Portugal é o país da Europa que mais confia nos Media Tradicionais como fonte de informação

De acordo com um Estudo desenvolvido e recentemente publicado pela Agência de Comunicação internacional MARCO, Portugal é o País da Europa que mais confia nos media tradicionais.

Data:

O Estudo, que a nível Europeu analisa Portugal, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Espanha, revela que 61% dos portugueses confiam nas notícias de televisão, a mesma percentagem que confia na rádio, enquanto 57% e 53% confiam nas notícias da imprensa escrita e online respetivamente. No entanto, apenas 22% consideram a informação partilhada no Linkedin confiável, 18% confiam nas notícias partilhadas via WhatsApp, 17% via podcast, 14% via Instagram e Twitter respetivamente, e 12% via Facebook.

Whatsapp,  Facebook e Instagram são os canais de informação mais utilizados após a televisão

Ainda que a confiança nas Redes Sociais seja significativamente mais baixa do que nos meios tradicionais, os diferentes Canais de Redes Sociais continuam a ser a fonte de informação mais popular e utilizada pelos Portugueses. Para 65% dos Portugueses, o WhatsApp é o canal consultado mais frequentemente para aceder a informação, seguido pelo Instagram (57%) e pelo Facebook (48%) na terceira posição. Ainda que seja uma das fontes de informação mais confiáveis (57%), a imprensa escrita é apenas consultada por 9% da população. Mas, esta não é a única conclusão do estudo. Portugal é também o país que vê mais notícias na Televisão, com 65% dos portugueses a utilizarem o meio para aceder à informação. A imprensa escrita está entre as fontes menos usadas, mesmo nas gerações mais velhas.

“Estas são conclusões chave uma vez que evidenciam como a paisagem mediática Portuguesa e Europeia se estão a adaptar às mudanças e como os media tradicionais se continuam a reinventar. Isto reflete-se no facto de serem as fontes de informação mais confiáveis pelos portugueses para informação de qualidade” – refere  Diana Castilho, Country & Brands Lead da MARCO Lisboa.

Sobre o Estudo

Intitulado ‘MARCO Research: Post Covid Consumer Behavior’, este estudo tem como objetivo analisar como as nossas vidas mudaram após a Pandemia, concluindo ainda que Portugal é o segundo País Europeu que  afirma mais ter mudado com a pandemia (59% em ex aequo com a Alemanha), depois do Reino Unido (63%) e à frente da França (58%), Itália (51%) e Espanha (47%).

“Desde a pandemia, temos vindo a adotar uma consciência global, inevitavelmente reforçada pela digitalização. Este compromisso global com valores fortes tornou-se chave para a estratégia de marca de empresas, anunciantes e instituições públicas, para os quais este estudo aporta insights de consumo únicos”, refere Didier Lagae, CEO e fundador da MARCO.

Este estudo independente analisou mais de 4.000 pessoas nos 6 países da Europa para analisar como a Pandemia mudou tendências, comportamentos e preferências em vários eixos, incluindo o consumo de informação, bens e entretenimento.

Metodologia

O “MARCO Research: Post Covid Consumer Behavior” realizado pela Agência Global de Comunicação MARCO (www. MARCO.agency) analisou as tendências de consumo em 14 mercados-chave em todo o mundo, incluindo seis países da Europa. O trabalho de campo foi realizado entre maio e junho de 2022 com uma amostra total de 14.200 consumidores utilizando metodologia com permissão representativa on-line realizada pelo CINT (www.cint.com).  Os países pesquisados incluem os principais mercados europeus (Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Espanha e Portugal); os principais mercados de África (Marrocos, África do Sul, Kenia e Costa do Marfim), América Latina (México, Brasil, Colômbia) e EUA.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista

Popular

Mais Artigos deste tipo

A melhor pizza de Portugal vai ser eleita no Festival Italiano em Gaia

Até dia 26 deste mês, na Avenida Diogo Leite...

Alqueva recebe novamente a festa do pôr do sol mais bonito do Alentejo 

A época das vindimas está prestes a terminar, mas...

Rock à Moda do Porto no Super Bock Arena é já em outubro

Falar da Mui Nobre Sempre Leal e Invicta cidade do Porto...

“Evilution” de Bordalo II chega a Lisboa em outubro

O artista está de regresso com uma exposição em...