“Alma Viva” vai representar Portugal nos Óscares

O filme que vai representar o nosso país é uma produção da cineasta luso-francesa Cristèle Alves Meira. A peça foi gravada na região de Trás-os-Montes. 

Data:

“Alma Viva” é o filme português que vai representar o nosso país na candidatura aos Óscares do próximo ano. Estreou este ano no prestigiado Festival de Cinema de Cannes e ainda não tem data de estreia nas salas portuguesas. O anúncio foi feito esta segunda-feira, 19 de setembro, pela Academia Portuguesa de Cinema.

A narrativa explora a cultura transmontana, onde a realizadora tem raízes, bem como os laços familiares, o fenómeno da emigração, as diferenças sociais e económicas que daí resultam e até algum grau de misticismo. O enredo centra-se especificamente em Salomé, uma menina que todos os verões regressa à terra da família nas montanhas da região.

Subitamente, a sua avó morre e recaem suspeitas de bruxaria. Enquanto os adultos discutem sobre o funeral, Salomé é atormentada por um espírito. É esta a premissa de “Alma Viva”, cujas gravações aconteceram em Junqueira, concelho de Vimioso, sobretudo com atores não profissionais. Recorde-se de que Portugal nunca teve um filme nomeado ao Óscar de Melhor Filme Internacional, mas o País apresenta sempre uma candidatura.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 129

Popular

Mais Artigos deste tipo

Natixis em Portugal promove Academia COBOL

A Natixis em Portugal irá promover a segunda edição...

Rui Caria apresenta documentário “Mulheres de Sol e Sal” na Xiaomi Master Class 2024

A Xiaomi, líder global em inovação, apresenta a segunda...

Câmara de Lisboa aprova aumento da taxa turística para quatro euros por noite

A proposta de PSD/CDS-PP prevê também a atualização da...

DepilConcept abre clínica na Maia

Os novos franchisados da insígnia vêm de áreas distintas....