Clube dos Pensadores recebe João Cotrim de Figueiredo, na sua rentrée

No dia 26 de Setembro (segunda-feira), pelas 21h30, no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia, o Clube dos Pensadores ( CdP) faz a sua rentrée.

609

A convite de Joaquim Jorge, biólogo e seu fundador, terá presente, João Cotrim de Figueiredo, líder do IL ( Iniciativa Liberal) que nas últimas eleições teve um resultado muito interessante, elegendo oito deputados e tem vindo a subir nas sondagens.

Cotrim de Figueiredo é a favor dos cerca de 4.000 milhões de euros de excedente de receita se devolva aos portugueses.

Por outro lado, apelida  António Costa de “ o primeiro-ministro do medo” e da “ receita recorde”. Há um clima de caos, medo e ansiedade. Medo que as pessoas têm de ter que escolher entre os medicamentos e ter alimentos em casa. As pessoas estão a viver pior e com muitas dificuldades para chegar ao fim do mês com dinheiro nos bolsos.

A Iniciativa Liberal  considerou que as medidas apresentadas pelo Governo para combater a inflação mostram que “a montanha pariu um rato” e acusou o Governo de “propaganda”  e  “manipulação da opinião pública”  sendo muito mais “cosmética” do que “estruturais”.

A necessidade de mudança política e institucional profundas com o aparecimento de novos partidos, que é o caso do IL, sentida por muitos cidadãos que suscitam a esperança que é possível concretizá-la.

O Governo de António Costa está em funções há muito pouco tempo, cerca de meio ano, mas já esteve envolvido em inúmeras polémicas e erros.

Todas estas polémicas dão uma sensação de desnorte e perplexidade. Qualquer governo pode cometer erros, mas tantos em tão pouco tempo fazem mossa e deixam os cidadãos perplexos.

Por outro lado, a escalada dos preços da electricidade, do gás, dos combustíveis e bens essenciais torna a vida dos portugueses muito difícil. O custo de vida está insuportável.

Vamos ter um Outono  muito agitado, greves em catadupa para aumento dos salários. A inflação obliger, estava em Agosto em 9 %  O governo só quer dar 3% de aumento nos salários.

Os próximos  tempos serão marcados pelo OE 2023, pacote de apoio à inflação, reforma das pensões, medidas para fazer face à crise energética, SNS e urgências, seca e incêndios e polémica com Ministros.

Há muitos portugueses que querem romper com o bipartidarismo entre PS e PSD. Outros refugiam-se no PS para terem segurança, subsídios ou emprego. Para qualquer lado da sociedade portuguesa está um “ rosinha”.

Deste modo, o Clube dos Pensadores( CdP)pela mão de Joaquim Jorge achou por bem, convidar João Cotrim Figueiredo para um debate da sociedade civil.

O Clube dos Pensadores recebeu, recentemente, André Ventura. Procuraremos, no futuro, ter presente líderes de outras formações políticas: Inês Sousa Real do PAN, Rui Tavares do Livre. Por outro lado, procuraremos ter presente personalidades do PS, por exemplo, o líder da bancada do PS Eurico Brilhante Dias que já esteve no clube a assistir a um debate ou o secretário de estado do Mar, José Maria Costa  que já esteve como convidado no Clube dos Pensadores. E, de novo, Luís Montenegro e Nuno Melo, agora, como líderes respectivamente do PSD e CDS.

Ao longo destes anos, o CdP teve presente Marcelo Rebelo de Sousa, António Costa, Rui Rio, Catarina Martins, Jerónimo de Sousa e muitas figuras gratas do panorama nacional.