“Valores como a Paixão, Exigência, Intensidade, Trabalho, Dedicação e Seriedade são core para nós”

Uma boa gestão do Capital Humano é fundamental para o sucesso de qualquer organização. Quem não tem dúvidas é Filipa Garcia, CEO da Garcias que garante que a marca está – mais do que nunca - focada nas suas pessoas.

Data:

A Garcias S.A é uma empresa líder de distribuição de vinhos e bebidas espirituosas que se guia por uma cultura interna com valores como integridade, consistência e comunicação interativa. Enquanto CEO, e sabendo que os colaboradores são o maior veículo para de sucesso de qualquer organização, qual diria que é a atual estratégia de Recursos Humanos da Garcias S.A?
A atual estratégia de RH para a Garcias está muito focada na pessoa. Nas nossas pessoas.  Neste momento atravessamos uma fase de mudança interna muito desafiante pois queremos romper com algumas normas mais rígidas e criar um ambiente tranquilo sem descurar a exigência e o espírito de trabalho. Estamos a redesenhar toda a nossa cultura interna e a repensar a estratégia de RH pois queremos chegar mais perto dos nossos colaboradores, proporcionando-lhes não só melhores condições salariais, mas também mais benefícios extra-monetários. Estamos conscientes que este caminho vai demorar o seu tempo a ser percorrido, mas o desafio de chegar ao objetivo é o que nos motiva diariamente.

É legítimo afirmar que a motivação interna diária do Capital Humano, é imprescindível para oferecer à marca o êxito que lhe é merecido? Em que medida?
Estamos a atravessar uma fase difícil para as lideranças. Para todas as pessoas que lideram outras pessoas é importante compreender que tal como nos próprios, as pessoas que lideramos também têm altos e baixos, fases melhores e piores e, na minha opinião, temos que ter alguma intuição neste relacionamento. Para a maioria de nós os fatores de motivação profissional são variados, tais como condições salariais, outros benefícios flexíveis, equilíbrio da vida pessoal e profissional, distância casa-trabalho, possibilidade de teletrabalho, entre outros. Quem lidera tem que perceber quais são importantes para as pessoas diretamente na linha abaixo e, assim, poder ajudar o colaborador e facilitar o seu dia a dia de forma a cumprir o que for mais importante para ele. Em alguns dias maus que partilhei com o meu Pai ele dizia-me sempre “Amanhã vai ser um dia melhor” e lembro-me várias vezes desta frase agarrando e absorvendo a sua força para o meu dia a dia. Assim, tentamos passar a nossa essência às nossas equipas diária, semanal ou mensalmente com a força que nos carateriza há 41 anos. Garcias é uma família e valores como a Paixão, Exigência, Intensidade, Trabalho, Dedicação e Seriedade são core para nós.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 129

Popular

Mais Artigos deste tipo

DGArtes: concursos de apoio sustentado 2025-2026 abrem até final de abril

No novo ciclo de apoio, os concursos têm uma...

Um quinto dos alimentos produzidos no mundo em 2022 foi desperdiçado, alerta ONU

De acordo com o Relatório do Índice de Desperdício...

Dois terços dos líderes de talento revelam ter aumentado o investimento em IA no último ano

A Randstad lançou o mais recente Talent Trends Report...

Principais museus do mundo conseguiram atingir número de visitantes pré-pandemia

Uma sondagem realizada pelo jornal online especializado theartnewspaper.com, citados...