Início Atualidade Portugal entre os países da UE com melhores águas balneares

Portugal entre os países da UE com melhores águas balneares

0
Portugal entre os países da UE com melhores águas balneares

Segundo o relatório divulgado pela Agência Europeia do Ambiente (EEA), a qualidade das águas balneares da Europa melhorou consideravelmente nas últimas décadas. Atualmente, existem quase 85 por cento de locais considerados excelentes. Seguindo os padrões da União Europeia, as águas receberam quatro classificações: excelentes, boas, suficientes ou medíocres.

O relatório anual, elaborado pela Agência Europeia do Ambiente, em conjunto com a Comissão Europeia, analisou quase 22 mil zonas balneares nos estados-membros da União Europeia (UE) e Portugal ocupa a décima posição, com 88,5 por cento das praias com águas de excelente qualidade. O que significa que das 652 zonas balneares portuguesas, costeiras e interiores, 577 são de excelente qualidade, 40 de boa, três de suficiente e duas de má qualidade. As restantes 30 não receberam qualquer classificação.

O país da UE com melhor classificação é a Áustria, com 97,7 por cento das águas consideradas excelentes. Malta, Grécia, Croácia, Chipre, Dinamarca, Alemanha, Bulgária e Lituânia ocupam os restantes lugares do top dez.