Início Atualidade “O compromisso da APODEMO é o de continuar a fomentar a Cooperação e Colaboração dos nossos Associados”

“O compromisso da APODEMO é o de continuar a fomentar a Cooperação e Colaboração dos nossos Associados”

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“O compromisso da APODEMO é o de continuar a fomentar a Cooperação e Colaboração dos nossos Associados”

A APODEMO é a Associação Portuguesa de Empresas de Estudo de Mercado e de Opinião, constituída em 1993 por um conjunto de empresas do setor, com o objetivo de defender e representar esta atividade em Portugal. Como analisa a evolução da organização ao longo dos seus 29 anos de existência?

A APODEMO nasceu nos anos 90, época que Portugal registava níveis de crescimento económico consideráveis, com a abertura ao estrangeiro pós-adesão à comunidade europeia em 1986, nomeadamente na área dos serviços. Havia empresas locais fortes e as multinacionais iam ganhando peso, nomeadamente na área dos estudos de mercado. A APODEMO surge com o objetivo de criar alguma “disciplina” nesse crescimento e representar institucionalmente um setor que se pretendia que crescesse com qualidade. Com a primeira crise financeira de 2008 e a consequente retração dos investimentos de clientes multinacionais, iniciou-se um movimento de reorganização económica, que teve um forte impacto no setor dos estudos de mercado, levando à contração, extinção e integração de operadores e que durou até 2015. Atualmente, com a expansão da área digital nos estudos de mercado, fortemente impulsionada pela pandemia, a APODEMO começou a considerar uma mudança de âmbito de atuação que pudesse dar melhor resposta à nova realidade, nomeadamente a um conjunto de profissionais ligados à atividade que não estão integrados nas “tradicionais” estruturas empresariais de estudos de mercado que estiveram na génese da associação. Assim, no final de 2021, a APODEMO alargou o seu âmbito de atuação aos profissionais, sejam produtores ou utilizadores de estudos de mercado, aos académicos e a todo um conjunto de novos operadores na área digital, aos quais a associação não estava aberta anteriormente.

A Associação tem como missão promover a importância do setor num contexto de ótica de mercado, reforçando a confiança junto dos seus utilizadores e do público em geral. Sendo um setor preponderante em Portugal, qual o panorama atual do mesmo?

O setor encontra-se numa fase de redefinição, com cada vez mais e diversos operadores, que trabalham na área de business intelligence que, no fundo, é uma outra forma de dizer estudos de mercado. De facto, com o advento do “mundo” digital e dos correspondentes metadados, há, cada vez mais, entidades que trabalham esta nova matéria e que, consequentemente, operam no nosso setor se o entendermos como o da produção de insights a partir de fontes de informação. Pela cada vez maior complexidade das fontes e das ferramentas, torna-se particularmente importante a credibilização dos vários operadores de forma a manter a confiança dos utilizadores e do público, no nosso setor. Nesse sentido, iniciativas como o SAC, um serviço automático de controlo de qualidade dos participantes em estudos qualitativos, mais conhecidos como Focus Groups, é extremamente importante e deveria ser exigido pelos nossos clientes, na medida em que garante que os participantes recrutados são genuinamente os que se pretendem e não outros.

Sabe-se que um estudo de mercado contribui para estimular uma cultura de inteligência comercial nos pequenos negócios. Do ponto de vista da APODEMO, como define a importância de um estudo de mercado?

O estudo de mercado continua a ser, no nosso entender, uma peça fundamental de qualquer atividade dirigida a um público, seja ela comercial ou outra, pois hoje mais do que nunca, despender recursos escassos, sem a orientação e os objetivos claros que nos dá o estudo de mercado é economicamente insustentável e não faz sentido. É, no entanto, de fundamental importância que esse estudo de mercado seja bem feito e cumpra os mais rigorosos requisitos de qualidade, sob pena de ser contraproducente se for enganador. É aqui que a APODEMO entra, enquanto promotora da qualidade e das boas práticas no setor, respondendo pelos seus associados a quem é exigido o maior rigor e profissionalismo.

Certo é, a Associação contribui ainda para a modernização da indústria dos estudos de mercado e de opinião, fornecendo aos associados os meios, competências e conhecimentos que sejam relevantes para o desenvolvimento do setor. Quão importante é a aposta contínua na inovação e modernização do setor?

Uma das apostas mais importantes da APODEMO, desde sempre, e em particular nestes tempos de grande dinamismo, é a área da formação e do conhecimento, quer sobre novas técnicas e ferramentas de estudos de mercado, quer sobre legislação e regulamentos aplicáveis ao nosso setor, nomeadamente no que toca ao regulamento geral de proteção de dados. Claramente, o objetivo último destas iniciativas é o de fomentar a inovação e modernização do setor, como um todo, respeitando sempre os regulamentos aplicáveis e protegendo a privacidade dos participantes nos estudos que são peças fundamentais para o desenrolar da nossa atividade.

Neste sentido, como tem vindo a APODEMO e o mercado a promover um sentido de aposta na inovação e digitalização?

Numa primeira análise quisemos de uma forma clara abrir a nossa associação aos operadores digitais que queremos que estejam próximos para fomentar os intercâmbios. Por outro lado, queremos abrir-nos, em particular, às áreas de Data Science, Analytics e até da inteligência artificial, que acreditamos fazerem parte de um futuro que está mais próximo do que pode parecer. Além disso, procuramos estabelecer protocolos com outras associações nacionais e estrangeiras que nos permitam estar a par do que melhor se faz no mundo, no nosso setor.

Como perspetiva os estudos de mercado e opinião no futuro a curto/médio prazo, bem como o posicionamento da APODEMO na defesa dos interesses dos seus associados?

Acreditamos que o futuro passa pela capacidade das nossas empresas e dos nossos profissionais se adaptarem às novas realidades “aumentadas” e de integrarem, com o know-how de investigação que possuem, as muitas novas fontes de dados disponíveis. Procuramos construir conhecimento junto dos nossos associados, pois acreditamos que continua a ser atual a distinção entre ideias, dados e informação. Na APODEMO continuamos a defender que as ideias são “os óculos” necessários para olhar os dados e conseguir obter informação. O compromisso da APODEMO é o de continuar a fomentar a cooperação e colaboração dos nossos associados, no sentido de desenvolver novas ideias para, de uma forma cada vez mais eficaz e produtiva, obter informação de qualidade, a partir da cada vez maior quantidade de dados disponíveis.