Mais de 90% dos portugueses vão a restaurantes durante as férias, segundo o TheFork

Com a chegada do verão, a estação do bom tempo, do descanso e da descontração, importa começar a planear os dias de pausa e mergulhar pelos hábitos de refeições dos portugueses em férias.

Data:

O TheFork, a plataforma de reservas líder na Europa, com mais de 2700 restaurantes de Norte a Sul do país, desenvolveu um estudo sobre os comportamentos, preferências e intenções dos consumidores na hora de ir a restaurantes durante este período, desde as razões da escolha até ao tipo de refeição mais apetecida.

Férias não são férias se não sairmos de casa uma vez ou outra para nos rendermos aos prazeres gastronómicos: 92% dos portugueses não hesita em responder que vai mais a restaurantes nesta altura do ano – maior comodidade (54%) e maior disponibilidade (33%) são os principais motivos por detrás desta decisão. A maioria opta por desfrutar destes momentos em família (47%), seguindo-se a presença do/a companheiro/a (27%) e dos amigos (21%).

Programa ideal: a tranquilidade de um jantar junto à praia em tempo de férias

Ir a restaurantes nas férias é um programa que acaba por preencher bastante a agenda dos inquiridos: 40% faz 5 ou mais refeições por semana, enquanto que 26% fica-se pelas 3 refeições. No que diz respeito aos dias da semana, 58% não tem uma preferência especial, embora a sexta-feira e o sábado continuem a ser os mais procurados. O jantar é a refeição favorita (71%) e o tempo que se gasta no restaurante situa-se essencialmente nas 2 horas (70%). Quando estão de férias, os consumidores confessam-se mais relaxados, acabando por não olhar tanto a horas para as refeições – é isso que fazem 66% dos portugueses, ao passo que os restantes adotam o mesmo horário do resto do ano.

Como já seria de esperar, os restaurantes junto à praia são os eleitos para a maioria dos clientes (72%), com o tempo quente próprio desta época a fazer com que 86% prefira sentar-se na esplanada ao invés de no interior. A proximidade com o mar poderá ser uma das razões para a dieta pescetariana ser a mais ambicionada (50%), logo seguida da carnívora (34%).

Cozinha portuguesa a menos de 25€ por pessoa na era digital

Apesar de tudo, o aspeto mais valorizado no momento de escolher um restaurante continua a ser a relação qualidade-preço (76%), além do tipo de cozinha (55%) e do facto de ter esplanada (31%).

Analisando o fator orçamental, mais de metade dos inquiridos (51%) pretende gastar menos de 25€ por pessoa, percentagem que desce para 44% quando se trata de pagar entre 25€ e 49€. Ainda assim, grande parte dos portugueses não está tão preocupada com os preços quando vai a um restaurante nas férias: 52% dá mais importância à experiência em si e 32% confessa que se permite a algo mais exclusivo nessa altura.

Com a esmagadora maioria das pessoas a optar por restaurantes independentes (97%) face a redes de restaurantes, as inclinações gastronómicas dos clientes centram-se na cozinha tradicional portuguesa (56%). Também com alguma expressividade, os sabores internacionais são os eleitos por 20% dos participantes do estudo, que, nesse sentido, dão primazia à cozinha italiana (48%) e japonesa (27%).

Do ponto de vista da inovação e tecnologia, metade dos inquiridos já prefere o método digital quando falamos da escolha da ementa e do método de pagamento, refletindo o aceleramento da digitalização da indústria.

TheFork Summer para aproveitar ao máximo o verão em Portugal

O verão é a época alta por excelência para reservas, e de forma a que as férias sejam um descanso para todos aqueles que correm o país em busca dos melhores restaurantes, este ano será lançada a primeira edição do TheFork Summer, que terá lugar entre 1 de julho e 4 de setembro.

Através desta iniciativa, ganham não só os restaurantes, que criam assim o cenário perfeito para alcançar maior visibilidade, aumentar a sua taxa de ocupação e impulsionar a receita, mas também os clientes (os habituais e os novos), que poderão usufruir de promoções entre 30%, 40% 50%. Uma campanha que, juntamente com o crescimento do turismo nesta época do ano, confirma que iremos vivenciar um verão em grande.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 116

Popular

Mais Artigos deste tipo

Ano novo no Porto celebrado ao som de Fernando Daniel e Diogo Piçarra

Os grandes concertos da festa de Passagem de Ano...

Mais de um quinto do valor gasto na Black Friday foi em compras online

Em linha com este crescimento do comércio online, o...

Mais 70% de clientes ‘Plug&Charge’ e 40 lojas

“Este incremento resulta da abertura de novos pontos em...