A rede de supermercados de proximidade Aqui é Fresco realizou, a 29 e 30 de maio, a sua Convenção anual, no Altice Forum Braga. Que balanço faz desta 11ª edição da iniciativa?
Após dois anos com eventos online, regressámos finalmente aos eventos presenciais, reunindo, durante dois dias, mais de 700 retalhistas, 17 grossistas, 84 fornecedores e mais de 50 convidados com interesse em aderirem ao projeto “Aqui é Fresco”.
O evento contou ainda com mais de 1500 convidados do setor do retalho e não só, dez stands Premium e 74 Standard, onde estiveram representadas as principais marcas da indústria do grande consumo, pertencentes a setores como a alimentação, bebidas, higiene pessoal e lar.
Em termos de faturação, atingimos um total de 4.720.000€, pelo que, o balanço não podia ter sido melhor.
Ano após ano, temos vindo a demonstrar a pertinência do Comércio de Proximidade e, uma vez mais, os resultados desta XI Convenção, falam por si.
Há 11 anos que se promove esta Convenção que reúne players chave do setor do retalho e, sempre com o objetivo de proporcionar aos Fornecedores parceiros Aqui é Fresco o contacto pessoal com mais de 700 retalhistas integrados na rede. Neste sentido, face aos dois complexos anos de pandemia, em que o contacto físico era escasso, qual a importância desta iniciativa «próxima»?
Somos um negócio de pessoas e para pessoas, pelo que, foi muito importante para todos, Retalhistas, Grossistas, Fornecedores Parceiro e equipa Unimark e AeF, o regresso a este formato. As edições anteriores foram igualmente pautadas por excelentes resultados, mas faltaram a relação, os afetos, o convívio a troca de ideias, as sugestões, que tão bem caracterizam as habituais Convenções da Sociedade Aqui é Fresco.
O mote desta edição foi “Aqui queremos um futuro mais sustentável”. Como é ser um comércio de proximidade, assente em valores sustentáveis e com foco no crescimento local?
Efetivamente assim foi, na XI edição, o tema da Convenção Aqui é Fresco destacou a importância da sustentabilidade, em várias áreas, social, ambiental e económico-financeira. Mas o exemplo começou em nós, com a redução significativa no consumo de papel com a eliminação dos dossiers com as notas de encomendas, através da informatização de todo o processo de negócio. Neste momento tudo é digital. Os sacos utilizados no nosso evento a serem alvo de uma criteriosa escolha, ao serem reconhecidos com o selo Blue Angel, a mais antiga certificação de produtos e serviços ambientalmente corretos. Mas o nosso compromisso foi mais além. Promovemos workshops com a presença de fornecedores como a Too Good To Go, onde se deu a conhecer medidas para o combate ao desperdício alimentar e redução da emissão de 10% dos gases de efeito de estufa. Também a GS1 deu a conhecer a plataforma europeia Lean & Green, a maior plataforma europeia de colaboração para a Sustentabilidade, que pretende ajudar as empresas na redução das emissões de CO2 associadas aos processos logísticos.
Também os fornecedores presentes, como a Bluesun, Delta, Nestlé, Schweppes, Sumol Compal, e tantos outros, estão apostados em contribuir para um mundo melhor, dando a conhecer as várias medidas implementadas.
Além do tema da sustentabilidade, a Convenção primou também pela oportunidade dos dez stands premium e dos 74 standarts presentes desmontarem a inovação e a transformação digital que, cada vez mais, fará parte do setor do retalho. Assim, a este respeito, quão importante é reforçar o posicionamento digital do Aqui é Fresco e, consequentemente, dos Associados e Parceiros?
Devido à concorrência crescente entre mercados, consideramos que inovar e ser criativo, são dois fatores fundamentais para o sucesso da Sociedade Aqui é Fresco.
Atualmente temos já cerca de 60% de retalhistas com capacidade de cumprir as encomendas online, de forma flexível, eficiente e rentável. Tais medidas contribuíram para que atualmente, já a viver o “novo normal”, exista uma maior flexibilidade na utilização dos meios digitais à nossa disposição e hoje conseguimos reagir e adaptarmo-nos de forma mais célere, a mudanças repentinas da indústria que tem sido, igualmente, uma componente vital para o nosso sucesso, nos últimos meses.
A evolução é notória. Um exemplo recente é o processo de Encomendas referido acima. Anteriormente, eram produzidos dossiers, em papel, com encomendas tripartidas de todos os fornecedores. Neste momento, tudo é digital. Mesmo aqueles que têm mais dificuldades com estas ferramentas, contaram com a colaboração do Associado e/ou fornecedor na utilização do software existente para o efeito.
Após dois dias em que mais de 700 Retalhistas se uniram com o objetivo de melhor servir os consumidores, quais as perspetivas e as tendências para o futuro deste setor e, em particular, para a Aqui é Fresco?
O futuro do Aqui é Fresco, assenta essencialmente em quatro pilares:
Serviço de Excelência. Estamos focados no desenvolvimento e consolidação da nossa marca UP, do nosso Cartão de Fidelização AeF e na melhoria da performance dos nossos folhetos quinzenais, por serem uma grande mais-valia na nossa atividade e para a nossa rede de lojas de proximidade. Queremos melhorar não só em termos de preço, como oferta de produtos.
Número de Lojas com Imagem AeF. Pretendemos ampliar, a curto prazo, o número de lojas existentes com a nossa imagem corporativa e consequentemente obter uma maior notoriedade da rede.
Digitalização. Neste novo normal, os consumidores estão também cada vez mais exigentes sendo por isso muito importante, incorporar a tecnologia no nosso dia a dia. As nossas redes sociais são exemplo deste nosso empenho, com atualizações diárias e inovadores.
Sustentabilidade. Por último, mas não menos importante, o nosso quarto pilar, a sustentabilidade. Acreditamos que as empresas têm um papel fundamental na construção de uma sociedade saudável e próspera à qual se exige uma maior aposta no desenvolvimento sustentável a longo-prazo.
Estamos comprometidos e envolvidos nesta obrigação que é de todos!
Por fim, sabendo que a rede Aqui é Fresco surgiu de uma grande determinação e ambição por parte da Carla Esteves, Diretora Executiva da mesma, como é olhar para trás e percecionar tudo o que se tem vindo a conquistar, ano após ano?
É um orgulho enorme conseguir ano após ano, fazer crescer esta rede de lojas de proximidade tanto a nível de adesões, volume de negócio, parcerias ao nível da indústria e dos serviços, e ao nível das ferramentas que leva a um incremento da fidelização – chave do nosso negócio.
O nosso foco sempre foi o crescimento sustentado e equilibrado, com o propósito de melhor servir os nossos associados e clientes.
O desenvolvimento pessoal e profissional tem sido muito importante para o Sucesso. Tenho crescido ano após ano na liderança, dou o exemplo o melhor que sei e encorajo a minha equipa vencedora a crescer cada vez mais. Só conseguimos ter sucesso com uma boa equipa a caminhar lado a lado.
Tenho um lema sempre presente no meu dia a dia – tentar ser sempre melhor que no dia anterior.
Vamos continuar a fazer acontecer!