A Opticalia, que conta com um sistema de associados de que a Esonor-Olharlongo faz parte, tem atualmente abertas inúmeras lojas espalhadas pelo território português. Completando agora 25 anos de existência, como nos pode descrever a evolução da marca no mercado e os grandes desafios e oportunidades que a permitiram estar lado a lado com os clientes?
Foi em 1997 que decidi que queria ter o meu próprio negócio. Sempre me considerei uma pessoa empreendedora, trabalhadora e que não tem receio de desafios. É muito importante acreditarmos nos projetos, não baixarmos os braços e sabermos adaptar-nos ao mercado. Acima de tudo, não nos acomodarmos, procurarmos sempre mais e melhor, porque rapidamente as coisas se alteram de um momento para o outro e quem tem esta capacidade de resiliência e de adaptação rápida, são os negócios que saem fortalecidos e vencedores, tal como tivemos a prova recentemente com a pandemia. A Opticalia surgiu em 2012 como uma oportunidade de consolidar o negócio ainda mais, crescer e estar cada vez mais perto do cliente, daquilo que o move e do que procura. Foi muito importante eu conhecer a equipa que desenvolve a marca e saber do que são capazes, dos objetivos que estavam definidos e que se encontravam alinhados com o meu negócio e o potencial de crescimento que eu procurava. Além disso, era uma marca que vinha para agitar o mercado e a forma como se comunicava na ótica, sempre com uma atitude muito otimista e realista, com a qual me identifico, e daí que tenha sido das primeiras a associar-me ao grupo quando fui convidada a entrar em Maio de 2012. Acredito que entrei na altura certa, que naquela altura, mais do que nunca, era tempo de mudar. Que em tempos menos favoráveis economicamente é a altura certa para fazer mudanças e que esta foi uma aposta ganha. Foi possível crescer, ao associar-me à Opticalia, que me deu o impulso certo e que me ajudou a desenvolver o meu negócio e a inverter a tendência do mercado. Para além do mais, é muito importante poder competir de igual para igual com grupos que já operavam no mercado. Assim sendo, passados 25 anos só posso fazer uma avaliação muito positiva da construção da nossa marca, dos desafios que ultrapassamos e do que nos esperam no futuro, sempre preparados para apresentar a melhor proposta de valor para o nosso cliente.
Em tempo de aniversário (e, com certeza, de alguma reflexão), como tem vindo a ser o concretizar dos objetivos propostos pela Opticalia Esonor-Olharlongo?
Tem sido sempre um processo feito à base de muito trabalho e dedicação. Sabe que há quem olhe para o sucesso dos outros e ache que foi muita sorte, mas o que essas pessoas não veem é que a sorte dá muito trabalho! Implica muita dedicação, muito empenho e também muito timing. Porque na vida há a altura certa para fazer as coisas e se não sabemos reconhecê-la por vezes perdemos oportunidades. Eu sempre tive um espírito empreendedor e de fazer as coisas acontecerem, não sou de estar parada, e quando vejo uma oportunidade em que acredito, agarro-a e faço acontecer. E tenho tido o apoio necessário da parte dos parceiros e família também para conseguir levar os projetos a bom porto. Claro que agora, com uma história de 25 anos, também tenho que reconhecer o orgulho que sinto, pelos sucessos que temos tido, e tenho que agradecer o apoio da equipa fantástica que trabalha na Opticalia Esonor-Olharlongo, que diariamente trabalha para concretizar junto dos clientes toda a filosofia e cultura da nossa empresa. Por outro lado, também acredito que não vivemos sozinhos e que o ambiente que nos rodeia, os negócios e as pessoas que nos permitem crescer e fazer parte duma comunidade são uma parte vital da nossa vida. Tentamos sempre retribuir de alguma forma, ajudar a trabalhar nas soluções dos problemas, para que possamos todos crescer e ser melhores como um todo, por isso mesmo temos definido na nossa empresa que sempre que nos for possível estaremos envolvidos em ações em prol da comunidade.
Em comemoração dos 25 anos, a Opticalia Esonor-Olharlongo reuniu as várias lojas e os seus colaboradores para apelar à união e criatividade da equipa e do espírito de grupo. Enquanto CEO da marca, quão importante é reforçar a ligação entre as pessoas que a integram? Considera que, esta mesma equipa, tem sido um fator-chave ao longo deste quarto de século?
