“Continuaremos a Trabalhar na nossa Missão de dar a todas as Crianças uma Oportunidade igual de Aprender”

A MAGRID é um programa pedagógico 100% visual premiado, cientificamente testado, que melhora o desenvolvimento da primeira infância de habilidades matemáticas, visuais-espaciais e cognitivas. Em conversa com a Revista Pontos de Vista, Tahereh Pazouki, CEO da organização revelou a sua importância, e ainda, de que forma esta solução se devia tornar a norma no futuro.

Data:

A MAGRID ajuda a libertar o potencial de todas as crianças, incluindo crianças neurodivergentes, dando-lhes oportunidades iguais de aprender. De que forma o faz? Em que consiste este programa pedagógico?
Se olharmos para qualquer sala de aula típica, encontraremos crianças com desenvolvimento típico, com atrasos no desenvolvimento, dislexia, discalculia, disgrafia, dificuldades auditivas, distúrbios de atenção, distúrbios de linguagem e não familiarizadas com o idioma de instrução. Todos estes representam obstáculos à aprendizagem. Por outras palavras, eles são uma representação do nosso mundo bonito, complicado e diverso – de nós. Mas o ensino é projetado para ajudar as crianças com desenvolvimento típico que estão familiarizadas com a linguagem de instrução. Isso é importante notar porque em qualquer sala de aula típica, isso é mais ainda na pré-escola até a 2ª classe, de 10% a 60% ou mais (por exemplo, em classes onde a grande maioria das crianças tem origem migratória) não vão aprender no mesmo ritmo e profundidade. Isso significa que, ao passar para o próximo nível, há uma lacuna de aprendizagem e essa lacuna cresce ao longo do tempo à medida que o ciclo continua. O que descobrimos na nossa pesquisa é que podemos remover o obstáculo à aprendizagem – que é a linguagem. E ao remover o idioma como barreira, vimos melhorias significativas na aprendizagem de matemática. Na verdade, a linguagem como barreira nesse nível é tão poderosa que mesmo crianças com desenvolvimento típico que estão familiarizadas com a linguagem de instrução também melhoraram a sua aprendizagem. Por outras palavras, a Magrid cria um campo de aprendizagem nivelado para que todas as crianças possam melhorar as suas habilidades de desenvolvimento matemático. Fizemos uma abordagem diferente. Não confiamos em métodos existentes e apenas tentamos remover o idioma. Em vez disso, analisamos as pesquisas mais recentes sobre aprendizagem de matemática para obter os melhores resultados de aprendizagem possíveis. Então, construímos um programa de treinamento totalmente novo usando as últimas descobertas baseadas em evidências e, ao mesmo tempo, atendendo aos padrões do ministério da educação. A Magrid primeiro desenvolve habilidades visuais-espaciais, cognitivas e depois numéricas e matemáticas. Cada aspeto é visual e de linguagem neutra, por isso é muito intuitivo para as crianças. A Magrid também é tátil, as crianças precisam de usar os dedos, o que ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras e melhora a aprendizagem. Finalmente, a Magrid é sensorialmente amigável para manter as crianças focadas e aumentar sua capacidade de atenção. Temos 2500 atividades de aprendizagem para completar ao longo de dois anos.

A solução de aprendizagem MAGRID é o resultado de mais de cinco anos de pesquisa e desenvolvimento na Universidade de Luxemburgo. Reunindo o conhecimento de especialistas com 20 anos de experiência, qual a importância dessa pesquisa para todos? É legítimo afirmar que a MAGRID muda vidas?
É crítico. Sem a pesquisa baseada em evidências, a Magrid não seria diferente de qualquer outra ferramenta matemática e os resultados seriam os mesmos. Em vez disso, vemos que a Magrid melhora significativamente a aprendizagem de matemática. Tenho Doutoramento em Psicologia e Mestrado em Ciência da Computação, portanto, a pesquisa, o método científico e a evidência concreta estão no centro de tudo o que fazemos na Magrid. É interessante, pois propusemo-nos a resolver um problema no Luxemburgo para crianças com origem migratória, mas encontramos uma solução que ajuda muito mais. Esse é o poder do método científico. Só o tempo dirá a magnitude da mudança que a Magrid pode ter na vida das crianças. Mas hoje, podemos ver quantitativa e qualitativamente que a Magrid melhora significativamente a aprendizagem da matemática e, igualmente importante, vemos crianças que não tinham interesse em matemática ou até mesmo se sentiam intimidadas por ela crescer num interesse e prosperar em matemática depois de usar a Magrid.

