A DSolutions Consulting Group é uma organização que tem como prioridade estabelecer uma relação de proximidade, confiança e benefício mútuo com os clientes, através de princípios como a simplicidade, eficácia e excelência. Neste sentido, que marcos destacaria da evolução da marca, tendo em conta os pilares pelas quais se guia?
A marca DSolutions Consulting Group representa atualmente um grupo de empresas que atuam em diversas áreas de negócio das quais se destacam a consultoria financeira e de gestão, a contabilidade e fiscalidade, a formação profissional, a mediação e o investimento imobiliário. Ao longo dos anos temos vindo a consolidar a área pela qual somos reconhecidos no mercado, e que está diretamente interligada com a minha experiência profissional de mais de 30 anos, na área da consultoria de projetos (DSolutions Projects) e formação. Importa destacar a certificação pela DGERT, em 2021, como entidade formadora com oito áreas de formação certificadas e com a implementação de uma plataforma de formação e-learning (DSolutions Academy). Em 2020 foi criada uma área de negócio dedicada ao apoio de gestão às empresas (DSolutions Finance) que engloba o desenvolvimento dos planos de negócio, apoio na abertura das empresas, a contabilidade, a fiscalidade e a mentoria ao desenvolvimento dos negócios. Desde 2017 que uma das empresas do grupo é detentora de licença AMI para a promoção de negócios no âmbito do investimento imobiliário (DSolutions Real Estate), com foco em parcerias e clientes internacionais.
Certo é que a missão da DSolutions Consulting Group passa por prestar um serviço de qualidade, com o objetivo de criar valor e vantagens competitivas para as organizações. Assim, qual tem vindo a ser o caminho estratégico da marca para alcançar essa meta?
Trabalho, proatividade, dedicação e confiança. Todos os dias acordamos motivados para fazer mais e melhor pelos nossos clientes. Com diferentes áreas de negócio conseguimos proporcionar aos clientes serviços integrados o que lhes permite poupar tempo e dinheiro. Conhecemos as empresas e sempre que é oportuno sugerimos serviços que lhes podem trazer mais valias e/ou potenciar as suas atividades e resultados. Um exemplo claro destas sinergias prende-se com a formação aos colaboradores. Sendo a formação uma obrigatoriedade legal para as empresas, regularmente propomos à nossa carteira de clientes que proporcionem aos seus colaboradores ações de formação diversificadas. Desta forma o cliente sabe que tem esta obrigação cumprida e não tem que fazer consultas no mercado. Tudo isto se consegue porque na relação com os clientes há uma base de confiança que se tem construído ao longo dos anos.
A organização cumpre 16 anos de história, no dia 13 de outubro. Qual o sentimento que permanece ao celebrar mais de uma década a prestar o melhor serviço a quem vos procura?
É sem dúvida um sentimento de grande satisfação pessoal. Em primeiro lugar porque todo este caminho nasceu do meu desejo, desde criança, de ser empreendedora e ter a minha própria empresa. Esta realidade deu-se quando fiquei desempregada e tive que procurar alternativas, ou melhor, avançar para o que já sentia que era o caminho e estava na hora de o fazer. Há também uma grande satisfação empresarial porque ao longo dos anos, desde que foi criada a primeira empresa do grupo, todas as áreas de negócio têm sido pensadas de forma a complementar o que já está feito. Toda esta abordagem tem permitido criar sinergias, notoriedade e consolidação no mercado.
Sabemos que a comemoração de mais um ano, implicou também a renovação da imagem da marca, bem como novos serviços. Enquanto CEO, que motivos diria que conduziram esta mudança?
Renovação e modernidade. A nova imagem está mais cuidada e alinhada com a estratégia que se pretende transmitir de integração de serviços e permite a segmentação de cada área de negócio. Até há bem pouco tempo o mercado desconhecia o que a DSolutions efetivamente fazia ou que áreas de negócio é que desenvolvíamos e, se é certo que nos conheciam pelos projetos de investimento, é certo que as restantes áreas eram desconhecidas. A nova imagem permitiu que as quatro áreas que atualmente desenvolvemos estejam perfeitamente identificadas e comuniquem de forma autónoma os serviços prestados e que são os que já identifiquei acima. Consoante a atividade o logo da DSolutions associa a referência Projects, Academy, Finance ou Real Estate, clarificando assim o que se pretende comunicar.
Neste sentido, quais os maiores benefícios que esta renovação trará aos clientes?
