Portugal é o país convidado da Festa do Livro da Colômbia

Portugal é o país convidado da Festa do Livro e da Cultura da Colômbia, em setembro em Medellín, com a presença de vários escritores, exposições e uma celebração da obra de José Saramago, revelou o Instituto Camões.

Data:

Descrita como “o segundo evento literário mais importante da Colômbia”, a Festa do Livro e da Cultura começa a 9 de setembro e vai contar com a presença dos autores Bruno Vieira Amaral, João MacDonald, José Luís Peixoto, Luís Cardoso, Mafalda Milhões, Maria Quintans e Mariana, a Miserável.

Segundo o programa divulgado no ‘site’ do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, a festa literária associa-se também ao centenário do nascimento do escritor José Saramago, contando com a presidente da Fundação Saramago, Pilar del Río, com o comissário das celebrações, Carlos Reis, e com o autor Ricardo Viel, que coassinou o livro “Saramago, os seus nomes. Um álbum biográfico”.

No pavilhão dedicado a Portugal vai estar uma exposição dedicada ao Nobel da Literatura e na Cinemateca de Medellín vão ser exibidos três filmes inspirados na vida e na obra de Saramago: “Embargo” (2010), de António Ferreira, “José e Pilar” (2010), de Miguel Gonçalves Mendes, e “O Ano da Morte de Ricardo Reis” (2020), de João Botelho.

Na livraria colombiana Lerner estarão à venda cerca de 3.500 exemplares de mais de 250 títulos de literatura portuguesa e lusófona.

Estão ainda previstas várias iniciativas paralelas, como a distribuição de uma antologia de ilustração e poesia portuguesa feitas por mulheres na rede de metropolitano de Medellín, visitas de autores a escolas da cidade e exposições, nomeadamente “Viagem a Portugal”, do fotojornalista português Pedro Sá da Bandeira, a residir em Bogotá.

A programação musical da festa abre com o Rumos Ensemble, de João Vasco Almeida, Anne Vitorino d’Almeida e Luís Gomes, e fecha com a fadista Beatriz Felício.

A participação portuguesa na festa literária tem curadoria do investigador e tradutor colombiano Jerónimo Pizarro e do conselheiro cultural na embaixada de Portugal em Bogotá, Pedro Rapoula.

A 16.ª edição da Festa do Livro e da Cultura é subordinada ao tema “Tempo de Imaginar” e decorrerá no Jardim Botânico Joaquim António Uribe. Em 2021, a festa literária contou com cerca de 600 mil visitantes ao longo de uma semana.

Verifique aqui o programa completo.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 117

Popular

Mais Artigos deste tipo

Royal Palace vai realizar uma festa alusiva ao Carnaval

A Royal Palace, marca conhecida por organizar a melhor...

Repsol incorpora nos seus combustíveis mais de 100.000 m3 de biocombustíveis em 2022

A Instalação da multienergética no Terminal de Líquidos de...

MB WAY simplifica os pagamentos autorizados e a gestão de subscrições

“O nosso investimento em soluções que acompanhem uma tendência...

Marina de Vilamoura recebe certificação 5 Gold Anchor Platinum

A Marina de Vilamoura anunciou, esta quinta-feira, num comunicado...