E-visa: quais os benefícios deste documento online

O e-Visa veio agilizar o processo de obtenção de vistos por permitir que todo o pedido possa ser feito online.

Data:

Com apenas alguns cliques, e sem sair de casa, é possível fazer o pedido, entregar a documentação necessária e realizar o pagamento. A resposta ao pedido também é dada online, assim como a entrega do visto.

Este é, sem dúvida, um dos serviços que mais benefícios trouxe a este setor de atividade. E se tem dúvidas, deixe que lhe mostremos.

Quais os benefícios do e-Visa?

  1. A segurança é um aspeto muito trabalhado

Um dos receios que o e-Visa mais levanta é a segurança. É possível manter a sua documentação segura? E quanto à identidade, é possível manter a segurança e evitar que usem a sua sem consentimento? E em questões de pagamento?

Claro que estas questões foram levantadas durante a criação do e-Visa e foram criados diversos mecanismos para manter a segurança de toda a informação fornecida.

Por exemplo, para evitar o roubo de identidade foram criadas parcerias com as companhias aéreas para que as identidades dos passageiros sejam confirmadas no embarque, o que diminui a possibilidade de roubo. Além disso, o pagamento deve ser feito a partir de uma conta que esteja no nome da pessoa que fez o pedido.

Ao fazer o pedido de vistos online, opte também por empresas que oferecem uma segurança redobrada aos clientes. O iVisa é uma das entidades que se preocupa com estas questões e guarda de forma segura as suas informações pessoais e os dados do cartão usado para pagamento.

2. Menos horas gastas em burocracias

Uma das vantagens mais evidentes é a diminuição de horas gastas nestes processos burocráticos.

As embaixadas e consulados, por exemplo, podem poupar horas correspondentes a cerca de um mês de trabalho! Isto porque não será necessário agendar reuniões, os dados não terão de ser inseridos no sistema (porque a própria pessoa faz esse trabalho) e muito mais.

Mas não são apenas essas entidades que poupam tempo em burocracias, quem quer obter o seu visto online também gasta menos tempo nestas questões burocráticas. Com apenas alguns cliques pode fazer o pedido do visto online, entregar a documentação necessária e ainda fazer o pagamento.

3. Os gastos são menores

Ao escolher os vistos online não irá apenas poupar em tempo, mas também em dinheiro, principalmente se a embaixada ou consulado ficarem longe do seu local de residência e tiver de pagar transporte.

As entidades também irão poupar um pouco mais na emissão de vistos online porque além de não terem de gastar na impressão dos vistos, também podem ter uma taxa extra para a emissão desses documentos.

4. Se perder o visto, basta ir ao e-mail

Se perder ou danificar o visto tradicional pode ter de fazer um pedido novo, mas o mesmo não acontece com os vistos online. O visto é enviado para o seu e-mail ou mantido na plataforma da entidade onde fez o pedido.

Depois de receber o seu visto online, terá de o imprimir numa folha A4 e de cor branca, apenas num dos lados da folha e sem redimensionar o documento. Se em algum momento perder esse documento ou algum imprevisto acontecer, só tem de imprimir o documento novamente.

5. Por vezes, o processo é mais rápido

Nem sempre é o caso, mas, por vezes, o processo de obtenção de visto é mais rápido quando o pedido é feito online. E, se feito através de algumas instituições, a obtenção pode ser ainda mais rápida.

Por exemplo, se fizer o pedido de visto à ETA australiana através do iVisa, existe a possibilidade de obter o e-Visa em apenas 15 minutos. Isto porque a empresa tem um serviço super expresso que agiliza o processo de obtenção de vistos online.

Mas como não existem certezas, o melhor é fazer o seu pedido com antecedência para garantir que tem o visto no dia da viagem. Ao fazer o pedido com antecedência também terá tempo para resolver a situação se recusarem.

6. Torna-se mais fácil estar a par do estado do pedido

E, por último, quando o pedido é feito online, torna-se mais fácil acompanhar o estado do pedido. Basta aceder à sua conta e encontrará todas as informações relativas ao pedido, incluindo a fase em que o processo se encontra.

Esta facilidade em saber o estado do pedido não é possível quando se faz o pedido do visto tradicional.

Lembrando que, tal como acontece com os vistos tradicionais, o e-Visa não garante a entrada no país. Ao chegar ao destino, as autoridades responsáveis irão permitir, ou não, a sua entrada.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 130

Popular

Mais Artigos deste tipo

“Ganhei clareza no meu propósito actual: Empoderar outras Mulheres”

Como advogada em prática individual, gostaríamos de começar por...

“Sonho e desejo a Mentanalysis como um espaço-tempo de crescimento”

Para começar, gostaríamos de conhecer um pouco mais da...

BGRR & Associados: uma visão experiente sobre o setor jurídico em Portugal

A BGRR & Associados, sendo uma sociedade generalista, fornece...