Início Atualidade “Sempre tive inerente que não se deve apressar o Serviço, mas sim focar-se na Qualidade”

“Sempre tive inerente que não se deve apressar o Serviço, mas sim focar-se na Qualidade”

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“Sempre tive inerente que não se deve apressar o Serviço, mas sim focar-se na Qualidade”

A Finpartner tem uma vasta experiência a nível nacional e internacional, trabalhando com clientes de várias nacionalidades e adquirindo, assim, um grande nível de experiência e flexibilidade. Em que medida, este conhecimento, beneficia e distingue a marca no mercado?

O meu cargo está focado para o mercado estrangeiro, mais concretamente para clientes que necessitam de representação fiscal, pessoas singulares ou empresas que tenham interesse em adquirir residência fiscal em Portugal. Desta forma, é necessário ter conhecimentos aprofundados das obrigações fiscais em Portugal de modo a garantir o cumprimento dos prazos. É ainda de extrema relevância que exista uma comunicação clara sobre a importância da representação fiscal e as suas implicações, de forma a conseguir assegurar um acompanhamento célere. O representante fiscal é quem faz a ligação entre a Autoridade Tributária e o cliente, sendo que tem de garantir o necessário cumprimento de todas as obrigações declarativas, receber todas as taxas e impostos devidos do cliente e informá-lo sobre as obrigações fiscais e respetivos prazos. É um trabalho muito burocrático e metódico, por isso é imprescindível ter-se a capacidade de resolução de problemas e responsabilidade. Na Finpartner temos um departamento especializado alocado a esta prestação de serviço, como trabalhamos com muitos clientes estrangeiros a nossa equipa domina vários idiomas: inglês, mandarim, francês e espanhol. Além do mais, o nosso departamento teve uma forte aposta na automatização, nomeadamente na criação de softwares internos que nos ajudam nas tarefas mais repetitivas, o que nos permite oferecer um acompanhamento mais personalizado. Também de referir que temos uma presença assídua nas redes sociais, com a criação de webinars específicos da área. Utilizamos ainda o wechat como ferramenta de comunicação, fazemos também muitas newsletters e artigos de interesse voltados para a área.

Enquanto Chefe de Equipa do Departamento de Imigração, e pelo conhecimento anteriormente mencionado, que mais-valias este cargo trouxe à sua vida profissional?

Cada país tem a sua legislação e fiscalidade, o que acarreta explicar e tornar compreensível aos nossos clientes as diferenças entre Portugal e o país de origem, razão pela qual é muito importante que exista uma maior disponibilidade da nossa parte, bem como uma comunicação clara. Sendo uma pessoa estrangeira, sinto que tenho vantagem em perceber as necessidades do cliente, bem como ter a sensibilidade necessária para acompanhá-lo ao longo de todo o processo de Representação Fiscal, até porque eu própria necessitei da mesma orientação. O conhecimento que tenho adquirido ao longo destes anos, tem-me tornado conhecedora do mundo fiscal português, e, por essa razão, consigo ter capacidade de analisar as situações de cada cliente e tomar uma decisão acertada. Sendo que muitos dos nossos clientes são de origem asiática, sinto que a língua pode ser uma barreira muito complexa, no entanto tendo na equipa elementos que falem a mesma língua ajuda imenso na primeira impressão. É importante ter elementos de várias nacionalidades pois permite a compreensão cultural, diferenças sociais e a religião.

O que significa trabalhar na Finpartner?

Quando entrei na Finpartner, comecei primeiramente como tradutora de mandarim-português, pois não tinha conhecimentos técnicos de fiscalidade nem da legislação portuguesa. Apesar disso, existiu sempre abertura para que evoluísse e pudesse trilhar o meu caminho profissional. Comecei por tratar de algumas burocracias simples e depois evoluí para assuntos mais complexos, mas sempre com o apoio da chefia e administração, para que evoluísse e me tornasse cada vez mais independente. Pude também contar com colegas que me ajudaram imenso e que tiveram a paciência de me explicar e ajudar em todo este processo. Sempre tive interesse em saber mais da parte fiscal e por isso mesmo foram-me disponibilizadas várias formações em fiscalidade, contabilidade, processamento salarial e impostos que me ajudaram a desenvolver as minhas capacidades. Sempre tive inerente que não se deve apressar o serviço, mas sim focar-se na qualidade. Desde o início que fui bem recebida e, sem dúvida que o espírito de equipa é que torna a Finpartner única, todos os membros das equipas entreajudam e cooperam entre si com o objetivo de atingir o sucesso. Agradeço à Finpartner por este percurso profissional e por ter pessoas que me desafiam e ajudam neste caminho.