“A Competitividade assente na Inovação é um segmento estrutural da Economia Portuguesa”

Há 31 anos que o Grupo CTR desenvolve e fabrica produtos de consumo de alta qualidade, atendendo não só a empresas nacionais, como também, os grupos internacionais de peso. Hoje, é reconhecido pela indústria como líder na inovação da tecnologia de difusão, constituindo, assim, um exemplo claro do que de melhor se faz em Portugal. Pedro Queiroz Vieira, é o Fundador e Presidente da marca, e também o responsável maioral desta história de sucesso.

Data:

O Grupo CTR nasce em 1991, pelas mãos e mente inovadora de Pedro Queiroz Vieira. Sem medo de arriscar e, por outro lado, com determinação em embarcar numa aventura da sua responsabilidade, contava com os seus 20 anos de experiência na indústria eletrónica para tornar o seu sonho um sucesso.
Primeiramente localizado em Caneças, o Grupo começou com a produção de componentes e subconjuntos para os segmentos de inseticidas, passando rapidamente para a fabricação completa do produto.
“Numa primeira fase a empresa era focada nos dispositivos elétricos, contudo, posteriormente, começaram a aparecer no mercado, e utilizando as mesmas tecnologias, formulações para ambientação. Passámos, portanto, de fabricar somente os dispositivos elétricos para o produto completo, incluindo a vertente química, o desenvolvimento das formulações para diversos tipos de aplicação, entre outros”, clarifica o Fundador.
A verdade é que, passo a passo, o Grupo CTR foi crescendo em larga escala, ultrapassando a capacidade da Fábrica em Caneças.
Precisamente por este motivo, 12 anos depois, as instalações em Portugal mudaram-se para Samora Correia, onde hoje permanecem como a sede do do Grupo. Neste espaço, o mesmo investiu fortemente ao longo dos anos em I&D, inovação técnica, controlo de qualidade e automação da produção, sendo  possível desenvolver modelos próprios para soluções consumadas e preparadas para o mercado.
Com todas as condições reunidas, o crescimento contínuo de clientes multinacionais impulsionou a expansão do Grupo, nomeadamente na China.
Passados 31 anos, com soluções diversificadas e inúmeras conquistas espelhadas no sucesso do Grupo CTR, tem mais de mil colaboradores em todo o mundo e, além da sede em Samora Correia, opera em mais três unidades fabris: China, Índia e Estados Unidos, o que proporciona uma ampla cobertura geográfica do mercado e o contínuo crescimento em escala.
Mantendo a política de inovação, tão característica do Grupo, as unidades “estão totalmente equipadas com tecnologia moderna e automatizada para elevada capacidade de produção. Temos ainda dois centros de I&D, apoiados por uma equipa motivada de especialistas, o que permite a criação e fabrico de produtos de consumo seguros, amigos do ambiente e disruptivos”, afirma Pedro Queiroz Vieira.
Observando a história que deu vida ao Grupo CTR, a sua expansão tem significado novas oportunidades de aprender, crescer e criar inovação significativa.

Pioneiros em tecnologia de difusão

Com uma orgulhosa herança em dispositivos de ambientação e inseticidas, o Grupo é hoje líder em tecnologias de difusão e, como já mencionado, um parceiro global na fabricação de soluções à medida de alta qualidade.
Assim, hoje, as soluções que diferenciam o Grupo CTR no mercado vão além do segmento de atuação, são verdadeiras experiências de “product design”.
Uma organização centrada no cliente, onde a inovação conecta requisitos, valores e um design distinto, permitindo assim, soluções disruptivas que impactam todos os dias o futuro da indústria e a qualidade de vida dos consumidores.
É de notar, que todos os elementos do Grupo CTR, estão estruturados de forma meticulosa, de modo, a proporcionar a mais incrível experiência a todos os envolvidos, desde da conceção até às prateleiras das marcas mais conhecidas do mundo.
Atento e consciente da responsabilidade para com as futuras gerações, o Grupo CTR, aposta fortemente nas políticas de sustentabilidade, incluindo as alterações climáticas, trazendo até si o fator “mudança” necessária.
Com dois centros focados na procura de criação de alternativas, em Portugal e na China, e uma equipa apaixonada por transformar ideias e conceitos em produtos inovadores, o Grupo CTR, tornou-se capaz de impactar, e à escala mundial, a cadeia de valor, tanto na escolha dos componentes para as novas gerações de produtos, minimizando o uso de químicos e consumos energéticos, como também na maximização dos recursos operacionais, reduzindo a pegada de carbono de cada unidade.
Ágil e disruptivo são as palavras que melhor definem o Grupo CTR. Somente desta forma é possível garantir a sua diferenciação em todos os mercados onde atua, é capaz de prever as mudanças dos mesmos, entender os desafios dos clientes e criar inovação significativa, construindo e valorizando o conhecimento ao longo do caminho.

