Início Atualidade Governo aprova fim da obrigatoriedade do uso máscaras, mas há exceções

Governo aprova fim da obrigatoriedade do uso máscaras, mas há exceções

0
Governo aprova fim da obrigatoriedade do uso máscaras, mas há exceções

Esta quinta-feira, o Governo aprovou, em Conselho de Ministros, o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras na generalidade. Em estabelecimentos e serviços de saúde, estruturas residenciais, de acolhimento ou serviços de apoio domiciliário para populações vulneráveis ou pessoas idosas, bem como unidades de cuidados continuados e locais caracterizados pela utilização intensiva, como transportes coletivos de passageiros, continuará a ser obrigatório, tal como se pode ler no comunicado.

Em conferência de imprensa, a Ministra da Saúde, Marta Temido, explicou que o “caminho permite alterar o comportamento que tínhamos, porque as circunstâncias da pandemia mudaram (…) A situação epidemiológica tem verificado uma evolução positiva. Não estamos no patamar ideal, mas entendemos assumir com transparência que o caminho feito permite neste momento alterar o enquadramento que tínhamos. Estamos a assumir que as circunstâncias da pandemia mudaram”, apontou.

Paralelamente, além do fim da obrigatoriedade do uso de máscaras, o Governo decidiu também revogar o formulário de localização de passageiros, que é obrigatório para os passageiros que chegam ou fazem escala em Portugal.