Fruta tipicamente portuguesa ajuda a controlar o colesterol

O que é português, é mesmo bom. Existe uma fruta tipicamente portuguesa, adorada pela maioria da população, por ter um sabor agradável. Para além disso, tem imensos benefícios para a saúde. Descubra tudo.

392

Para aqueles que ainda acham que a fruta engorda, que se desenganem… não passa de um mito. Neste caso, estamos a falar da pêra, que é rica em Vitamina C e fonte de várias vitaminas do complexo B. Para além de não engordar, ainda tem inúmeros benefícios para a saúde. É, portanto, uma das melhores sugestões a incluir no dia a dia das suas refeições.

Sabemos que é uma das frutas preferidas dos portugueses, particularmente a Pêra Rocha, uma variedade nacional. O seu sabor é adocicado, pode ser comida com casca e facilmente transportada para comer em qualquer lado. É também muito versátil e pode ser consumida das mais variadas formas: em iogurtes ou em batidos, por exemplo. Contudo, é no seu estado natural, apenas lavada e com casca que é mais benéfica.

Para ter uma ideia, uma pêra é contém por 85% de água e um alto teor de fibra. Oferece ainda 4% da dose de referência para as vitaminas E e C, e 8% de potássio. Como já referimos, se comida com casca, os benefícios são ainda maiores. Isto porque, é uma fruta rica em flavonoides e ácido fenólico, dois antioxidantes que ajudam a neutralizar os radicais livres, protegendo contra o aparecimento de doenças crónicas e contra o envelhecimento.

Este fruto é apenas um dos muitos alimentos que devem ser incluídos na alimentação regularmente, de forma a manter uma dieta nutritiva e equilibrada.