Início Atualidade “A Michelin, definiu objetivos ambiciosos para reduzir a sua pegada ambiental e ter um impacto positivo no planeta”

“A Michelin, definiu objetivos ambiciosos para reduzir a sua pegada ambiental e ter um impacto positivo no planeta”

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“A Michelin, definiu objetivos ambiciosos para reduzir a sua pegada ambiental e ter um impacto positivo no planeta”

A Michelin sempre partilhou e defendeu um sólido conjunto de valores profundamente arraigados. Qual diria que foi, ao longo do tempo, a “coluna vertebral” imutável e a razão do sucesso da marca, no mercado?
Há mais de 130 anos que o grupo Michelin se caracteriza por ser pioneiro, sustentável e resiliente mas, talvez a característica mais destacada, seja a capacidade de inovação ao serviço dos clientes.
Os cinco valores da empresa mantiveram-se inalteráveis desde o seu início: respeito às pessoas, respeito ao ambiente, respeito aos clientes, respeito aos fatos e respeito ao acionista.

A Michelin encontra-se entre as maiores marcas do mundo, com um capital de confiança e afinidade extraordinário. Como se refletem nas suas ações e atividade os valores que a caracterizam – audácia, dedicação e generosidade?
Hoje em dia o grupo Michelin é o primeiro fabricante de pneus do mundo com 15% do mercado. A cultura da empresa e os valores partilhados começam pela estrutura de governação e transmitem-se a todas as ações e atividades. Temos um Comité Ético que verifica especialmente a difusão destes valores e princípios éticos.
A nossa visão do futuro baseia-se principalmente nas realidades do presente e do amanhã.
Os critérios para o crescimento e o desenvolvimento económico mudaram drasticamente. Para garantir a sustentabilidade, as empresas devem ser capazes de tomar decisões que considerem os problemas sociais, económicos e ambientais.

A qualidade sem concessões é o compromisso e a prioridade da Michelin e, sendo assim, a marca assume o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus empregados. Na sua opinião, a que ponto esta aposta nos Recursos Humanos promoveu um padrão de reconhecimento e distinção no setor em que opera?
A Michelin é reconhecida como uma das melhores empresas mundiais relativamente a segurança no trabalho e em compromisso do seu pessoal, e estamos a trabalhar para ser uma referência em todas as diversidades e a sua inclusão.
Não costumamos falar de “Recursos humanos”, pois consideramos que o ser humano não é apenas mais um recurso no processo produtivo. Preferimos falar de “Gestão de Pessoal” para ajudar as pessoas, dado que o nosso pessoal é o nosso maior valor.
Investimos anualmente XX% da massa salarial na formação do nosso pessoal.

Mais importante do que tudo isto é a inovação, pois a Michelin situa-a no centro da sua estratégia. Poder-se-ia dizer que a qualidade da marca e a inovação que perpetua caminham lado a lado para consolidar a sua liderança? Como une ambas as partes?
Oferecer a todos a melhor maneira de avançar é a nossa razão de ser. Inovamos com paixão para torná-lo em realidade. O nosso sonho partilhado é sermos reconhecidos como um líder em inovação que ajude a humanidade a conquistar novas fronteiras. A Michelin, ao longo da sua vasta história, atingiu um profundo conhecimento sobre as propriedades físico-químicas dos materiais de alta tecnologia, a sua simulação, os seus processos de produção, os seus processos de engenharia e as suas aplicações, cujo valor ultrapassa os pneus e abrange novas áreas de crescimento e novos mercados.

As equipas da Michelin trabalham constantemente para desenvolver os produtos, promoções e serviços do futuro, para uma mobilidade mais segura, acessível, limpa e conectada. Visando este fim, como procura a marca diversificar as suas fontes de inovação a todos os níveis?
O nosso modelo de negócio baseia-se em criar crescimento sustentável em três grandes áreas:
No pneu: o nosso produto histórico, em que somos líderes mundiais.
Em redor do pneu: oferecendo serviços e soluções para ajudar os nossos clientes profissionais a melhorarem as suas performances.
Para além do pneu: valorizando o nosso know-how nos materiais de alta tecnologia como os componentes flexíveis sustentáveis, as aplicações médicas, a impressão 3D metal ou a mobilidade baseada no Hidrogénio (H2).

Além disso, o papel da Michelin no desenvolvimento garante que a sua investigação esteja «aberta» ao mundo exterior e às novas tecnologias, principalmente através de parcerias com laboratórios de investigação universitários. Que importância tem esta contínua pesquisa de conhecimento para a sua estratégia de inovação e as necessidades do mercado?
A Michelin tem acordos de investigação e desenvolvimento com mais de 300 instituições.
O nosso objetivo é acelerar a inovação para:
▶ Ampliar o campo de aplicação dos nossos conhecimentos e experiência e promover novas inovações para além do pneu.
▶ Aproveitar o nosso poder de inovação para acelerar o tempo de comercialização expandindo as nossas redes, libertando a energia dos empreendedores, mobilizando novas organizações, métodos e meios digitais.
▶ Colocar os materiais e serviços relacionados no centro do nosso progresso futuro mantendo a liderança nos pneus.

