A TMF Group é uma marca líder no outsourcing de serviços de gestão que ajuda os clientes a investir e operar com segurança à escala global. Enquanto referência no setor onde atua, quais têm sido os fatores diferenciadores que trouxeram a marca à liderança no mercado?
A TMF Group é uma marca full service que pretende servir clientes à escala global, fazendo-se valer do conhecimento local dos colaboradores em cada jurisdição onde opera. Como fatores diferenciadores a TMF tem tido dois focos: 1. quanto aos colaboradores, o de atrair talento e de manter esse talento atraído. Tem mantido uma constante preocupação com os colaboradores (especialmente no período conturbado que todos vivemos nos últimos anos) e tem procurado cuidar dos mesmos a vários níveis, tomando variadas iniciativas; 2. quanto ao cliente, o tornar simples um mundo que é complexo. A TMF tem tido os olhos postos na evolução do mercado e nas crescentes necessidades dos clientes face ao aumento das exigências regulatórias do setor em que operam – seja imobiliário, financeiro, tecnologia, saúde, compliance… – respondendo a estas necessidades. Se um cliente passar a ter uma nova obrigação local e a TMF puder ajudar o cliente a cumpri-la, sem desviar a atenção do seu próprio negócio, já estamos a cumprir com o nosso objetivo. Isso é o que permite o cliente focar-se no que é importante para si, tendo a confiança de ter escolhido o melhor parceiro para cuidar do resto.
Esta é uma empresa que conta com especialistas por todo o mundo que garantem que as regras e regulamentos são cumpridos, bem como a conformidade operacional. Neste sentido, como nos pode descrever os serviços e soluções que a marca apresenta e o valor que os mesmos aportam?
Sendo uma marca full service, contamos com uma equipa multidisciplinar para dar apoio aos nossos clientes em contabilidade e tax compliance, no processamento de salários, no secretariado jurídico, na domiciliação, representação fiscal e no serviço de gerentes ou administradores nas sociedades nossas clientes. Sendo a nossa carteira de clientes maioritariamente estrangeira o valor que estes serviços aportam é muito significativo, já que passamos a representar o nosso cliente em Portugal, através de um gerente/administrador providenciado por nós, de um contabilista certificado, de apoio no processamento dos vencimentos dos colaboradores do nosso cliente, de apoio na abertura de contas bancárias, legalização e obtenção de documentos, acompanhamento de todas as transações, de fazer a ponte com os advogados do cliente, com os bancos e com os notários. A nossa equipa acaba por fazer de “olhos e braços” dos nossos clientes, tratando de toda a parte regulatória, administrativa e contabilística por forma a “simplificar-lhes” a vida.
Certo é que esta é marca que muito preza a felicidade dos funcionários em todas as equipas globais e locais. Em que medida esta valorização do Capital Humano promove o sucesso do TMF Group?
A valorização do capital humano promove o sucesso de qualquer empresa. Um gestor que ainda não tenha posto o foco nas suas pessoas, cedo perceberá que tem de o fazer. Uma empresa não pode prosperar sem os seus colaboradores. E sem que os mesmos estejam bem e felizes. O capital humano é crucial em qualquer organização, colaboradores felizes geram clientes felizes. Não vale a pena achar que é o contrário. Há que cuidar das nossas pessoas para que elas possam cuidar dos nossos clientes. Clientes bem servidos pagam as faturas atempadamente e sem contestar. Por isso, a felicidade dos primeiros gera e será sempre a responsável pelo sucesso da TMF Group. Sempre demos muito valor ao nosso capital humano e sempre nos posicionámos no sentido de promover e estimular uma cultura de empresa aberta, humana, de entreajuda e assente em crescer a partir dos erros que cometemos. O “apontar o dedo” não é o que os move. A equipa é muito jovem, a aprendizagem e crescimento fazem parte de todo o processo de consolidação da TMF Group em Portugal.
Uma das principais ambições é precisamente que esta seja uma das empresas mais procuradas para trabalhar, no setor onde se inserem. Portanto, estabelecem um plano abrangente de “angariação” de funcionários a longo prazo. Porquê?
Sim, preocupamo-nos não em reter o talento, mas em manter o nosso talento constantemente atraído. Não procuro que as pessoas sejam ou se sintam “retidas”. Quero, isso sim, que se sintam atraídas e com vontade de ficar, de ver a TMF crescer, de crescer com a empresa, acreditando no projeto, dando o seu contributo, sabendo exatamente como se inserem na estratégia da mesma. A angariação de talento e as múltiplas ações para que este talento se sinta atraído a longo prazo são, sem dúvida, a nossa grande prioridade. Não há nada melhor nem mais gratificante do que ter orgulho no sítio onde se trabalha. Esse é o nosso foco, para um crescimento saudável e sustentado a longo prazo.
De que forma, no seio do TMF Group, a felicidade e o talento dos colaboradores, é motivada? E qual a importância da valorização dos mesmos?
A TMF preocupa-se em ter formações e vários programas educativos para os nossos colaboradores, foca-se em traçar um caminho de plano de carreira adequado para cada um deles, ouvir as suas sugestões e opiniões através de múltiplos inquéritos e entrevistas (à entrada e à saída da TMF e, também, de modo contínuo), os quais se traduzem, depois, em planos de ação. A TMF disponibiliza programas de saúde mental, de coaching e promove eventos sociais. Tudo isto permite que cada um retire da empresa aquilo que lhe é mais útil em termos de carreira e de aprendizagem profissional e pessoal, para que todos possam encontrar o seu lugar na TMF Group. A valorização da felicidade e do talento dos colaboradores é o que determina a durabilidade da relação dos mesmos com a empresa e a motivação com que trabalham, com que se entregam e com que inspiram os demais colegas. Tudo isto está no centro das nossas preocupações.
Quais considera que são os maiores desafios na gestão do capital humano nesta organização?
A captação do melhor talento e a atração do mesmo numa lógica duradoura. Não há nada mais frustrante do que estar um ano a treinar e a investir num colaborador que depois deixa de se rever no projeto e sai. As melhores pessoas fazem as melhores empresas. Nem todos os perfis são ideais para a TMF, bem como a TMF não será a empresa ideal para todos. Há que escrutinar, dar espaço para uma formação e articulação com os nossos valores e objetivos. É preciso ter paciência, saber plantar para depois colher.
A terminar, enquanto marca líder no mercado, o que ainda falta alcançar? Que novidades se podem esperar do TMF Group a médio e longo prazo?
Falta completar todos os passos no que toca à regulação ESG (Environment, Social and Governance), para nos posicionarmos enquanto empresa cumpridora das metas traçadas internacionalmente e para, por isso mesmo, atrairmos clientes cada vez mais exigentes e conscientes quanto ao papel das empresas no planeta. Falta sermos reconhecidos em Portugal, como acontece noutros países, como prestador de serviços de referência. Mas, também aqui, é preciso saber esperar. Dar pequenos passos, ir colhendo. Estamos no mercado há quatro anos, claramente em fase de consolidar a nossa reputação em Portugal. A médio e longo prazo queremos alargar o leque de serviços que prestamos, expandir a equipa, alargar as competências da mesma. O mercado Português ainda tem espaço para que a TMF Group cresça. É para lá que caminhamos. Sustentadamente.