O setor europeu da Carne de Bovino reforça os laços comerciais em Portugal

A Organização Interprofissional Espanhola de Carne de Bovino (PROVACUNO) realizou uma reunião no Porto com importantes empresas espanholas de exportação e importadores do mundo da carne em Portugal.

Data:

O objetivo deste encontro foi reforçar ainda mais as relações comerciais entre os dois países, bem como destacar todos os pontos que têm em comum: uma cultura e gastronomia semelhantes, uma paixão por alimentos de qualidade e apoio ao Modelo de Produção Europeu, que defende as máximas garantias de rastreabilidade e segurança alimentar em benefício dos consumidores, do bem-estar animal e do respeito absoluto pelo ambiente.

Portugal é o principal destino da carne de bovino espanhola, com uma quota de 32% do total das exportações.

A reunião B2B faz parte da campanha “Hazte Vaquero – Orgulhoso da UE”, que, juntamente com a APAQ-W interprofissional belga, visa informar sobre o modelo de produção sustentável levado a cabo na Europa. Além disso, os participantes também apreciaram um showcooking com carne de bovino europeia como protagonista, preparado pelo chef espanhol Rafa Centeno, distinguido com estrela Michelin e pelo Chef português Vítor Matos.

A PROVACUNO salienta que o setor é cada vez mais moderno e profissionalizado e sabe como responder às novas exigências dos consumidores, ao mesmo tempo que quer contribuir como ator principal para atingir todos os objetivos estabelecidos pela União Europeia nas estratégias “Pacto Verde” e “Da exploração agrícola à mesa”.

O compromisso com o bem-estar animal e a sustentabilidade são fatores competitivos importantes para a carne de bovino europeia. As linhas de trabalho abertas por este setor permitem, por exemplo, reduzir progressivamente as emissões e avançar para o grande objetivo de alcançar a neutralidade climática até 2050 (estratégia Carbono Neutro Beef 2050).

A PROVACUNO está atualmente envolvida no desenvolvimento da campanha de informação europeia “Hazte Vaquero”, com a sua homóloga APAQ-W na Bélgica, para reforçar a competitividade deste setor na Europa, com ações de informação na Alemanha, Bélgica, Portugal, França e Espanha.

As “Food-Based Dietary Guidelines in Europe” (FBDG), estabelecidas por cada Estado-Membro da União Europeia, fornecem recomendações de consumo saudável baseadas na ciência para cada grupo alimentar, incluíndo carne de vaca. Estabelecem a recomendação de consumo adequada para cada um dos 27 Estados-Membros da UE, tendo igualmente em conta que estas são culturalmente aceitáveis e práticas para que o consumidor as implemente.

Pode saber mais sobre as orientações dietéticas em: haztevaquero.eu/pautas-dieteticas/

Partilhar

Revista Digital

Revista Pontos de Vista Edição 129

Popular

Mais Artigos deste tipo

DGArtes: concursos de apoio sustentado 2025-2026 abrem até final de abril

No novo ciclo de apoio, os concursos têm uma...

Um quinto dos alimentos produzidos no mundo em 2022 foi desperdiçado, alerta ONU

De acordo com o Relatório do Índice de Desperdício...

Dois terços dos líderes de talento revelam ter aumentado o investimento em IA no último ano

A Randstad lançou o mais recente Talent Trends Report...

Principais museus do mundo conseguiram atingir número de visitantes pré-pandemia

Uma sondagem realizada pelo jornal online especializado theartnewspaper.com, citados...