Internamente, o Grupo implementou uma série de recursos e processos para fortalecer as suas dinâmicas inovadoras e incentivar os empregados a exprimirem as suas ideias. Que impacto têm estas ações em Recursos Humanos e, por consequência, nos clientes?
A abordagem pioneira da Michelin para a inovação participativa (1927), chamada agora “Enfoque InnovaGo”, oferece a possibilidade a cada empregado da Empresa, em qualquer momento e espontaneamente, de participar no progresso da Empresa, propondo uma Ideia de Progresso ou uma Ideia de Inovação.
A Ideia de Progresso permite propor uma solução para melhorar a maneira de fazer as coisas, ou para resolver um problema; a Ideia de Inovação propõe um novo serviço ou produto para o cliente externo. Incentivam-se os chefes para que promovam o surgimento dessas ideias pelos membros das suas equipas, bem como as suas realizações.
Os resultados provam a dinâmica de Ideias para o Progresso dentro do Grupo: mais de 23200 pessoas deram pelo menos uma ideia em 2021, o que representa uma participação de 32% nos centros em que a dinâmica está implementada.
Em 2021 o Grupo registou um total de 57950 ideias, das quais mais de 18800 se realizaram durante o ano, o que permite o progresso em áreas importantes para o Grupo tais como: a segurança, a qualidade, as condições de trabalho, a economia, a diversidade ou o ambiente.

De igual modo, e como é bem sabido, a Michelin foi sempre pioneira em comunicação. Como diretora deste departamento, como nos pode descrever os fatores que levaram a comunicação da marca à notoriedade?
Desde o seu início, os Irmãos Michelin foram uns génios que se adiantaram à sua época, por exemplo, com a criação do Ícone mundialmente reconhecido como é o nosso Bibendum.
Ou a criação do Guia Michelin, no início das viagens por estrada, para acompanhar, com informação prática ao condutor, para o animar a viajar e a usar o veículo.
Ou a utilização do Posto de Turismo (Paris e Madrid) para aconselhar pessoalmente sobre os itinerários que iam ser realizados pelos clientes, preparavam-lhes uns itinerários personalizados e enviavam-nos para casa…
Tudo isto acontecia no princípio do séc. XX.
Penso que isso marca totalmente um espírito, uma forma de ser da nossa marca que, obviamente, tem a sua tradução na comunicação da mesma.

A responsabilidade social da Michelin incorpora-se à sua estratégia de Desenvolvimento Sustentável e Mobilidade. Podemos dizer que o objetivo é fazer da marca uma das empresas mais inovadoras, responsáveis e de alto rendimento do mundo em todas as suas responsabilidades: económicas, ambientais e sociais? Como equilibra as três?
Como bem diz, a estratégia “Tudo sustentável” do grupo Michelin baseia-se na procura do melhor equilíbrio entre o desenvolvimento das pessoas, a conservação do planeta e os resultados económicos e financeiros. “People, Profit, Planet”.
Concretamente: Um projeto que ajudará a promover o crescimento económico da região, torná-lo mais atraente e ampliar a sua abrangência (Resultados). Um compromisso para apoiar o crescimento constante do desenvolvimento pessoal, a criação de emprego e as relações sociais (Pessoas). Uma mudança para novas áreas prometedoras, com impacto limitado no ambiente e nas pessoas (Planeta).
Resumindo, criar valor social e ambiental mensurável e, simultaneamente, reduzir o impacto negativo sobre as pessoas e o ambiente, sem comprometer a sua viabilidade económica.

A Michelin está segura de que, além das questões financeiras, o futuro de uma empresa também dependerá da sua capacidade para colocar as questões ambientais e sociais no centro das suas decisões. Neste sentido, quais são os objetivos claros e ambiciosos que assume o balanço «Tudo Sustentável» da marca?
O Grupo definiu objetivos ambiciosos para reduzir a sua pegada ambiental e ter um impacto positivo no planeta:
▶ Neutralidade de Carbono: reduzir para a metade em 2030 as emissões de CO2 ligadas às suas atividades de produção e consumo de energia, e conseguir a neutralidade de carbono em 2050.
▶ Economia circular: chegar a 40% de materiais sustentáveis nos pneus em 2030 e 100% em 2050.
▶ Água: reduzir o consumo de água em 33% para 2030 e não ter impacto na disponibilidade de água para as comunidades locais em 2050.
▶ Biodiversidade: proteger a biodiversidade em toda a cadeia de valor e atingir os objetivos da sua folha de rota Biodiversidade 2020-2030.

De certo modo, para o mercado, para as pessoas e para o planeta, o que significa Michelin hoje?
Michelin, hoje, é Sustentabilidade. A prosperidade do amanhã será sustentável ou não existirá, e isso deve ser construído hoje, com uma transição para uma economia mais verde, mais inclusiva e que crie um crescimento forte sustentável e rentável.

Crescimento e Inovação

O crescimento e a inovação são uma parte integral do ADN e da estratégia do Grupo, o que significa que a Michelin continuará a investir em produtos e serviços em que as suas tecnologias sejam valorizadas por marcarem a diferença. Sendo assim, que notícias podemos esperar para o futuro a curto ou médio prazo?
Vamos continuar a trabalhar em muitas áreas mas, talvez as mais apelativas sejam a generalização da roda sem ar: Uptis ou a nossa solução para ajudar a descarbonização do transporte marítimo com a nossa vela insuflável e telescópica para aproveitar a energia limpa e gratuita do vento nos barcos mercantes. Projeto WISAMO.