Início Atualidade “Certas notícias são dadas de forma distorcida com a intenção de moldar a opinião pública”

“Certas notícias são dadas de forma distorcida com a intenção de moldar a opinião pública”

0
“Certas notícias são dadas de forma distorcida com a intenção de moldar a opinião pública”

No dia 12 de julho de 1821 foi promulgado um decreto em Portugal que, pela primeira vez, estabeleceu a abolição da censura prévia e a regulamentação do exercício da liberdade de imprensa. Neste sentido, ao longo dos anos, qual tem sido a importância desta prática e do seu papel na democracia?
A importância desta prática é de extrema importância na medida em que permite que a imprensa dê as informações de forma livre, mesmo sendo em alguns casos, empresas de informação tendenciosa. Isso permite também a abertura de discussões e opiniões que acabam por enriquecer, desde que seja de forma cívica, o debate.

Na sua opinião, qual a melhor forma de combater a desinformação?
Hoje em dia a Internet torna-se um meio de informação de fácil acesso, onde quase todas as pessoas conseguem obter qualquer informação de forma bastante rápida. No entanto, é também uma fonte de informação que tanto pode ser usada para difundir boas ou más notícias.
Certas notícias são dadas de forma distorcida com a intenção de moldar a opinião pública e mais grave ainda, são dadas erradamente.
A desinformação pode ser combatida na procura de diferentes fontes de informação.