A sustentabilidade tem estado na ordem do dia e a área em que a MAGRID atua não é exceção. De que forma, tendo em conta a sua atividade, optou por este caminho?
Adotamos os ODS 4 da ONU – Educação de Qualidade, 9 – Inovação e 10 – Desigualdades Reduzidas. Esses ODS estão no centro do que fazemos na Magrid. Para nós, a educação de qualidade não pode ser alcançada sem validação científica e pesquisa. É por isso que estamos continuamente a expandir os testes da Magrid ao trabalhar com universidades, pesquisadores, psicólogos e pais. A própria Magrid é uma solução inovadora, mas planeamos adicionar funções e recursos mais inovadores, incluindo IA para melhorar os resultados da aprendizagem. Finalmente, começamos a desenvolver a Magrid para reduzir o problema da desigualdade na educação para crianças de origem migratória. Com base nas nossas descobertas e pesquisas, tornamos a Magrid mais acessível e inclusiva para que todas as crianças, mesmo aquelas com necessidades educacionais especiais, pudessem usar a Magrid e melhorar significativamente a sua aprendizagem de matemática.

Sabendo do relevante papel que a MAGRID assume na sociedade, e dadas as inúmeras mudanças no mundo, como a transição para a economia verde, que novidades podemos esperar para o futuro?
Educação, sem equidade, não é progresso. O progresso, sem educação, não é alcançável. É animador ver movimentos globais por equidade e inclusão, não apenas porque é a coisa certa a fazer, mas porque todas as crianças e pessoas devem ter a oportunidade de atingir seu pleno potencial. No próximo ano ou dois, planeamos realizar mais testes e desenvolver atividades e aulas para alunos mais velhos. Caminho para fora no futuro, espero que não seja notícia. Espero que a Magrid e soluções como a Magrid, inclusivas e baseadas em evidências, se tornem a norma. Isso, para mim, seria a melhor notícia. Até esse dia, continuaremos a trabalhar na nossa missão de dar a todas as crianças uma oportunidade igual de aprender.

Que impacto esta necessária mudança trará ao país e, em particular, à área que a MAGRID ocupa?
Estamos na quarta revolução industrial e ouvimos falar da importância da educação STEM nas escolas, para os empregos de amanhã, e até os empregadores dizerem que muitos funcionários hoje não estão adequadamente preparados para os empregos de hoje. Soluções inovadoras baseadas em pesquisa que desenvolvem e melhoram habilidades e conhecimentos matemáticos, cognitivos, tecnológicos, científicos e de engenharia são fundamentais hoje e serão ainda mais importantes no futuro. É aqui que a Magrid ajuda. Temos enormes desafios globais que exigem soluções novas e inovadoras. A Magrid é projetada para ser uma solução global.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 130

Popular

Mais Artigos deste tipo

“Ganhei clareza no meu propósito actual: Empoderar outras Mulheres”

Como advogada em prática individual, gostaríamos de começar por...

“Sonho e desejo a Mentanalysis como um espaço-tempo de crescimento”

Para começar, gostaríamos de conhecer um pouco mais da...

BGRR & Associados: uma visão experiente sobre o setor jurídico em Portugal

A BGRR & Associados, sendo uma sociedade generalista, fornece...