Roteiro da Sustentabilidade: “Inteligência e Inovação no Ambiente Urbano”

No passado dia 28 de abril, o Cluster Habitat Sustentável e a Ubiwhere realizaram um evento intitulado “Inteligência e Inovação no Ambiente Urbano” na qual a Revista Pontos de Vista marcou presença como Media Partner.

381

O evento foi composto por apresentações de “iniciativas inovadoras para a transição verde nas cidades”, por parte de três Câmaras Municipais (Aveiro, Ílhavo e Santarém) e da Associação Abimota; além destes organismos, contou igualmente com a intervenção por parte do LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia – sobre os “Bairros Energia Positiva: o modelo integrado para a transição energética urbana”, que encerrou o painel de entidades públicas.

A rematar a sessão, antes da parte mais empresarial, destacou-se o co-organizador Ubiwhere, dando conta de “O Sistema Nervoso da Cidade: um conceito para cidades inteligentes e sustentáveis” e evidenciando a sua posição enquanto organização que visiona e desenvolve tecnologia de topo.

Desde 2007 no mercado, esta empresa com Sede em Aveiro, foca-se há 15 anos na Investigação e Desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras, orientada para as áreas de Cidades Inteligentes, Telecomunicações e Internet do Futuro, com mais de 80 colaboradores e presente em 62 cidades do Mundo, focando-se em aproximar as pessoas deste meio.

O dia terminou ainda com uma sessão de pitch, na qual as entidades Neoturf – Construção e Manutenção de Espaços Verdes, T&T – Multieléctrica, Signinum – Gestão de Património Cultural, CONCEXEC – Arquitectura, Cleanwatts Digital, WADA Solutions, Greenlab, e Areadobras® Engenharia Sustentável, associados do Cluster Habitat Sustentável, divulgaram os seus mais recentes projetos e soluções dirigidos às cidades e comunidades sustentáveis.

A parte mais prática deste evento culminou com uma demonstração de uma solução de estacionamento inteligente em Aveiro, desenvolvida pela Ubiwhere, como exemplo de inovação e tecnologia aplicada nas cidades.

Ubiwhere

Co-CEO Rui Costa

“Nascemos em Aveiro mas estamos em todo o Mundo, e sempre nos baseamos para esta orientação, com alicerce na tecnologia, telecomunicações, mas a Sustentabilidade é nuclear para nós. Aceitamos este desafio, mútuo e bi-direcional com o Cluster e, aproveitaremos com os colegas da Ubiwhere aqui presentes para apresentarmos as soluções que temos ao dispor na Autarquia de Aveiro.”

Cluster Habitat Sustentável – Presidente Victor Ferreira

“Um evento que irá ser uma rampa de lançamento para outras sessões que estamos a preparar para futuro e que demonstra a grande capacidade dos nossos associados de fazerem grandes projetos, associando tecnologia, competitividade, sustentabilidade e inovação.”