Braga passa a integrar Rede das Cidades de Aprendizagem da UNESCO

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) aprovou a candidatura de Braga à Rede das Cidades de Aprendizagem.

Data:

A criação da Rede das Cidades de Aprendizagem foi aprovada em 2013, na Declaração de Pequim sobre Aprendizagem ao Longo da Vida para todos: promover a inclusão, a prosperidade e a sustentabilidade nas suas cidades, são os principais objetivos.

“Sendo Braga uma cidade cada vez mais voltada para as políticas inclusivas, este é um reconhecimento que se verifica primordial para que os projetos e boas práticas desta esfera possam ser conhecidos e replicados fora de portas”, sublinha o município, em comunicado.

Pode-se ler ainda que “como cidade de aprendizagem, Braga tem como objetivo – a médio prazo – consolidar os programas e projetos que se encontram já no terreno. A partir do projeto educativo local são já desenvolvidos nas escolas e instituições da cidade uma série de programas que favorecem a aprendizagem ao longo da vida”.

A autarquia dá ainda conta de que os programas já desenvolvidos nas áreas da intergeracionalidade, da cidadania, da inclusão, da integração e da diversidade intercultural “são exemplo de que o município tem de continuar a incidir na aprendizagem ao longo da vida por via de uma série de projetos pensados para toda a população do concelho”.

Além de Braga, foram aprovadas candidaturas de outras 76 cidades de 44 países à UNESCO Global Network of Learning Cities (Rede das Cidades de Aprendizagem).

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 141

Popular

Mais Artigos deste tipo

“Sempre assumi que liderar uma empresa, implica uma visão transversal e global de toda a organização”

No contexto empresarial atual, onde a inovação, a sustentabilidade...

A Humanização como Pilar de uma Nova Visão no Imobiliário

Num setor historicamente marcado por abordagens convencionais e altamente...

“Inclusão efetiva, justiça social, inovação com propósito e equidade de oportunidades”

Visionária, estratega e defensora incansável do empoderamento feminino, Eugénia...

A Fisioterapia em Portugal: Identidade, Valor e Futuro

Num momento decisivo para a consolidação da profissão em...