Les Roches promove a sustentabilidade com veículos elétricos da Activacar para alunos e professores

Les Roches é a primeira escola especializada em gestão hoteleira e turismo de luxo a disponibilizar veículos eléctricos aos seus alunos e professores nas suas próprias instalações, graças a um acordo assinado com a startup de Málaga Activacar.

173

Graças aos esforços que estão a ser realizados no campus de Marbella para viver e estudar de uma forma mais sustentável, a comunidade do campus poderá utilizar os serviços de carsharing da Activacar para efetuar as suas deslocações diárias de forma responsável e com respeito pelo meio ambiente, através de veículos 100% elétricos que não geram emissões nocivas para a atmosfera.

A empresa irá facultar à universidade 10 veículos mini Cooper SE Electric e uma infraestrutura de recarga de potência média composta por 10 dispositivos Pulsar Plus da Wallbox. E desde 23 maio todos os serviços começaram a ser disponibilizados na Les Roches Marbella.

Compromisso com a sustentabilidade

A Agenda 2030 que enquadra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável tem um objetivo social comum: o desenvolvimento sustentável global e humano. Atualmente, a mudança de mentalidade dos cidadãos, bem como o impulso das Nações Unidas, fizeram da sustentabilidade a chave para o sucesso de qualquer negócio.

Sendo uma instituição líder mundial ao serviço da indústria, a Les Roches há muito que faz da sustentabilidade uma prioridade máxima, tornando-a um pilar fundamental de todos os cursos de licenciatura e pós-graduação. Desde 2013, quando foi introduzido o primeiro curso de sustentabilidade para estudantes, foram implementados outros cursos em todo o portfólio da escola.

Mano Soler, Diretor do campus de Marbella, afirma: “A sustentabilidade e o compromisso com o ambiente não é nada de novo para nós. De facto, a Les Roches Marbella tem um plano de sustentabilidade que inclui ações para reduzir a nossa pegada de carbono, que recentemente incluiu a introdução de veículos elétricos nas nossas instalações”. A Les Roches Marbella segue a norma estabelecida pela SGE21 para a responsabilidade social e está também empenhada em seguir as normas estabelecidas pela ISO 14001 para a sustentabilidade, a norma internacional que regula as organizações para realizar um Sistema de Gestão Ambiental eficaz e para limitar o impacto ambiental do negócio.

Maior procura por veículos elétricos

Apesar do impacto negativo da pandemia na indústria automóvel e da escassez global de componentes agravada pela guerra entre a Rússia e a Ucrânia, os veículos eléctricos causaram um grande impacto em muitos países. De acordo com uma análise da PwC Strategy, os veículos eléctricos a bateria representavam 8,2% dos registos de automóveis novos em 2021, contra apenas 4,1% em 2020, mais do dobro do ano anterior. No primeiro trimestre deste ano, as vendas continuaram a aumentar, com 120% de crescimento, de acordo com dados da consultoria sueca EV Volumes.

Espanha tem sido lenta a comprometer-se com este modelo sustentável, mas o futuro parece mais brilhante do que nunca. Carlos Díez de la Lastra, CEO da Les Roches, afirma: “De acordo com dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis, os veículos elétricos duplicaram a sua quota de mercado em Espanha nos primeiros três meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2021, o que reflete uma maior consciência do ambiente na sociedade. E, acrescenta: “A sustentabilidade está integrada no estilo de vida da Les Roches e, portanto, os nossos alunos aprendem desde o momento em que põem os pés na escola a importância de saber gerir bem um hotel, também de uma forma sustentável”.