“A Pandemia impulsionou o Comércio Digital”

O ano de 2020, marcado pelo início de uma pandemia, fez-nos reagir rapidamente e acompanhar as novas tendências de mercado. Levou a impulsionar, pelas razões óbvias, o comércio digital.

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Carla Esteves, Diretora Executiva da UniMark e da rede Aqui é Fresco

Perante esta nova realidade, o comércio de proximidade começou a fazer parte da vida e do quotidiano da maioria das famílias portuguesas. Os portugueses puderam contar, quando mais precisaram, com este canal de comercialização que, desde sempre, nos habituou a ter do outro lado do balcão quem nos conhece pelo nome e sabe as nossas preferências. Com os meios digitais, nomeadamente as redes sociais onde estamos presentes e ativos, a serem âncoras para estarmos perto dos nossos aderentes e consumidores, assistimos a uma comunhão de interesses entre o retalho e a indústria.
O “Novo Consumo” obrigou-nos a reagir, a concentrar esforços na gestão da resiliência e construção da recuperação, tornando-se imperativo identificar o que é relevante para os clientes, assim como adotar as medidas necessárias. Devido à concorrência crescente entre mercados, consideramos que inovar e ser criativo são dois fatores fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. Atualmente, temos já retalhistas com capacidade de cumprir as encomendas online, de forma flexível, eficiente e rentável.
Tais medidas contribuíram para que, atualmente, já a viver o “novo normal”, exista uma maior flexibilidade na utilização dos meios digitais à nossa disposição e, hoje, conseguimos reagir e adaptarmo-nos, de forma mais célere, a mudanças repentinas da indústria que têm sido, igualmente, uma componente vital do nosso sucesso, nos últimos 18 meses.
O retalho alimentar adaptou-se, inovou e, em muitos casos, antecipou medidas e mostrou uma resiliência fora do comum. Se falarmos do consumo e dos consumidores, acredito que estamos perante um novo paradigma que tem muito de racional, de alteração de comportamentos face à inexistência de uma compra por impulso, face a uma realidade que vai pairar sobre todos. Vem aí um momento muito difícil para o consumo, fruto de uma restrição financeira que todos vamos sentir.
Sentimos, igualmente, que os consumidores estão cada vez mais exigentes. É, por isso, muito importante trabalhar com a tecnologia, os processos, mas, acima de tudo, com as pessoas, de forma a satisfazer as expectativas dos nossos clientes.
O nosso compromisso é, acima de tudo, acompanhar o consumidor e as suas necessidades. Ou seja, estamos sempre em constante evolução e, nestes últimos tempos, a um ritmo mais acelerado. Para além de incentivarmos as nossas lojas a adotarem medidas próprias, também desenvolvemos mecanismos para uma experiência cada vez mais próxima – acabámos de lançar o nosso cartão de fidelização, disponível nas lojas aderentes, de norte a sul do país, de modo a investir numa relação a longo prazo. Para além de reforçar a ligação com os consumidores, irá ainda facilitar todo o processo de compras. A transição para o digital também tem sido uma das nossas prioridades: apoiamos a criação de sites e vendas online de cada uma das lojas da rede.
Ainda nesta esfera, não podemos deixar de referir que, em outubro de 2020, fomos pioneiros na organização da primeira convenção digital da rede de comércio de proximidade e do retalho nacional, com a X Convenção Anual Aqui é Fresco, repetindo, em maio/junho de 2021, a concretização da XI Convenção Digital, onde registámos resultados ainda mais surpreendentes.
Estamos a acompanhar o inevitável crescimento do online, mas sem nunca esquecer o fator humano, característica diferenciadora da nossa forma de estar neste mercado. Houve uma reação imediata, uma agilidade muito grande e uma capacidade de fazer acontecer muito rápida, o que nos faz acreditar no futuro e na importância e pertinência crescente do comércio de proximidade.
Definitivamente, somos hoje uma empresa mais preparada!

“O Comércio na Distribuição Moderna”

A rede Aqui é Fresco lançou o cartão de fidelização, instrumento que oferece benefícios aos consumidores mais assíduos das lojas da insígnia, tais como ofertas e vantagens exclusivas com as compras realizadas.
Os clientes aderentes vão ter acesso a campanhas e promoções de produtos comercializados pela rede Aqui é Fresco, através de descontos diretos, acumulação de valor em cartão ou cross-selling. Importa ainda salientar que o saldo disponível pode ser utilizado em qualquer loja aderente, de norte a sul do país.
Este novo cartão é considerado por Carla Esteves, diretora-executiva da rede Aqui é Fresco, “uma ferramenta de comunicação que pretende não só estreitar e reforçar a relação entre o consumidor e as lojas da marca, mas também agilizar e facilitar todo o processo de compras”.
Nesse sentido, com o comércio de proximidade a ganhar terreno, sobretudo dada a situação pandémica que o mundo está a atravessar, “queremos tornar a experiência dos clientes nas nossas lojas aderentes ainda mais próxima, apostando, desta forma, numa relação win-win e a longo prazo”, explica a responsável.

Aqui é Fresco

Com possibilidade de escolha entre o formato digital ou físico, esta iniciativa está ligada a um microsite, no qual é possível acompanhar em tempo real os movimentos efetuados, assim como consultar as campanhas disponíveis e ainda editar quaisquer dados de registo.
Para utilizar o novo cartão de fidelização da rede Aqui é Fresco nas 35 lojas já aderentes é apenas necessário indicar o nome e número de telemóvel associado, ou apresentá-lo fisicamente, caso tenha optado por esse modelo. O seu registo é gratuito, efetuado na hora em qualquer loja aderente ou online, através do microsite.

Transição digital

O Aqui é Fresco tem acompanhado a transição digital do setor, bem como as necessidades dos seus consumidores, e, além do lançamento do cartão de fidelização, a rede realizou no passado mês de junho, a sua Convenção Anual, que assumiu um formato 100% digital, pelo segundo ano consecutivo.
Subordinada ao tema “Sempre próximo de Si”, a edição de 2021 contou com cerca de 2000 convidados, entre eles clientes, retalhistas, grossistas, fornecedores e potenciais aderentes. A iniciativa obteve um volume total de negócios acima dos 3,5 milhões de euros, mais um milhão de euros do que o ano anterior.