“Somos uma empresa que prima pela Qualidade e pela Excelência no serviço prestado ao Cliente”

“A formação contínua é um requisito obrigatório para todos os que trabalham neste setor”, quem o garante é Andreia Bettencourt Coropos, Broker da C21 Tipy Family MC em Almada - uma agência que se dedica a 100% à formação no setor imobiliário. Conheça mais acerca da importância desta aposta num mercado tão competitivo.

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A Century 21 Tipy Family tornou-se a agência fundadora da Century 21 em 2004, tendo iniciado o percurso no mercado imobiliário já em 2000. A celebrar cerca de 22 anos de história, de que forma têm procurado diferenciar-se neste que é um mercado cada vez mais competitivo?
Sendo a agência fundadora da rede CENTURY 21 em Portugal, sempre existiu um sentimento de responsabilidade acrescida e de orgulho por sermos a primeira agência da marca, que se tem vindo a transportar até aos dias de hoje.
Obviamente que as mudanças que se sentiram neste mercado ao longo destes quase 22 anos, fizeram com que a empresa crescesse nos tempos mais difíceis, alinhasse estratégias e procurasse estar sempre um passo à frente em todos os pilares desta atividade. É este ADN que acom­panha a Tipy Family, o seu Staff e as suas equipas. Um ADN de Guerreiros assente em valores e princípios base, onde um dos pilares é, sem dúvida, a formação contínua e a vontade de termos os melhores profissionais no terreno.

No ano de 2013, a Century 21 Tipy Family deu início a uma academia de formação contínua profissionalizada, com o intuito de esclarecer as dúvidas dos que laboram no setor, bem como desenvolver-lhes competências. No seu ponto de vista, qual a importância da formação no setor imobiliário?
A criação de uma academia de formação foi um passo muito importante e que contribuiu de forma direta para os resultados de toda a equipa e da empresa, até chegarmos a líderes da marca na Península Ibérica. Na minha opinião, nos dias que correm onde cada vez mais, temos que destacar os nossos profissionais através das competências chave para atuar neste mercado tão competitivo, é indiscutível que todas as empresas desta área tenham na sua estrutura um Plano de Formação alinhado com aquilo que o próprio mercado exige. Os Consultores Imobiliários devem ser profissionais competentes e com certificação profissional em várias áreas, uma vez que é uma profissão exigente as empresas devem cada vez mais, ser responsáveis pela qualificação dos seus profissionais. Para mim é um requisito inegociável ter equipas preparadas e especializadas que se destaquem pelo rigor e pela excelência do serviço que prestam aos seus clientes.

Sabemos que na academia de formação é priorizada a diversidade de áreas de especialização que se mostram indispensáveis para um consultor imobiliário ou membro do staff. Para melhor compreendermos, de que áreas estamos a falar? No que consistem as formações na prática?
A academia de formação do Tipy Family Group tem mensalmente um calendário de formação com cerca de 15 formações disponíveis para as equipas comerciais e membros do staff das seis agências do grupo. O calendário é preparado com o intuito de corresponder às necessidades que os nossos consultores nos indicam no seu dia a dia e às dificuldades que sentem no terreno e está em constante adaptação. Existem as formações iniciais onde são passadas as bases do negócio e depois as formações avançadas nas mais diversas áreas, onde são consideradas hard-skills como a tecnologia, marketing digital, área jurídica ou gestão do negócio, mas também são consideradas, e a meu ver cada vez com maior importância, o desenvolvimento de soft skills fundamentais para termos uma carreira de sucesso.

De que forma, a aposta contínua em formação, não só dos consultores imobiliários, bem como dos restantes colaboradores, se reflete no sucesso do setor, e em particular desta marca? Em que peculiaridades é possível observar esta dedicação?
A formação contínua é um requisito obrigatório para todos os que trabalham neste setor, sem formação não existe sucesso, não é possível evoluirmos enquanto profissionais, seja em que área for, se não investirmos na nossa própria formação e se não colocarmos a aquisição de conhecimento e novas competências como uma prioridade no nosso negócio. Felizmente a marca CENTURY 21 tem a formação como o pilar principal da marca, sendo uma das suas áreas de sustentabilidade no círculo de valor para quem escolhe o projeto CENTURY 21 para crescer profissionalmente. O Tipy Family Group espelha esse pilar da marca em todas as suas agências e nas suas equipas, em atividades tão simples como o atendimento ao cliente ou a forma como comunicamos e nos apresentamos no dia a dia.

