Início Atualidade Município de Silves: Da Serra ao Mar

Município de Silves: Da Serra ao Mar

0
Município de Silves: Da Serra ao Mar

O Sudoeste Retail Park inaugurou no passado dia 10 de junho ao público, representando um investimento de 25 milhões de euros, permitindo, assim, a criação de cerca de 620 postos de trabalho, o que para o Município de Silves significa uma alavanca ao seu desenvolvimento. Segundo Rosa Palma, “o facto deste empreendimento albergar cerca de 20 marcas, vai gerar emprego, que desejamos, seja justamente remunerado. Tudo isto vai mexer com o território em termos económicos e sociais. O que nós pretendemos de certa forma é que toda esta dinâmica e investimento sejam sustentáveis e tenham continuidade”. A verdade é que para além de este ser um espaço que conta com muitas e boas novidades, tem ainda uma localização privilegiada, uma vez que se encontra junto à saída 7 da A22. Portanto, não só os munícipes acabam privilegiados, como também quem por ali passa. Desde passeios, a férias… o Sudoeste Retail Park tornou-se paragem obrigatória. “Este local está muito centralizado, de certeza que irá ser muito visitado. Relativamente à população local, o novo empreendimento vai afetar diretamente as suas dinâmicas de consumo, hábitos de lazer e acesso a novas oportunidades de trabalho”, confidencia a Presidente da Autarquia.

O envolvimento da Autarquia no projeto Sudoeste Retail Park

Certo é que existe um objetivo estratégico para o Município de Silves em promover o desenvolvimento sustentável do concelho, o aumento da riqueza produzida e a criação de emprego. Portanto, “o Município de Silves valoriza a construção do Retail Park que representa um importante investimento no Concelho de Silves na ordem dos 25 milhões de euros, que criou 120 postos de trabalho em fase de obra, prevendo-se agora, em funcionamento, a criação de mais de 500 postos de trabalho. A Freguesia de Alcantarilha, o Concelho de Silves e a Região do Algarve têm tudo a ganhar com a construção desta infraestrutura ampla e moderna. Considero que se trata de um empreendimento inegável que fortalecerá a economia local. Foi gratificante para o Município de Silves colaborar ativamente com o investidor da realização deste importante empreendimento”, assegura a nossa interlocutora. Durante todo o processo da implementação do projeto, a colaboração da Autarquia foi um fator decisivo e fundamental para o sucesso do mesmo. Isto porque “a Autarquia tenta agilizar a vontade de concretizar”. Mas a verdade é que, apesar de todos os entraves que se foram colocando ao longo de todo o processo, a Presidente da Câmara não deixa de congratular o sucesso do mesmo, porque “na realidade em que vivemos, estarmos hoje aqui, é um grande feito”, garante. Este é um complexo comercial que tem no consumidor e na sua experiência de consumo um dos seus principais focos, o que se reflete no seu design e layout, combinado com a variedade de lojas, o que torna o Sudoeste Retail Park uma verdadeira referência na região. Para além de por si só, ser um projeto de tamanha envergadura, torna-se ainda mais fundamental por ser em Alcantarilha/Silves. Isto porque, a verdade é que o Município carecia de uma dinâmica que mexesse com a população, portanto, podemos mesmo afirmar que este será mais um ponto de viragem para Silves. A Presidente não esconde as suas expectativas no que diz respeito ao sucesso do projeto, “um investimento desta envergadura terá sempre impacto na economia local, esperando-se que se estabeleça uma conexão e relação comercial com os produtos e produtores locais, nomeadamente a laranja, os citrinos, os vinhos e os hortofrutícolas, onde o concelho de Silves é líder, no sentido da consolidação e densificação do aparelho produtivo concelhio.”

Município de Silves: o Futuro

Além do Sudoeste Retail Park, esta é uma Autarquia que em momento algum prescinde de dinamizar a região. Por isso mesmo, a Presidente adiantou à Revista Pontos de Vista que “estamos a lançar-nos numa iniciativa conjuntamente com mais dois Municípios que é o Geoparque Algarvensis, tendo em vista o reconhecimento e valorização do território, cultura e património, que são nossos, levando as pessoas a ter esse sentimento de pertença. Neste projeto queremos ter o selo da UNESCO. Também está em curso o processo de classificação do Parque Natural Marinho do Algarve que abarca a baía de Armação de Pêra, visando a preservação da biodiversidade e a sustentabilidade da pesca artesanal.” Espera-se, portanto, um futuro dinâmico e harmonioso nesta região, o que para a nossa entrevistada, é o mais importante.