Em Portugal 80% dos consumidores prefere comprar um produto ecológico em vez de um produto um pouco mais barato

A preocupação com o meio ambiente tem tido cada vez mais impacto junto dos consumidores portugueses. Para perceber esta mudança de mentalidade e conhecer os comportamentos que os consumidores já adotaram relativamente às suas preocupações ambientais, bem como de que forma isto afeta as suas escolhas de consumo, a Escolha do Consumidor realizou um estudo online que apresenta dados relevantes.

Data:

Segundo os dados obtidos, 86% dos inquiridos faz a separação do lixo, 53% afirma que compra produtos ecológicos mensalmente e 80% dos consumidores prefere comprar um produto ecológico em vez de um produto um pouco mais barato.

Para deslocação própria, 73% dos consumidores utiliza a sua viatura, 12% usa os transportes públicos, outros 12% desloca-se a pé e 3% utiliza bicicleta ou trotinete.

Foi também questionado, caso tivessem oportunidade de comprar um carro novo, qual o sistema que escolheriam: 57% optaria pelo híbrido, 31% pelo elétrico e apenas 12% compraria um carro de combustão fóssil.

No que diz respeito às práticas de consumo, 24% afirma comprar lâmpadas de eficiência energética, 22% compra fruta ou legumes da época e 16% compra fruta ou legumes localmente. Quanto ao consumo de água, 13% dos inquiridos revela que não compra água engarrafada. A compra de vestuário de fibras naturais (algodão, linho, lã ou seda) é adotada por 10% dos consumidores.

Já os produtos de cosmética com menos químicos são utilizados por 8% dos inquiridos e 7% menciona que compra produtos de limpeza para a casa com menos químicos.

Relativamente aos comportamentos ecológicos já adotados pelos consumidores: 34% evita o desperdício alimentar; 32% reutiliza embalagens (frascos, garrafas, caixas, embalagens); 23% desliga os carregadores da tomada e 11% compra ou já comprou roupa em segunda mão.

Comprar móveis em segunda mão, cultivo de mini hortas, fazer artesanato com materiais recicláveis e compostagem com resíduos orgânicos, são outras ações ecológicas já praticadas, referidas, igualmente, pelos consumidores.

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 124

Popular

Mais Artigos deste tipo

Festa do Outono de Serralves acontece este mês e celebra 100 anos de parque

Segundo a diretora do Parque de Serralves, Helena Freitas,...

Alargado prazo para as candidaturas ao Prémio Jornalismo até 30 de setembro de 2023

É para incentivar e reconhecer o interesse e qualidade...

Cinemas portugueses mantêm tendência de aumento de audiência e receitas face a 2022

De acordo com os dados divulgados hoje pelo Instituto...

Semana Internacional dos Contact Centers já começou

Com início em 2005, esta semana tem como objetivo...