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Uber celebra 8 anos em Portugal

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Uber celebra 8 anos em Portugal

Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) até janeiro de 2022 demonstram o impacto positivo que o modelo flexível do TVDE teve em Portugal com toda a atividade do transporte ocasional de passageiros em veículos ligeiros (que inclui serviço de táxi e TVDE) a crescer de forma significativa, gerando mais emprego, mais empresas, mais volume de negócios e mais receita fiscal.

Entre 2013, ano anterior ao lançamento da operação da Uber em Portugal, e 2019, o número de empresas no setor cresceu 71%. O emprego no setor cresceu 51% e foram criados mais de 7.000 empregos líquidos. O volume de negócios aumentou 84% em comparação com o período anterior à entrada da Uber em Portugal. Desde 2013 até 2019, a receita fiscal total do setor aumentou 43%. Mesmo em 2020, um ano em que todas as atividades ligadas à mobilidade foram fortemente afetadas pelas restrições resultantes da pandemia, os dados do INE indicam que o número de empresas do setor cresceu ainda assim 7,1% e o número de empregos cresceu 2,8%.

Crescimento Económico e flexibilidade 

De acordo com o relatório, o equilíbrio conseguido em Portugal a partir de 2018 com o regime jurídico do TVDE tem permitido à atividade dar uma resposta flexível e ajustada às múltiplas necessidades de motoristas, utilizadores, e comunidades em todo país. Este equilíbrio levou ao registo, até à data, de mais de 39.000 motoristas na atividade TVDE, exercendo-a através de mais de 9.500 empresas licenciadas como operadores de TVDE.

O documento revela também que a flexibilidade das oportunidades de trabalho está ajustada às preferências e às necessidades individuais dos motoristas ativos na plataforma da Uber em Portugal, com 68% destes a indicarem que a possibilidade de escolher onde e quando trabalham, assim como as aplicações que melhor respondem às suas necessidades, como sendo o que mais valorizam no TVDE.

De acordo com a Uber, 45% dos motoristas ativos nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, e nos distritos de Faro, Coimbra e Braga fizeram viagens em mais do que um distrito ou área metropolitana.

Esta flexibilidade é especialmente importante para lidar com as flutuações sazonais do turismo. Só em 2019, Portugal recebeu utilizadores Uber oriundos de 81 países. Para dar resposta a esta procura turística, no verão de 2019, 72% dos motoristas das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto e dos distritos de Coimbra e Braga que mudaram temporariamente para outras regiões durante a época alta turística fizeram-no mudando-se para o Algarve, em resposta ao aumento da procura.

Mobilidade mais sustentável

O relatório também relembra que o compromisso da Uber com a sustentabilidade é um trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em Portugal desde 2016, ano em que foi lançado o UberGREEN (viagens em veículos 100% elétricos) pela primeira vez a nível mundial. Em 2020, a Uber assumiu o compromisso público de eletrificar até 2025 pelo menos 50% dos quilómetros percorridos na Área Metropolitana de Lisboa e outras 6 capitais europeias. Entre 2020 e a primeira metade de 2021, a percentagem de quilómetros 100% elétricos percorridos na plataforma na Área Metropolitana de Lisboa aumentou 55% para mais de 9%. Esta percentagem é 23 vezes superior à penetração de veículos ligeiros 100% elétricos no parque automóvel português.

Caminhos rumo ao futuro 

De acordo com o relatório, em Lisboa e no Porto, 23% das viagens são viagens isoladas de sentido único, onde os utilizadores não usam a Uber para voltar ao seu ponto de partida nem para seguir para um segundo destino, indicando uma multi-modalidade de meios de transporte nestas deslocações. Por outro lado, apenas 24% das viagens realizadas através da aplicação da Uber em Lisboa e no Porto são feitas em alturas de pico (entre as 7 e 10 horas da manhã ou entre as 4 e as 7 horas da tarde), indicando a preferência por meios de transporte mais eficientes durante as horas de ponta e aliviando congestionamento nesses períodos.

Estes dados são mais um indicador que o TVDE representa uma oportunidade para criar uma verdadeira alternativa ao carro particular em colaboração com a oferta de transportes públicos.  Desde o início de 2020 que os transporte público em toda a Área Metropolitana de Lisboa estão integrados na aplicação da Uber. O aprofundamento dessa articulação multimodal será crítico para criar serviços que respondam de forma flexível, acessível e fiável às necessidades das comunidades locais.

Investimento de 90 milhões de euros em Portugal

O investimento em Portugal continua a fazer parte do compromisso da Uber. Em setembro de 2021, a empresa inaugurou em Lisboa um hub de conhecimento sobre utilizadores, motoristas e parceiros de entrega e de desenvolvimento de produto e tecnologia da Uber na região do Sul da Europa que oferece suporte a vários países, incluindo França, Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Israel, Turquia, Alemanha e Croácia, entre outros. O Centro de Excelência da Uber e a sede de operações representam um investimento de mais de 90 milhões de euros e mais de 500 empregos diretos. O hub em Lisboa reúne atualmente profissionais provenientes de 28 países, com mais de 10 áreas de especialização como Qualidade, Formação & Desenvolvimento, Analytics, Gestão de Projecto e Operações, entre outras.

“A viagem da Uber começou há 8 anos, em Portugal. Desde então que continuamos a trabalhar diariamente para assegurar a constante inovação e investimento no país. Vamos continuar focados em garantir as melhores opções de mobilidade aos nossos utilizadores bem como oportunidades económicas e flexíveis aos motoristas e parceiros de entrega que todos os dias escolhem a Uber.”, refere Francisco Vilaça, Diretor Geral da Uber em Portugal.