Início Atualidade STONE e Batalha, uma ligação de sucesso

STONE e Batalha, uma ligação de sucesso

0
STONE e Batalha, uma ligação de sucesso

O Concelho da Batalha apresenta um tecido empresarial de referência com empresas líderes nos mais diversos setores, quer em Portugal como no estrangeiro. Enquanto Presidente da Câmara Municipal, de que forma tem vindo a promover esta dinâmica mostrando-se um parceiro ativo das empresas com o intuito de elevar esta região a outro patamar?
Efetivamente, neste concelho contamos com um tecido empresarial de grande dinamismo, com empresários de grande qualidade e que têm sabido inovar, mesmo em momentos de grande dificuldade. A capacidade de exportação tem vindo a aumentar, em setores de atividade como a cerâmica utilitária, os moldes e a metalomecânica, para citar apenas alguns exemplos. A Câmara Municipal será sempre um parceiro dos empresários, desde que os projetos apresentados não violem os normativos legais e não seja lesivo do interesse dos Batalhenses. Registamos com grande satisfação a procura que tem havido por empresários de outras regiões que, olhando para as potencialidades deste território, aqui querem investir. Para tal, vamos ampliar a Zona Industrial da Jardoeira, cuja capacidade de instalação de empresas se encontra há muito esgotada e construir uma nova ZI em S. Mamede. Este tem sido um processo a que temos atribuído grande atenção e que continuará a merecer todo o nosso empenho.

A STONE, feira de referência no setor da pedra natural escolhida como palco para os fornecedores do setor apresentarem ao mercado as suas soluções e propostas, irá acontecer este ano no Exposalão, na Batalha. Quão importante é realizar este certame neste Concelho? Em que medida atrai pessoas ao mesmo?
Os certames setoriais são sempre uma oportunidade para os players do mercado, aprofundarem o conhecimento de técnicas inovadores e trocarem ideias. A escolha da Exposalão resulta certamente das suas excelentes condições para a realização de eventos a que se adiciona a existências de muitas empresas do setor na nossa Região.

Quais diria que são as maiores vantagens em participar e visitar este evento?
Para os visitantes, a STONE reveste-se como uma feira onde se dão as conhecer as últimas tendências de um setor que, há muito, soube inovar e criar valor acrescentado.

Esta é já a 5ª edição da STONE – Feira da Pedra Natural. Assim, qual é o contributo e o papel da Câmara Municipal da Batalha neste evento? Quais as expectativas acerca do mesmo, depois de dois anos de paragem?
As expetativas do Município são, naturalmente, de que após dois anos de interregno devido à pandemia, possamos voltar a contar com feiras de excelência na EXPOSALÃO, com grande capacidade de atração junto do público, tal como sucede com a STONE.

Em que medida a aposta na STONE continua a ser uma mais-valia para as empresas do setor, nomeadamente as do Concelho da Batalha?
Não serei certamente a melhor pessoa para responder a essa questão. Contudo, estou em crer que para as empresas do Concelho da Batalha, esta é uma oportunidade para reforçar o conhecimento.

Certo é, que Portugal é um dos principais players mundiais no negócio da pedra. Com que olhos o Raul Castro vê o futuro deste setor no Concelho que preside?
Vejo claramente como um enorme desafio e necessidade óbvia, mesmo imperativa diria, quanto à capacidade de compatibilização que deverá existir entre a preservação dos recursos naturais e um setor empresarial de relevo que gera inúmeros postos de trabalho. Este é um fator que tem sido difícil de gerir, porque alguns exemplos de incumprimento estão bem evidentes na paisagem do concelho. Mas acrescento também que do ponto de vista dos empresários, essa mesma consciência da necessidade da preservação dos recursos tem vindo a aumentar nos últimos anos.

Por fim, em que novidades, projetos e outros eventos, está a Câmara Municipal da Batalha a trabalhar atualmente?
Estamos a trabalhar para que possamos contar na Batalha com eventos de qualidade ao longo do ano. O realce vai para a  XXX FIABA – Feira de Artesanato e Gastronomia da Batalha, de 15 a 19 de Junho, um dos certames de referência da região centro. De 12 a 15 de agosto, voltaremos a contar com as tradicionais Festas da Batalha e com um programa de concertos e atividades bastante diversificado. Haverá certamente boas surpresas para anunciar, no momento certo.