SUDOESTE RETAIL PARK – Marcar pela diferença

A Revista Pontos de Vista esteve presente no Evento Institucional de Inauguração do Sudoeste Retail Park, no dia 9 de junho. Conduzida por Marta Leite Castro, a sessão contou com as palavras orgulhosas de todos os envolvidos no projeto, passando pelo descerramento da Placa Inaugural, e terminando – em bom – com um cocktail.

437

É caso para dizer, quem espera sempre alcança! No passado dia 10 de junho, foi inaugurado o Sudoeste Retail Park, localizado junto à rotunda de Alcantarilha na EN125 e ao lado de um dos acessos à Via do Infante, e que promete marcar a diferença, sendo hoje um dos maiores empreendimentos similares em Portugal e o maior da região algarvia. É um projeto que conta com um ABL (área bruta locável) de 14 500m2, onde estão presentes 19 grandes marcas, nacionais e internacionais, dos mais variados setores de atividade. Para além disso, conta com um investimento a rondar os 25 milhões de euros, estando prevista a criação de 620 postos de emprego. Desde o Continente, Rádio Popular, Hôma, Espaço Casa, Burger King e outras, são algumas das prestigiadas marcas que fazem parte deste que é o maior Retail do Algarve. Se o seu nível de pioneirismo é elevado, ao analisarmos somente os valores de investimento, é legítimo afirmar que o mesmo se torna num caso ímpar, quando olhamos para o mix comercial diversificado existente pela qual é composto este empreendimento, uma vez que conta com marcas de enorme relevância, prestígio e reputação do panorama nacional e internacional, o que demonstra e evidencia a atratividade e qualidade do projeto. Com uma taxa de comercialização de 100%, o Sudoeste Retail Park conta com 532 lugares de estacionamento e funciona diariamente entre as 9 horas e as 22 horas. De salientar que este complexo comercial tem no consumidor e na sua experiência de consumo um dos seus principais focos, o que se reflete no seu design e layout, bem como na diversidade de lojas, fazendo do Sudoeste Retail Park uma verdadeira referência tanto na região como a nível nacional. A construção, a cargo da Telhabel Construções SA, a gestão de projeto feita pela Work3 Engenharia & Consultoria Lda e a iniciativa, desenvolvimento e comercialização a cargo da RETAIL MIND, compõe o trio de empresas 100% Portuguesas que estiveram envolvidas neste projeto, que teve início em Janeiro de 2020.

Um projeto fundamentado em critérios ESG (Environment, Social, Governance)

Este empreendimento é um dos maiores de Portugal e o maior da região do Algarve na sua tipologia, e será, portanto, um ponto de referência e interesse para todo o país. Este projeto considerou critérios ESG (Environment, Social, Governance) que se refletem em compromissos pensados, tanto para a fase de construção, como de operação. São disso exemplo a utilização de iluminação em LED, a vegetalização com 4.500 plantas, a reutilização da totalidade das terras escavadas, o uso aço com 80% de matéria reciclada, bem como a criação de 120 postos de trabalho em fase de obra e cerca de 500 postos de trabalho com o empreendimento em operação.

As palavras orgulhosas das entidades envolvidas…

Márcio Monteiro,
Telhabel – Promoção e Construção do Projeto
“É verdade que tivemos alguns constrangimentos, mas é um orgulho hoje estarmos a inaugurar o Sudoeste Retail Park. Agradecer a todos aqueles que conseguiram que este projeto se tornasse realidade.”

Sandra Caldas,
CEO da Work 3 – Elaboração e Direção de Projeto
“É com grande orgulho que hoje concluímos este processo, estamos seguros de que será um importante marco para Alcantarilha, um absoluto sucesso. Acho que em Portugal faz falta mais gente como a Senhora Presidente, Rosa Palma, mais líderes assim.”

Vítor Rocha,
CEO da Retail Mind – Projeto e Comercialização
“A Retail Mind olhou para este projeto há sensivelmente quatro anos. Quando percebemos a localização do mesmo ficámos completamente enamorados, conseguimos desde cedo captar atenção de várias marcas. Acreditamos que este é um projeto, que dentro da sua localização é uma referência para o Algarve e, portanto, é com muito gosto que estamos aqui hoje.”

André Leal,
Responsável de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios na Retail Mind – Pré-Gestão e Gestão Operativa
“É com grande satisfação e com um enorme sentimento de satisfação pessoal e profissional que hoje estamos na inauguração deste projeto, que começou por ser um sonho para muitos, mas que hoje é o resultado do envolvimento e de uma enorme dedicação. Foram mais de 300 pessoas que diariamente trabalharam para edificar um projeto de excelência como este.”

José Apolinário,
Presidente da CCDR
“Quero sublinhar que aquilo que nos motivou a envolver neste projeto foi o facto de em plena pandemia, estar a existir um investimento significativo de 25 milhões de euros, de uma expectativa positiva, de que afinal valia a pena continuar e ter esperança, por isso é com o maior gosto que estou aqui hoje sublinhando que este investimento para além de criar emprego, promove muito a transição climática.”

Rosa Palma,
Presidente da Câmara Municipal de Silves
“Na qualidade de Presidente da Câmara Municipal de Silves é um honra e privilégio participar nas cerimónias da inauguração do Sudoeste Retail Park. Ainda sob o efeito da pandemia, mas sobretudo sob um pano de fundo trágico da guerra na Ucrânia e das sanções económicas, é sempre de louvar a coragem dos empresários que apostam no investimento e no relançamento da economia. É uma prova de confiança nas capacidades da economia nacional e nos agentes económicos que revela esperança para um futuro melhor.”