Início Atualidade “A Marmetal tem como objetivo tornar-se uma das maiores Empresas de Extração”

“A Marmetal tem como objetivo tornar-se uma das maiores Empresas de Extração”

0
“A Marmetal tem como objetivo tornar-se uma das maiores Empresas de Extração”

A Marmetal é uma empresa de extração de mármore em Portugal, que conta com mais de 50 anos de história. Como nos pode descrever a evolução da empresa, bem como os marcos mais importantes que sublinharam o sucesso da mesma no mercado?
A empresa Marmetal é, efetivamente, uma empresa de extração de mármore, com mais de 50 anos. É, e foi, uma das empresas mais importantes do setor dos mármores, no mercado nacional e internacional.
O sucesso no mercado nacional e internacional da empresa Marmetal tem, efetivamente, a ver com a qualidade do mármore que é, extraordinariamente, cristalino, de qualidade rosa, único no mercado e uma outra qualidade de mármore de fundo branco com vários tipos de vergada, muito bem aceite no mercado. Além de que a empresa desde a sua criação tem operado na extração e até há uns anos começou a ter uma operação vertical, desde a extração à transformação em ladrilho standard ou corte à medida para os projetos imobiliários.

As conquistas da Marmetal não trazem só reconhecimento à empresa, mas também ao concelho que a abraça. Qual o impacto que diria que esta atividade de longos anos tem acarretado a Vila Viçosa, Évora?
Na verdade, a empresa Marmetal, tem reconhecimento no Concelho onde está sediada, mas, tem impacto, claro, nos concelhos limítrofes e em todo o setor dos mármores, quer nacional quer internacional, tendo no seu portfólio clientes nacionais e internacionais. Não podemos esquecer que o anticlinal de Estremoz, onde a Marmetal opera com três pedreiras, é uma das zonas do mármore mais reconhecida internacionalmente. Os concelhos de Vila Viçosa e limítrofes têm um reconhecimento global no setor dos mármores e da construção.

Recentemente a Marmetal adquiriu um novo equipamento que já está, de momento, no ativo e que irá ajudar na sua atividade. Para melhor entender, de que forma este equipamento facilita e ao mesmo tempo impulsiona o trabalho da empresa?
A Marmetal, com esta nova administração, tem procurado inovar com sustentabilidade ambiental, assumindo, claramente, a inovação de exploração de mármore, com a compra de uma máquina de galeria que faz extração subterrânea de mármore e uma britadeira que tem como função “destruir” as escombreiras de resíduos de extração de mármore. Desta forma, a Marmetal tem como objetivo tornar-se uma das maiores empresas de extração, de forma a abastecer o mercado que é altamente carente de matéria prima. A exploração em galeria vai permitir aumentar substancialmente a matéria prima de qualidade disponível para o mercado, o que permitirá um desenvolvimento mais acelerado do grupo Marmetal.

Além disso, a Marmetal tem na sua posse o projeto da criação de uma Exploração em Galeria. No que consiste esta iniciativa e o que irá trazer à empresa e ao concelho?
Como já foi dito, a exploração em galeria, já não é um projeto, é uma realidade, uma vez que a máquina de galeria já está a funcionar e a abrir a galeria de extração subterrânea, sendo certo que as estimativas, de exploração,  em galeria, o mármore é de extrema qualidade e quantidade, irá sustentabilizar a empresa e colocar no mercado o mármore de que todo o setor está carecido, estimando-se, que a faturação líquida, excluindo custos de exploração da empresa Marmetal, está em cerca de mais ou menos 7.5 milhões de euros nos próximos cinco anos e tendo reservas para cerca de mais de 40 anos só nesta pedreira. Não podemos esquecer que a Marmetal explora esta pedreira e três mais, neste caso, mais duas na zona de Borba e uma outra em Viana do Alentejo que tem uma pedra chamada Verde Viana e que é um mármore bastante bonito e de desenho, impressionante para projetos e único daquela zona.

Sabemos que, à partida, o trabalho neste setor é complexo e de grande responsabilidade, contudo, aponta-se uma grande evolução e modernização do mesmo. Considera que é, de facto, um setor em crescimento? Nesta altura de crise, os custos de energia têm sido um desafio?
Os custos de energia e outros custos associados à crise da guerra da Ucrânia, poderá levar algumas empresas do setor do mármore a uma crise financeira, resultante dos aumentos dos combustíveis e energia elétrica. São desafios que estão aqui e temos que lidar com eles, todos no setor e nos setores indiretos ao mármore esperam conseguir superar estes desafios.

Apesar de estar em constante inovação e cada vez mais mecanizado, é fundamental assegurar mão de obra. Face à experiência da Marmetal, como analisa a facilidade (ou não), em arranjar Recursos Humanos que acrescentem valor à marca e ao setor?
Os recursos humanos, para trabalhar no setor das pedreiras ficou altamente prejudicado com a reforma antecipada dos trabalhadores, aos 50 anos de idade. Esta decisão política levou a que os mesmos sejam altamente escassos pondo em causa a exploração de pedreiras no setor dos mármores, levando já ao fecho de algumas explorações por falta de mão de obra. A decisão política não teve em conta a realidade do setor e foi um erro crasso. Para se ter uma ideia, neste momento as empresas do setor estão a contratar trabalhadores da India, da Europa de Leste e da América Latina, é um momento difícil para os administradores e a gestão de recursos humanos para as pedreiras e fábricas. Existe falta de trabalhadores, é um facto, mas por ser um trabalho duro não é fácil captar trabalhadores.
Aos trabalhadores do Grupo Marmetal, os acionistas e administradores agradecem a dedicação, faça chuva ou faça sol, de todos os que todos dias trabalham para criar valor. Obrigado.

Certo é, os Recursos Humanos têm um papel primordial uma vez que, se todo o processo de extração exige equipamentos adequados, exige também uma equipa muito bem preparada para o fazer. Neste sentido, quão importante é a formação constante dos profissionais neste setor de atividade e de que forma a Marmetal promove esta dinâmica?
A formação profissional na Marmetal, está a ser coordenada e efetuada por empresas especializadas. A formação é essencial para o bom desempenho profissional dos trabalhadores e capacidade produtiva da empresa e por isso a empresa aposta nessa formação, já que esta é essencial para o desempenho do trabalho dos profissionais que trabalham nas pedreiras e fábricas do grupo.

Por fim, como perspetiva o vindouro da Marmetal? Que desafios e oportunidades acredita que o futuro trará ao setor?
A empresa Marmetal, pertence ao Grupo Marble Project Participações SGPS, que é constituído pela Marmetal, empresa de extração, Margrimar SA, empresa de Transformação e ALA ALMEIDA empresa de transformação, tendo desta forma o ciclo completo no setor dos mármores: Extração e Transformação, uma operação vertical e dedicada ao cliente empresarial, de projetos e distribuidores. Neste momento sentimos que a recuperação na área da construção está a avançar e como estamos no mercado internacional, para nós, procurar a otimização de recursos permitirá avançar e colocar o grupo Marmetal como referência nacional e internacional para o setor dos mármores.