Certo é que têm vindo a presenciar um crescimento exponencial ao longo dos 22 anos de existência. Quais diria que foram os fatores-chave que ditaram este sucesso?
A nossa forma de atuar, as nossas pessoas, desde os colaboradores às equipas comerciais que são 100% dedicadas à empresa que representam. A ino­vação, a vontade de fazer mais e melhor, os princí­pios base e os valores que estão intrínsecos no ADN do TipyFamilyGroup, o investimento nas melhores ferramentas do mercado, a academia de formação (obviamente) e os vários departamentos de apoio. Todos estes e principalmente a paixão e o compromisso diário que se sente dos brokers Rui Martins e Edgar Coelho, sempre na linha da frente em qualquer situação, com um lado humano e com um carinho genuíno pelas pessoas que fazem parte da empresa.

Enquanto Broker da marca, quais considera que são os principais desafios do setor no futuro a médio e longo prazo? Podemos afirmar que continuar a forte aposta em formações, é a melhor forma de os contornar?
Quem está no setor desde 2005, como eu, já tem noção de que, independentemente da conjuntura económica ou até mais recentemente, onde atravessamos uma crise pandémica durante dois anos, os desafios devem ser encarados como oportunidades de crescimento. Os verdadeiros desafios estão no terreno, no dia a dia, tudo o resto é determinado pela atitude com que encaramos as mudanças, muitas vezes, necessárias para a evolução do setor. Evidentemente, que sendo um mercado cíclico que depende diretamente da economia mundial, devemos estar alertas para as alterações na dinâmica de compra e venda dos portugueses e no seu poder de compra relativamente às aspirações que tenham para a sua habitação própria, que como todos sabemos adquiriu uma nova importância nas nossas vidas e na minha perspetiva são esses os próximos desafios. Os profissionais desta área evoluíram de forma incrível nos últimos dois anos, onde tiveram uma grande capacidade de adaptabilidade à nova realidade, a marca CENTURY 21 e particularmente a CENTURY 21 Tipy Family responderam de forma rápida e assertiva às dificuldades impostas pela pandemia, todos os desafios que venham a médio e longo prazo serão certamente encarados com a mesma força. O horizonte a médio prazo traz alguma incerteza ao setor, com a subida acelerada das taxas de juro, o custo de vida aumenta e as famílias ficam financeiramente mais instáveis, no entanto, acredito que o nosso setor continue a dar uma resposta positiva e a ser a solução para muitos dos desafios que se avizinham. A formação sempre foi a melhor resposta para qualquer crise, ter profissionais bem preparados como especialistas locais no mercado onde atuam, não é uma opção, é uma obrigação de que todas as agências e os seus brokers devem sentir essa responsabilidade. Cada vez mais, vai ser imprescindível para além da oferta formativa geral de cada estrutura, a segmentação e a especialização dos profissionais do setor, em todas as vertentes necessárias para que a profissão seja encarada como prestigiante e valorizada pela comunidade. As equipas devem contar também com um plano de formação individual, adaptado à personalidade, competência, ambição e objetivo de cada um, para que seja visível o crescimento coletivo. Trabalhamos com pessoas e para pessoas, todos com pontos fortes e fragilidades diferentes, que devem ser trabalhadas no sentido de extrair o melhor de cada um de nós.
Desta forma, não vamos contornar os desafios, vamos sim ter profissionais preparados, cada um deles dentro do seu segmento e com as soft ski­lls bem desenvolvidas, para que esses desafios se transformem em oportunidades de crescimento e evolução. Atraindo assim, mais negócio e ganhando quota de mercado assente não só na rede CEN­TURY 21, como na CENTURY 21 Tipy Family e na marca pessoal que cada um dos nossos consulto­res imobiliários deixa como impressão digital do seu trabalho.

Qual diria que é o verdadeiro papel que a Century 21 Tipy Family assume, no que diz respeito à evolução e crescimento do setor, bem como dos seus colaboradores?
Somos uma empresa que prima pela qualidade e pela excelência no serviço prestado ao cliente, temos os nossos valores bem enraizados e definidos para fazer o bem. Estamos constantemente preocupados em melhorar e em fazer evoluir as nossas equipas e desta forma fazermos crescer também o setor em que atuamos.