Este plano é ambicioso e arranca agora a sua primeira fase. Quando concluído, poderá operar uma verdadeira revolução nas linhas ferroviárias da capital portuguesa. O Projeto de Execução e Estudo de Impacte Ambiental, que foi lançado pela Infraestruturas de Portugal, irá analisar a criação de mais linhas na Linha de Cintura e a modernização da linha do norte. O objetivo principal passa por dar mais condições e também atrair ainda mais passageiros na Área Metropolitana de Lisboa.
Além da quadruplicação da linha nas estações de Roma/Areeiro e Braço de Prata, haverá também uma modernização da linha entre Braço de Prata e Sacavém e ainda a adição de mais três vias na Gare do Oriente. Contará também com a construção de novas estações em Chelas, Braço de Prata e um novo apeadeiro em Marvila, e ainda a construção de três pontes, um viaduto e dois túneis.
Esta modernização pretender melhorar e abrir caminho a condições para os comboios de alta velocidade. Será, portanto, possível que os comboios da Fertagus cheguem ao Oriente e, mais tarde, os provenientes de Cascais; bem como aumentar a frequência de carruagens noutras linhas como a de Sintra.