Pedra Natural Portuguesa com recurso a um Sistema de Informação Geográfica com bases de dados geo-espaciais integradas.