AMEEA – Alavancar o poder feminino

A AMEEA é uma associação internacional que tem como propósito alavancar o poder feminino e a capacidade de realização, ajudando mulheres a ganharem mais consciência de quem são, fazerem o que querem da sua jornada de vida, com significância existencial, um legado de vida que ensine e inspire quem se segue a elas.

Data:

A associação foi criada pela atual Presidente Isabel Manuel Denascimento em Bruxelas no ano 2015. Em 2019 a associação mudou a sua sede para Portugal e aproximou-se ainda mais do espaço geográfico e social da lusofonia.
Hoje a AMEEA estende-se pelo mundo através de delegações pela Europa e África, estando também já no Brasil. Isabel Manuel Denascimento, com formação superior em ciências políticas e relações internacionais, após uma carreira de diplomata onde viajou pelo mundo e adquiriu conhecimento sobre os desafios das mulheres nas suas vivências quotidianas, pessoais ou profissionais, sentiu o apelo pela causa feminina, tornando-se ativista pela busca da igualdade de oportunidades e equilíbrio de género, uma humanidade que se quer saudável e justa.
Como refere nas suas palestras: “as mulheres são capazes de realizar coisas inimagináveis e de construir a sua própria história, o poder está no acreditar em si mesma!” A AMEEA vem evoluindo com um trabalho dedicado em áreas fundamentais como: incubação de negócios, formação e apoio de mentoria, feiras de empreendedorismo, encontros de Networking empresarial, galas de reconhecimento de mérito a mulheres, seminários de empreendedorismo e congressos empresariais.
Também estão já em projeto outras áreas ligadas à música, arte e cultura, tecnologias de informação e economia digital, agricultura saudável e agronegócio. Ações que irão em breve florescer em Portugal com ligação internacional, estando já em preparação os alicerces na relação com países lusófonos. Para desenvolver o plano estratégico e colocá-lo na prática, desde 2021 a AMEEA conta também com Célia de Jesus Losa, ajunta da Presidente em todas as vertentes, nomeadamente em consultoria estratégica, formação e coaching.
Célia de Jesus Losa tem formação superior em gestão e certificados oficiais que lhe reconhecem competências próprias, licenciando-a em várias áreas relacionadas com projetos, negócios e pessoas. Foi com este contexto de liderança partilhada, onde eficácia e eficiência se alinham ao rubro desde a criação das ideias aos acontecimentos, que se realizou no passado dia 30 de Junho mais um grande almoço de Networking empresarial.
Este evento que atraiu mulheres empreendedoras e empresárias de Portugal e África, flui com a boa liberdade para o convívio e partilha de conhecimento. Destacam-se três momentos distintos: almoço no terrace do hotel junto à piscina, convívio e fotos no jardim desfrutando o sol, palestras de empreendedorismo e negócio em sala de formação, onde também se dançou e existiram outras dinâmicas práticas de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, houve lanche coletivo e muita alegria. Destacamos neste evento a presença da Anna Karina de Sousa, CEO da Executive Nails, Delegada do Gabinete de Representação da AMEEA em Moçambique, nomeada pelo Access Bank como uma das 100 mulheres mais empreendedoras de África. A Anna Karina de Sousa abrilhantou o Networking com palavras de apresentação, referindo o seu modo de ser e fazer acontecer no seu empreendedorismo e negócio.
Também de Moçambique, esteve presente Nilza Chipe, renomada internacionalmente na vertente do desenvolvimento pessoal, tendo como lema “A tua Mente é tua Fonte de Poder”. Foi muito positivo este aproximar entre a AMEEA e a Nilza Chipe, o que promete olhar para possibilidade de trabalhos conjuntos em prol das mulheres, sobretudo moçambicanas que se cheguem e criem ligação a esta associação. Nas palestras oferecidas pela AMEEA estiveram em interação falando dos seus temas: Manuel Correia de Barros – Brigadeiro da Armada Angolana e Fundador e Vice-Presidente do Centro de Estudos Estratégicos de Angola; Marta Ferreira – CEO da Inovapotek, ao serviço da investigação e desenvolvimento na área da cosmética; Rita Seabra – Capacitação Empresarial do Iapmei e Rede Mulher Líder; Christy Carvalho – Coach Profissional e Mentora de Alta Performance.
Deste evento já ficaram saudades e vontade de um próximo reencontro. Entretanto a interação vai acontecendo através das redes sociais e da ferramenta de comunicação WhatsApp, tendo sido criado um grupo com as participantes deste Networking, motivando conexão de oportunidades e de negócios. Da parte da AMEEA, que fez acontecer o melhor, ficou também a gratidão pelo interesse e participação de quem se inscreveu e tornou possível mais uma tarde magnífica com a chancela desta associação. Não podemos deixar de salientar também a enorme felicidade pelos resultados tão bons que vão acontecendo na sequência destes encontros de networking, criando relações de prosperidade. Bem-haja todas as empreendedoras e empresárias no nosso caminho que querem e se fazem associadas. É por elas e para elas o que somos com paixão.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 130

Popular

Mais Artigos deste tipo

GrupoConcept aumenta equipas e aposta na modernização aliada à sustentabilidade

A proteção ambiental é um dos pontos fortes. Será...

Venda de livros em língua inglesa cresce em Portugal e preocupa editores

De acordo com um artigo publicado na terça-feira pela...

Natixis em Portugal promove Academia COBOL

A Natixis em Portugal irá promover a segunda edição...