As pessoas são quem faz toda a diferença nos projetos. Quer sejam os líderes, as chefias intermédias ou os trabalhadores das lojas. São o nosso cartão de visita. Seja no momento de ajudar o cliente a encontrar o que procura e que muitas vezes nem ele próprio sabe o que é; seja na gestão dos desafios com que se deparam diariamente. Daí que seja fundamental sim, como diz, termos as pessoas certas. Agora para isso também é necessário saber o que se procura quando se está a recrutar, formá-las com a cultura da empresa, saber delegar e dar-lhe espaço de manobra e oportunidade de crescimento. Acredito que um verdadeiro líder é aquele que reconhece e sabe exponenciar as melhores aptidões do seu staff, o que permite às pessoas crescerem pessoal e profissionalmente. Daí que façamos questão de ter os nossos profissionais motivados e felizes, até porque eles são a linha da frente com o cliente. E acredito que um dos nossos fatores de sucesso é exatamente a fabulosa equipa que reunimos na Opticalia Esonor-Olharlongo. Como líder, encaro as minhas equipas como minha família também e gosto de trabalhar com elas de forma a ajudar todos os colaboradores a desenvolverem as suas competências pessoais e profissionais e terem autonomia para tomarem decisões. Eles sabem que podem contar sempre comigo. E que o meu sucesso é o sucesso deles. Somos uma equipa/família.
Desde o início da sua atividade que a Opticalia Esonor-Olharlongo assume uma postura pró-crescimento. Analisa, assim, todas as oportunidades e decide novas aberturas com base nos objetivos que tem definidos. Neste sentido, existe de momento intenção para breve de abertura de novas lojas? O que nos pode confidenciar?
O caminho será sempre o do crescimento e de aproveitamento de todas as oportunidades que o mercado apresentar, pois essa tem sido a nossa filosofia desde o início da Esonor-Olharlongo dentro do Grupo Opticalia. Para já a presença em mais centros comerciais continua a ser uma prioridade. No entanto, queremos também fortalecer a presença e o impacto das nossas lojas de rua. Acredito que temos que estar constantemente a procurar novas formas de evoluir e crescer quer a nível pessoal como profissional e daí que estejamos constantemente à procura de novas oportunidades. Um compromisso que sem dúvida reforçamos, com todos os que já são nossos clientes e todos aqueles que ainda o irão ser, é que continuaremos sempre a trabalhar com mesma convicção, integridade, profissionalismo e saber fazer. E para já é tudo o que podemos revelar.
Sabemos que as novidades não ficam por aqui. De forma a «destapar a ponta do véu», o que nos pode contar sobre o recente projeto da quinta de parada que irá abrir a médio prazo?
Será um projeto de concretização de um sonho de longa data, será revelado tudo na altura certa.
Face às metas que se pretendem alcançar, quais são as expetativas que ambiciona ver cumpridas este ano pela marca? Para os próximos tempos, qual é o crescimento previsto?
Queremos sempre mais e melhor. Faz parte do nosso ADN na Opticalia Esonor-Olharlongo. Temos esta necessidade de querer melhorar sempre. Por isso apostamos muito também na formação interna de todos os nossos colaboradores, seja para o seu crescimento a nível profissional, como também pessoal. Estaremos sempre atentos as oportunidades que possam surgir a nível de expansão.
Gostaria, por fim, de deixar uma mensagem especial a todos os da Opticalia Esonor-Olharlongo, pelos 25 anos de uma atividade notável e de extrema importância no mercado e para o envolvente setor?
Claro que sim. Primeiro um agradecimento por nos reconhecerem, ajudarem a crescer e a prestar um maior apoio e serviço à comunidade ao longo destes 25 anos. Sem os nossos clientes, a sua preferência e carinho não estaríamos aqui. Agradecimento também aos nossos colaboradores, que como já tive oportunidade de dizer, vestem diariamente a camisola para garantir o melhor serviço e experiência de compra aos clientes. Sem o trabalho deles e dedicação não seria possível. E, por último, agradecer à minha família que durante estes 25 anos me deu o apoio necessário para que pudesse realizar os meus objetivos. Obrigada a todos.