Google lança nova funcionalidade de pesquisa em Portugal

Quando faz uma pesquisa no Google, encontra, provavelmente, resultados provenientes de fontes com as quais está familiarizado: falamos de websites de grandes retalhistas, websites de notícias nacionais e muito mais. Mas haverá também muita informação excelente e serviços disponíveis em websites com que pode nunca ter tido antes qualquer contacto. E embora o utilizador possa usar sempre o Google para fazer uma pesquisa adicional sobre estes websites, estamos a trabalhar numa nova forma de fornecer informações úteis sem o utilizador ter de fazer outra pesquisa.

Data:

Nas próximas semanas, iremos começar a disponibilizar a nova funcionalidade Sobre este resultado para pesquisas em português, francês, italiano, holandês, alemão, espanhol na Europa e, em breve, em mais idiomas.

Assim, ao se fazer uma pesquisa, ao lado da maioria dos resultados no Google, irá começar a aparecer um ícone no qual o utilizador poderá clicar para saber mais sobre o resultado ou funcionalidade e de onde provém essa informação. Com este contexto adicional, o utilizador poderá tomar uma decisão mais informada sobre os websites que poderá querer visitar e quais os resultados que serão mais úteis para si.

Ao clicar nos três pontos que aparecem em qualquer resultado de pesquisa, o utilizador poderá saber mais sobre essa página.

É possível ver mais informações sobre a fonte: Além de ver uma descrição da fonte da Wikipédia, também poderá ler o que o website diz sobre si próprio nas suas próprias palavras, quando essa informação estiver disponível.

Descobrir o que outras pessoas na web disseram sobre um website: Ler o que outras pessoas na web escreveram sobre um website – notícias, críticas e outros contextos úteis – pode ajudar os utilizadores a avaliarem melhor as fontes.

Saiba mais sobre o tópico: Na seção “Sobre o tema”, o utilizador pode encontrar informações como as principais notícias ou resultados sobre o mesmo tema de outras fontes.

Conheça todos os detalhes no post publicado no blog oficial da Google Portugal.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 129

Popular

Mais Artigos deste tipo

DGArtes: concursos de apoio sustentado 2025-2026 abrem até final de abril

No novo ciclo de apoio, os concursos têm uma...

Um quinto dos alimentos produzidos no mundo em 2022 foi desperdiçado, alerta ONU

De acordo com o Relatório do Índice de Desperdício...

Dois terços dos líderes de talento revelam ter aumentado o investimento em IA no último ano

A Randstad lançou o mais recente Talent Trends Report...

Principais museus do mundo conseguiram atingir número de visitantes pré-pandemia

Uma sondagem realizada pelo jornal online especializado theartnewspaper.com, citados...