É cofinanciado pela União Europeia, através do Programa COSME – Clusters Excelence, que visa capacitar as equipas de gestão dos Clusters para uma gestão de excelência, facilitar o intercâmbio entre outros Clusters internacionais e estabelecer parcerias estratégicas entre Clusters e ecossistemas especializados em toda a Europa.
O projeto pretende oferecer às PMEs associadas da InovCluster e dos restantes Clusters parceiros do projeto, um Programa de Serviços integrados no âmbito da Digitalização e da Transição Verde, baseado na Colaboração, no Networking e com vista à aprendizagem de melhores práticas e de criação de oportunidades de negócio e de integração de inovação.O projeto AgriFoodX5.0, com duração de dois anos, terá como principal público-alvo os Coordenadores e as Equipas de gestão dos Clusters parceiros, as PMEs associadas dos clusters promotores do projeto dos setores agroalimentar e TIC, e ainda outros membros de outros Clusters europeus ligados a estes dois setores. Os beneficiários indiretos do projeto poderão ser outros Clusters europeus, Autoridades nacionais e regionais e Decisores políticos, que poderão beneficiar dos resultados e conclusões retiradas deste projeto.
O projeto, que iniciou em fevereiro do presente ano, teve a sua primeira reunião presencial em Santiago de Compostela, nos dias 7 e 8 de junho de 2022 e contou com a presença de todos os parceiros do projeto. Nesta reunião de trabalho foram analisadas as estratégias de atuação da parceria, discutiram-se formas de melhorar as competências das equipas de gestão dos Clusters e as estratégias para a implementação dos ClusterXchanges, que se pretende que contem com a participação das PMEs associadas dos Clusters parceiros do projeto. As atividades de ClusterXchange, a desenvolver ao longo deste projeto são exclusivas para os Associados da InovCluster e pretendem promover a criação de relações bilaterais com outras empresas e entidades internacionais com objetivos quer comerciais quer de promoção da inovação em cooperação. Para além dos Clusters parceiros do projeto, estiveram nesta reunião outras entidades da região da Galiza: a OTD Anfaco-Cecopesca, o Instituto Tecnológico de Galicia, o Datalife DIH, a GAIN Axencia galega de innovación, o Clúster TIC Galicia, a Feuga e o Cônsul Honorário da Lituânia na Galiza, que partilharam as suas experiências no setor na promoção da Digitalização nas PMEs, e na Transição Verde, em particular para o 𝗦𝗲𝘁𝗼𝗿 𝗔𝗴𝗿𝗼𝗮𝗹𝗶𝗺𝗲𝗻𝘁𝗮𝗿.
O projeto é liderado pelo Lithuanian Innovation Center, da Lituânia, e conta com mais quatro parceiros: a Clusaga – Association cluster Alimentario de Galicia, de Espanha, o Food Products Quality Cluster (FPQC) da Letónia, o SMART Food Cluster (LITMEA), da Lituânia e a InovCluster de Portugal.