Pepsico junta-se à Iberdrola para promover a eletricidade verde

A empresa assina um acordo PPA que ajuda a aumentar as instalações renováveis em Espanha e Portugal.

Data:

A PepsiCo e a Iberdrola estão a unir forças no seu compromisso com a sustentabilidade, promovendo a utilização de eletricidade verde nas instalações da PepsiCo em Espanha e Portugal.

Embora já utilizasse energia de fontes sustentáveis em todas as instalações em Espanha e Portugal, a PepsiCo dá agora mais um importante passo com a assinatura de um Contrato de Aquisição de Energia (PPA) que entrará em vigor a 1 de Janeiro de 2023. Com esta parceria, a PepsiCo irá melhorar a qualidade e a rastreabilidade desta energia e garantir um fornecimento sustentável e competitivo a longo prazo. Este acordo contribui ainda para o aumento e consolidação das instalações de energias renováveis em Espanha e Portugal.

A Iberdrola irá fornecer eletricidade verde a um total de 11 instalações da PepsiCo. Estão incluídas as três fábricas de produção da PepsiCo em Espanha (de bebidas em Álava, de snacks em Burgos e de gaspacho Alvalle em Múrcia) e a fábrica de snacks no Carregado, em Portugal. Também incluídos no acordo estão os dois grandes centros logísticos em Burgos e Valência, bem como escritórios de vendas em Vitoria, Pamplona, Palma de Maiorca e escritórios em Vitoria e Barcelona.

A energia renovável fornecida será proveniente da central fotovoltaica Francisco Pizarro que a Iberdrola está a desenvolver em Cáceres. A central tem uma capacidade instalada de 590 megawatts (MW), o que a torna a maior central fotovoltaica da Europa com capacidade para gerar o equivalente à energia necessária para abastecer 334.000 casas por ano.

“Temos orgulho em fazer parte do desenvolvimento de projetos como este que estão a transformar o presente e futuro energético do nosso país e que estão totalmente alinhados com o nosso objetivo de alcançar as zero emissões líquidas até 2040”, disse Marta Puyuelo, Diretora de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da PepsiCo. “Esta é uma das muitas iniciativas que estamos a desenvolver como parte da PepsiCo Positive, a estratégia de transformação da nossa empresa que coloca a sustentabilidade no centro de toda a nossa atividade.” acrescenta.

Sergio Hernández de Deza, Diretor de Grandes Clientes e Soluções Industriais da Iberdrola, afirmou: “Estes acordos de longo prazo abrem muitas oportunidades para o desenvolvimento de projetos renováveis e permitem acelerar a transição energética a fim de reduzir a dependência dos combustíveis fósseis. Os PPA tornaram-se uma ferramenta ideal para gerir o fornecimento de eletricidade a grandes clientes consumidores que partilham o nosso compromisso com um modelo económico novo, mais limpo e mais sustentável.”

 PepsiCo Positive: para uma cadeia de valor mais positiva e sem emissões

A PepsiCo está empenhada em redobrar os seus esforços para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa (GEE) em mais de 40% até 2030 e alcançar as zero emissões líquidas até 2040, uma década antes do previsto nos Acordos de Paris.

Mais concretamente, a PepsiCo planeia reduzir as emissões de GEE nas suas operações diretas em 75% e nas suas operações indiretas em 40% até 2030. Em conjunto, esta ação deverá contribuir para uma redução de mais de 26 milhões de toneladas de emissões de GEE, o equivalente à remoção de mais de cinco milhões de automóveis da estrada durante um ano.

Esta iniciativa faz parte da PepsiCo Positive (pep+), a nova estratégia centrada na sustentabilidade através da qual a empresa está a acelerar a sua transformação para promover um impacto positivo tanto no planeta como nas pessoas. Este novo programa impulsiona a ação e o progresso através de três pilares-chave do seu negócio: agricultura, cadeia de valor e escolhas positivas.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista
Atelier do Sul

Popular

Mais Artigos deste tipo

Roteiro pelo Douro com direito a passeios de barco e mergulhos 

Seja a pé, de barco ou de comboio, qualquer...

Doenças infeciosas e alterações climáticas podem estar correlacionadas

É mesmo verdade, o mundo pode já não ser...

“Aportar valor a estas marcas é a nossa missão”

A Garcias S.A é reconhecida pelos clientes, fornecedores e...

A Visão de uma Mulher Notária

Gostaríamos de começar por conhecer um pouco da sua...