Início Atualidade “A nossa Profissão é extremamente Apaixonante”

“A nossa Profissão é extremamente Apaixonante”

0
“A nossa Profissão é extremamente Apaixonante”

Com 26 anos de experiência no mercado imobiliário em Portugal, a Imomirita conta com Agentes Imobiliários devidamente habilitados para, de forma dedicada, tratar da venda, compra ou arrendamento dos imóveis. Contudo, o segredo aqui é o lema pelo qual a marca se rege até hoje: “Trabalhamos com imóveis, mas para pessoas”. Quer isto dizer que, mais do que o negócio, este ramo é, para a Imomirita, puramente relacional, onde as pessoas querem ser ouvidas, compreendidas e ajudadas. Esta proximidade tem sido, de facto, um fator determinante nesta história de sucesso, mas não é só. Também a lealdade com que atua, faz emergir a confiança; o conhecimento vasto que a equipa possui, transmite segurança; a criatividade e a inovação, fomentam e dinamizam as práticas; o profissionalismo e a disponibilidade, premeiam a prestação dos serviços; e, por fim – e mais importante -, a paixão e a dedicação, que se materializam em eficácia. Tendo, por isso, um «portefólio de valores» devidamente alinhado com o serviços que existem neste seio, a missão é, diariamente, fazer crescer o número de clientes satisfeitos e famílias felizes. E assim, ano após anos, o tem cumprido.

Constante adaptação ao mercado

Certo é, todas estas ambições só têm sido possíveis de concretizar uma vez que, desde a sua fundação, a Imomirita procura ser uma agência imobiliária inovadora e orientada para os clientes. A marca, ao longo dos anos, «vive» focada em entregar um serviço profissional, com vista a responder às necessidades dos clientes. Partindo do pressuposto que o setor imobiliário é competitivo e sabendo que está em constante atualização e evolução, é necessário que as empresas reconheçam as tendências e se ajustem, para que possam garantir o seu posicionamento na linha da frente das premências do mercado. Assim, de que forma a Imomirita se tem adaptado a este mundo em constante mudança? Joaquim Magalhães Duarte, CEO da marca, afirma que “de facto temos conseguido ajustarmo-nos bastante bem e com rapidez. Por exemplo, nós já tivemos quatro lojas e já fomos uma equipa com dezenas de pessoas. Em tempos, fizemos um ajuste e optamos por ter connosco uma equipa menor, em que a proximidade entre a Direção e os Agentes é muito grande. Posso dizer que, por esse motivo, a qualidade do serviço que prestamos melhorou substancialmente”, acrescentando ainda que “além disso, o facto de adotarmos uma formação de excelência, que surge do sítio do mundo onde a mediação imobiliária está mais desenvolvida, que é os Estados Unidos da América, enriqueceu-nos profissionalmente e, por isso, hoje estamos muito maduros no atendimento, quer a clientes vendedores, quer a clientes compradores”. Esta perceção remonta-nos a uma analogia: a Imomirita é como um Alfaiate, em que, ao preencher todos os requisitos, a sua roupa serve para a vida. Para a marca, a «roupa» dá lugar às «casas» que, também elas, serão, muitas das vezes, para a vida. Para isso, a marca faz um trabalho de representação do cliente e de assessoria em todos os âmbitos que englobam uma transação imobiliária.
“Quando falamos de imóveis, falamos de arquitetura, de construção, de toda a parte legal, comercial, entre outras. Para mim, a nossa profissão é extremamente apaixonante porque não se foca numa área só. Tem uma diversidade de assuntos, de conhecimentos, que nos enriquece todos os dias”, assume Joaquim Magalhães Duarte. Falamos de paixão, novamente. Porque, de facto, é o amor que move a Imomirita. Muitas vezes, neste meio, é dos sonhos das pessoas que se trata, não de um simples negócio. E só o afeto, a emoção e o coração no lugar certo, conseguem lidar com este processo que, embora complexo, é extremamente gratificante.

A importância da formação no setor imobiliário

Numa altura em que a informação circula a uma velocidade estonteante, é fundamental estar a par de todas as mudanças legislativas, tecnológicas e novas técnicas para explorar o mercado imobiliário. Desta forma, os profissionais mais reconhecidos e bem-sucedidos são aqueles que detêm mais conhecimento derivado da experiência profissional e de muito estudo. É certo que a prática é uma escola que traz know-how, ou conhecimento empírico na profissão, porém acaba por ser limitada à experiência individual. Já a formação, por outro lado, possibilita a aquisição do conhecimento através da experiência coletiva dos mais variados profissionais. A formação é, por isso, vital para os que ambicionam ser melhores profissionais, mas também para os que querem permanecer nesta área nos próximos anos e estar na linha da frente quanto às suas novidades.
Neste sentido, a Imomirita aposta na formação constante da sua equipa. Faz parte de associações nacionais e internacionais de agentes imobiliários, obtendo vantagens importantes para os seus clientes ao nível das melhores práticas existentes no mercado imobiliário em Portugal e no estrangeiro. “Optamos por adotar como escola de formação aquela que é dada pela NAR – National Association of REALTORS®, que é a maior Associação de Agentes Imobiliários do mundo e, por conseguinte, temos a designação CIPS, que comprova que estamos habilitados a realizar transações internacionais de forma integrada e com riscos reduzidos. Ainda através da NAR, em Portugal, desenvolvem-se diversas formações sendo que, a próxima será realizada a 30 de junho e tem como tema «Luxury Real Estate Specialist» e nós já estamos, naturalmente, inscritos”, assegura o CEO da Imomirita. Além disso, Joaquim Magalhães Duarte também já apostou em formações como a «Green», que aborda o tema da sustentabilidade no imobiliário, algo que lhe despertou interesse neste estudo e que servirá, no futuro a curto/médio prazo para prática de intervenção da marca, uma vez que, será uma tendência no setor.

A proximidade que marca o futuro da Imomirita

São 26 anos de vitórias e adversidades, de alentos e desalentos, de risos e de união. A proximidade, garante Joaquim Magalhães Duarte, é “o fator distintivo que continuará a ser parte integrante de todos os intervenientes da marca”. Esta mesma proximidade irá continuar a impulsionar ainda o sucesso da sua atuação no mercado e a mantê-la a par face às novidades que surgirão no setor.