Proximidade e cooperação. Ao identificarmos de forma clara e precisa todos os serviços que prestamos estamos mais próximos do mercado que assim sabe sem dúvidas o que fazemos e isso permite-nos cooperar com todos os agentes com quem intervimos diariamente: empresas, instituições, parceiros, clientes e público em geral. Estamos num mercado muito concorrencial e onde existem muitas empresas que prestam os mesmos serviços que nós, mas na sua grande maioria são empresas especializadas, ou seja, prestam serviços de contabilidade ou formação ou consultoria de gestão. A integração destas três áreas de negócio na mesma empresa é menos comum, é mais desafiante e traz-nos mais responsabilidade porque corremos o risco de perder um cliente se uma das áreas correr mal ou for prestado um mau serviço. Por isso a importância da proximidade para identificarmos de forma clara as necessidades dos clientes e a cooperação para que sempre que necessário todos os consultores e gestores de projeto trabalhem no mesmo sentido: satisfação do cliente. Não referi nesta integração de serviços a mediação imobiliária porque a mesma é muito específica e só pontualmente se adequa à nossa carteira de clientes. No entanto, é devido as estas mesmas sinergias que temos clientes internacionais que vieram investir, em imobiliário, em Portugal e porque necessitaram de abrir uma empresa no nosso país têm a sede nos nossos escritórios e são acompanhados pelos nossos contabilistas e consultores fiscais.
Num mercado que se mostra cada vez mais competitivo, quão importante é inovar neste sentido? Além disso, que hábitos a DSolutions Consulting Group adota diariamente de forma a destacar-se das restantes marcas do setor?
Comunicar todos os dias os serviços que prestamos de forma clara e específica. Do quadro de pessoal da organização faz parte uma especialista em Marketing Digital que é responsável pela comunicação. Neste sentido todas as áreas de negócio têm o seu plano de comunicação perfeitamente definido. Todos os dias da semana comunicamos com o mercado, mas sempre sobre um tema diferenciado. Esta estratégia tem permitido promover e divulgar os diferentes serviços e criar um posicionamento no mercado relativamente a cada área de negócio. De forma regular partilhamos conteúdo sobre as nossas áreas o que permite a interação com o público e cria novas relações de negócio: novos parceiros ou clientes.
Podemos afirmar que – além da renovação de imagem e serviços – a digitalização é também um fator-chave para a dinâmica e atuação no setor? Em que medida?
Sim. A digitalização é sem dúvida a palavra de ordem para as empresas. No nosso caso, já estamos a implementar a digitalização nos serviços prestados às empresas na área da contabilidade o que permite que se elimine o papel e muitas horas de trabalho humano. Esta otimização dos recursos, além de tornar a estrutura de custos mais leve permite que sejam alocadas horas de trabalho a outras atividades. Além da contabilidade, também a formação tem na nossa empresa uma forte componente digital porque o nosso foco é sem dúvida o e-learning. Não dispensamos o presencial, mas esta forma de organização da formação, online, permite-nos disponibilizar de forma permanente e imediata um maior leque de cursos para o público em geral. Neste sentido vamos lançar nos próximos dias uma loja on-line totalmente dedicada à formação.
Quais os principais desafios da marca para o futuro e o que podemos continuar a esperar da DSolutions Consulting Group?
Consolidar as áreas de negócio que temos atualmente. Manter-nos no mercado com a imagem que temos e que sabemos que nos é reconhecida: qualidade no trabalho que levamos a cabo e confiança nas equipas que colocamos ao dispor dos clientes e dos projetos que nos são adjudicados. É expectável que em breve estejamos com novos espaços fora da nossa área geográfica (Loures e Grande Lisboa) bem como fora de Portugal. Mas por agora o segredo é a alma do negócio!
Para a Dulce Forte, o que significa celebrar 16 anos de história à frente de uma marca como a DSolutions Consulting Group?
Significa, em primeiro lugar, que o meu sonho de criança se está a realizar e que é bom sonhar. Todos temos dentro de nós sonhos e projetos que, às vezes, só precisam de um empurram ou de uma circunstância da vida para verem a luz do dia. No meu caso foi o desemprego. Como sou otimista por natureza este sonho começou com a criação da primeira empresa numa sexta-feira treze, o que prova que a vontade de sonhar e realizar é superior à superstição. Por outro lado, sendo a responsável das diferentes empresas todas as decisões passam por mim, e essa é, sem dúvida uma grande responsabilidade e a minha maior preocupação diária. Quando corre bem é bom e festejamos todos, quando corre mal há que assumir de forma individual o erro, encontrar alternativas e continuar o caminho. Mas, juntando o sonho com a realidade o resultado é que estes 16 anos têm valido a pena e estamos seguramente prontos para muitos mais. Para terminar deixo um agradecimento às equipas, internas e externas, da DSolutions Consulting Group porque sem pessoas nada funciona e o nosso lema é: Somos Pessoas a trabalhar, com Pessoas, para Pessoas!