APFertilidade faz 16 anos e agradece com humor

Vamos falar de (in)fertilidade? Sempre! E se desta vez for de uma forma mais leve, com um toque humorístico, para ajudar a aliviar um caminho difícil para quem quer ser mãe e pai, e precisa de ajuda médica? A Associação Portuguesa de Fertilidade faz hoje 16 anos e assinala a data com um momento de descontração para os que estiveram ou vão iniciar este percurso. A comediante Joana Gama percebe que isto de querer ter filhos e não conseguir é complicado, mas também sabe que tem os seus momentos de humor.

125

Mitos, pressão, hormonas, relações sexuais programas, relógio e agenda sempre à mão, testes, injeções, família, amigos… São muitas as fases de frustração e stress vividas pelas mulheres e homens que anseiam criar uma família e que depositam na medicina e na ciência a esperança de encherem o colo. E para desmistificar a vivência destas pessoas, abordando o tema de uma forma diferente, a APFertilidade pediu ajuda a Joana Gama.

A comediante, que já nos habituou a momentos hilariantes na rádio, televisão e espetáculos de stand-up comedy, faz parceria neste cantar de parabéns especial à associação, que quer, assim, também mimar todos os que têm recorrido ao seu apoio e aos profissionais de saúde que a têm ajudado desde 2006, ano da sua fundação.

“Ter problemas de fertilidade pode significar uma luta angustiante, fisicamente e emocionalmente difícil, e essa carga não desaparece até se conseguir uma gravidez. Em muitos casos, só mesmo após o nascimento do bebé. Neste aniversário, a APFertilidade quis dizer ‘não estão sozinhos’ de uma forma mais leve, descontraída, com humor, para que, pelo menos durante uns minutos, os que estão nesta jornada e os que já a enfrentaram sintam que é possível sorrir mesmo na adversidade”, afirma a presidente da associação, Cláudia Vieira.

A responsável sublinha que “o papel que a APFertilidade tem desempenhado ao longo destes 16 anos continuará a ser reforçado e melhorado para que as pessoas que representa sintam que são ouvidas, colocadas no centro das decisões médicas e institucionais, e defendidas junto das entidades com as quais a associação pretende estreitar contactos com vista a melhores respostas na área da saúde reprodutiva”.

Esta sexta-feira, a APFertilidade disponibiliza no seu site e nas redes sociais Facebook e Instagram o vídeo criado por Joana Gama e a equipa da SetList.

A associação espera que neste dia a boa disposição seja a prenda que querem receber os que a acompanham e os que apoiam e defende.

Para assistir ao vídeo clique aqui.

Sobre a APFertilidade  

A Associação Portuguesa de Fertilidade foi constituída no dia 20 de maio de 2006 e dedica-se ao apoio, informação e defesa da comunidade de pessoas com problemas de fertilidade. Conta sobretudo com a generosidade e o voluntariado dos seus associados, que têm vindo a fazer uma grande diferença na luta contra a distribuição desigual dos centros de tratamento, ausência de legislação específica, limitação no acesso a diversas técnicas, falta de informação e no manifesto desinteresse pelas questões (médicas, psicológicas, sociais e económicas) relacionadas com esta doença.