Vítimas de abusos sexuais vão ser homenageadas por Siza Vieira

O conceituado arquiteto Siza Vieira foi o escolhido pela omissão independente que investiga os casos de abuso sexual em Portugal, para criar um memorial a estas vítimas.

Data:

Há cerca de seis meses que a Comissão Independente foi criada, com o intuito de investigar o fenómeno de abusos seuxais na Igreja Católica em Portugal, e desde então já reuniu mais de 350 testemunhos. Agora, a organização pretende erguer um monumento de homenagem às vítimas.

O escolhido para criar e desenhar o projeto foi o famoso arquiteto português Álvaro Siza Vieira. A inspiração teve origem, segundo o coordenador da comissão, Pedro Strecht, num monumento semelhante erguido em Chicago pela Igreja, com o propósito de homenagear as muitas vítimas destes crimes. Dos 352 relatos recebidos até ao momento pela comissão, estima-se que o número real de vítimas seja muito superior ao que se conhece. Isto porque se calcula que apenas 20 a 25 por cento dos casos reais cheguem a ser conhecidos.

“A Comissão Independente não esquece a mensagem contida numa imensa maioria dos testemunhos até agora recebidos, nomeadamente a necessidade de materialização de pedido de perdão da Igreja Católica e respetivo compromisso sobre um futuro mais atento à prevenção e intervenção precoce nestes casos“, afirmou o coordenador em comunicado.

O relatório final deverá ser apresentado até ao final do ano.

 

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 129

Popular

Mais Artigos deste tipo

DGArtes: concursos de apoio sustentado 2025-2026 abrem até final de abril

No novo ciclo de apoio, os concursos têm uma...

Um quinto dos alimentos produzidos no mundo em 2022 foi desperdiçado, alerta ONU

De acordo com o Relatório do Índice de Desperdício...

Dois terços dos líderes de talento revelam ter aumentado o investimento em IA no último ano

A Randstad lançou o mais recente Talent Trends Report...

Principais museus do mundo conseguiram atingir número de visitantes pré-pandemia

Uma sondagem realizada pelo jornal online especializado theartnewspaper.com, citados...