A CRN – CONTABILIDADE visa, por princípio, valorizar os profissionais que a constituem. Tendo sido, recentemente, promovido a Chefe de Pólo de Contabilistas, como analisa os resultados que emergem deste reconhecimento, a nível interno e externo?
Miguel Oliveira (MO) – Com esta promoção a chefe de Polo de Contabilistas, vejo o reconhecimento do meu trabalho prestado à CRN-Contabilidade, o que se torna uma motivação para mim. Podemos ver o crescimento dentro da organização, que cada vez mais cria novos postos de trabalho e de chefia interna, para uma melhor qualidade de serviços prestados aos clientes. A nível externo poderei ver uma valorização no mercado e um reconhecimento maior do meu esforço, trabalho e dedicação. Isto tudo também é possível e alcançado com a evolução e crescimento que a CRN-Contabilidade tem vindo a mostrar.
Através de uma equipa altamente qualificada e experiente, a CRN – CONTABILIDADE assegura o apoio que os seus clientes necessitam. Enquanto Chefe de Pólo de Contabilistas, que passos serão dados para dar continuidade ao suporte que temos vindo a assistir, tanto da equipa como dos clientes?
Jael Mendes (JM) – A CRN procura estar sempre disponível para o apoio dos seus clientes, desta forma pretendemos apostar cada vez mais na rapidez e eficiência do atendimento telefónico e promovemos a possibilidade de os clientes se conectarem à contabilidade das suas empresas 24 horas por dia através de um smartphone ou computador.
Quando refletimos sobre as mudanças tecnológicas e a vertiginosa velocidade a que acontecem, importa refletir também no que é necessário fazer para acompanhar estas tendências. No setor da Contabilidade, qual é, no seu entender, o impacto da digitalização?
MO – No setor da contabilidade, a digitalização cada vez é mais importante. Vemos uma evolução nesta área cada vez maior e na maioria das situações para melhor. A importância abrange a implementação de novas tecnologias de modo pioneiro. A CRN tem recebido, nos últimos anos, os documentos digitalmente, pois não iremos “correr atrás do prejuízo” que nos poderia sair caro no futuro. Apostamos na rapidez de execução. Com isto, conseguimos reduzir tempos, ou seja, tornamo-nos mais eficientes, mantendo a eficácia que nos distingue. Para além disso, proporcionamos uma redução de custos e promovemos o bem ambiental. Como é transversal a este setor e outros que possuem um departamento administrativo, um dos maiores custos é o economato, nomeadamente o papel na impressão dos documentos a serem lançados na contabilidade e os dossiers para arquivo. Com o crescimento da empresa e a digitalização incorporada na totalidade, conseguiremos reduzir, muito em breve, a quantidade de economato utilizado, ajudando assim o ambiente e promovendo uma redução dos custos das empresas.
O processo de inovação está relacionado com a característica humana de procurar incessantemente sempre mais e melhor. Este fator, aliado à vontade de inovar da CRN – CONTABILIDADE, tem permitido um serviço mais eficiente? De que forma?
JM – A CRN tem procurado sempre inovar os seus serviços sendo uma das apostas a digitalização, o que tem tornado o nosso trabalho mais eficiente. No que diz respeito à digitalização num modo geral temos, por exemplo, aconselhado os clientes em vez de enviarem as faturas físicas pelo correio que digitalizem e disponibilizem numa pasta partilhada. Desta forma reduzimos drasticamente o tempo de envio da documentação ao nosso escritório e isto traduz-se numa maior rapidez na contabilização da empresa. A CRN também irá investir no arquivo digital o que consequentemente irá provocar uma diminuição do consumo dos materiais de escritório, nomeadamente papel e tinteiros, e o tempo de pesquisa. Ao aderirmos ao arquivo digital, poderemos consultar a documentação das empresas a partir de qualquer lugar e iremos diminuir o espaço físico que esta documentação costuma ocupar.