Início Atualidade “O combate pela desinformação deve ser uma tarefa de todos”

“O combate pela desinformação deve ser uma tarefa de todos”

0
“O combate pela desinformação deve ser uma tarefa de todos”

No dia 12 de julho de 1821 foi promulgado um decreto em Portugal que, pela primeira vez, estabeleceu a abolição da censura prévia e a regulamentação do exercício da liberdade de imprensa. Neste sentido, ao longo dos anos, qual tem sido a importância desta prática e do seu papel na democracia?
A abolição da censura foi um feito muito importante no nosso país e ao pensarmos sobre o assunto percebemos que está interligado com a democracia, caso contrário não viveríamos a nossa vida como hoje a conhecemos. Abolir a censura foi fundamental, pois iriamos continuar a ser completamente manipulados, as informações não nos iam fazer ver o mundo conforme ele realmente era e as muitas informações que teríamos seriam completamente distorcidas. Com a liberdade de imprensa e a sua regulamentação podemos tomar decisões, ter opiniões fundamentadas, saber o que realmente acontece no mundo e partilhar conhecimentos.

Na sua opinião, qual a melhor forma de combater a desinformação?
Atualmente com a importância que as redes sociais têm no nosso dia a dia é muito fácil sermos manipulados com fake news se não estivermos atentos. São criadas enumeras páginas, com títulos chamativos, com informações falsas e muitas vezes conseguimos ser enganados. É o bom jornalismo que nos faz perceber o que está a acontecer à nossa volta, mas também nos cabe a nós enquanto leitores selecionar melhor as informações que queremos ler. Devemos estar atentos, ler jornais credenciados, ouvir as notícias transmitidas, procurar fontes fidedignas. O combate pela desinformação deve ser uma tarefa de todos.