Estatuto Inovadora Cotec

Fruto de uma parceria com o setor financeiro, o Estatuto Inovadora Cotec reconhece o desempenho das empresas que se distinguem pelo seu investimento em inovação, robustez financeira e prestação económica. É, por isso, um selo que reforça a reputação e prestígio das empresas.
Precisamente por incorporar estes valores, o Grupo CTR tem vindo a ser distinguido, por várias entidades, ao longo dos anos, não ficando de fora, claro está, a atribuição do Estatuto Inovadora Cotec.
Importa ainda referir que, é um selo que visa, também, a distinção e reconhecimento público das empresas que, pela sua liderança e qualidades, constituem um exemplo para Portugal. Desta forma, Pedro Queiroz Vieira confessa que “é muito gratificante sermos distinguidos por um prémio que reconhece os elevados padrões de sustentabilidade financeira, desempenho económico e inovação alcançados pela empresa e que, tudo isto, se resuma em valorização do próprio país. Até porque considero que a competitividade assente em inovação é um segmento estrutural da economia portuguesa”.

Estratégia adotada para responder a um mercado em constante movimento

Sabemos que o mundo está em constante mudança e, tendo a convicção deste facto, é necessário que os players consigam acompanhar as tendências do mercado.
Para o Grupo CTR o objetivo é não só acompanhar estas mesmas tendências, como estar um passo à frente das necessidades do consumidor final. Para isso, primordialmente, “importa cimentar as unidades «mais jovens», que correspondem aos espaços na Índia e nos Estados Unidos”, confidencia o Presidente do Grupo.
Porém, paralelamente, há vários métodos internos que funcionam há 31 anos e que, o mesmo, não pretende descurar: o respeito pelas pessoas – o Grupo CTR considera todos com respeito e dignidade e proporciona um ambiente de trabalho seguro e protegido que promove a igualdade de género, a inclusão, o crescimento pessoal e profissional; o compromisso e a excelência – o Grupo responsabiliza-se por entregar e honrar as suas promessas, procurando sempre garantir qualidade em tudo o que desenvolve; a perspetiva global – atuando cada vez mais no palco mundial, o Grupo considera um fator chave na alavancagem do seu crescimento, a diversidade cultural das suas equipas; por fim, a ética e a integridade – a marca age com a mais alta honestidade em todos os momentos e tem, acima de tudo, orgulho não só no que se tornou, como no processo que a trouxe até ao sucesso de hoje.
Segundo Pedro Queiroz Vieira, tudo isto aliado à inovação, fará com que o futuro seja propício a novas e grandes oportunidades.

 “Aliar a sustentabilidade à inovação é indispensável”

Com uma estratégia bem definida o futuro não intimida o Grupo CTR, pelo contrário. As soluções já existentes irão enfrentar, como sempre, melhoria contínua, uma vez que “quanto mais a tecnologia avança, mais portas se abrem à disrupção. Esse é o nosso grande propósito. Considero que o mercado está mais do que preparado para que esta vertente seja mais aprofundada, com sistemas de IoT, por exemplo – hoje em dia é possível, para o consumidor, programar no seu telemóvel os dispositivos eletrónicos em casa, entre outras tendências”, assegura Pedro Queiroz Vieira. Contudo, atualmente, a sustentabilidade também é uma questão de relevo no mercado e, a sociedade, está amplamente sensibilizada com esta questão. Assim, “aliar a sustentabilidade à inovação é indispensável e esse já é um passo dado no seio da atividade do Grupo CTR”, termina o Fundador e Presidente da marca.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista

Popular

Mais Artigos deste tipo

AutoClássico Porto 2022 de regresso já este mês

O maior evento ibérico de veículos clássicos e de...

JCDecaux e Sonae Sierra reforçam parceria para 17 centros comerciais em Portugal

Mais de 20 anos depois do primeiro contrato, assinado...

Programa de Trainees “DESAFIA-TE+” da LEROY MERLIN já arrancou

O processo de candidaturas e seleção decorreu durante o...