Viatris – um líder na indústria da saúde com 43 produtos dispensados a cada minuto em Portugal em 2021

Se perguntarmos aos portugueses se conhecem alguns dos medicamentos mais icónicos de sempre, não há ninguém que não reconheça esses nomes. E a verdade é que a grande empresa por detrás destes medicamentos de marca e de venda livre (OTC) também tem uma carteira diversificada de medicamentos genéricos, medicamentos melhorados sem patente e biossimilares.

379

A Viatris, um dos principais atores da indústria de saúde portuguesa, foi criada em 2020 com um objetivo global – criar uma nova empresa de cuidados de saúde, empenhada em proporcionar mais e melhor acesso a medicamentos e produtos de saúde, promovendo operações sustentáveis e desenvolvendo soluções inovadoras para os cidadãos. Com medicamentos pertencentes a uma vasta gama de áreas terapêuticas, a Viatris fornece tratamentos para nove das dez principais causas de morte definidas pela OMS, nomeadamente em áreas como: Oncologia, Cardiologia, Doenças Respiratórias, Diabetes ou Tuberculose.

A Viatris oferece tanto medicamentos para um grande número de doentes, assim como medicamentos para um ou dois doentes com doenças raras em Portugal. Com uma sólida experiência científica, de fabrico e distribuição, e, adicionalmente, uma capacidade regulamentar, clínica e comercial comprovadas, que assegura o fornecimento de medicamentos e produtos de saúde de qualidade aos doentes portugueses, quando e onde eles necessitam deles. A missão da Viatris é capacitar as pessoas em todo o mundo para viverem mais saudáveis em cada etapa da vida, independentemente da geografia ou circunstância.

De acordo com Alberto Navia-Osorio, Country Manager da Viatris Portugal, “Na Viatris vemos os cuidados de saúde não como são, mas como deveriam ser. Agimos corajosamente e estamos posicionados de forma única para sermos uma fonte de estabilidade num mundo de crescentes necessidades de cuidados de saúde”. Em Portugal, em 2021, foram vendidos 61.827 medicamentos por dia, 2576 por hora, 43 por minuto. É uma grande responsabilidade e um orgulho no que podemos proporcionar no presente e no futuro da saúde em Portugal e no mundo”.

Navia-Osorio acrescenta ainda que “a Viatris definiu uma iniciativa estratégica para remodelar a empresa como uma empresa mais simples, mais forte e mais focalizada, uma empresa que espera proporcionar mais acesso aos doentes, mais oportunidades aos colegas e mais valor aos acionistas”.

A Viatris está presente em mais de 165 países e territórios, com um portefólio diversificado e diferenciado. Em que medida esta característica posicionou a marca como um elemento chave para satisfazer as necessidades de saúde em evolução no mundo?
Talvez seja importante começar por explicar o nome da empresa. Viatris é uma palavra proveniente do latim que significa três caminhos: Acesso, Liderança e Parceria. A nossa diversidade de produtos, combinada com a escala global da organização, abordagem local, excelentes parceiros, bem como um conhecimento profundo dos nossos mercados, permite um melhor acesso aos medicamentos para os doentes. E é exatamente isso que defendemos – o acesso dos doentes. O portefólio diferenciado da Viatris inclui medicamentos de marca, genéricos, mesmos os complexos e biossimilares numa vasta gama de áreas terapêuticas. A Viatris fornece terapia para nove das dez principais causas de morte identificadas pela OMS.

A Viatris contribui para preencher necessidades terapêuticas não satisfeitas através da ciência e inovação. Como é que, até à data, isto tem sido realizado?
Estamos 100% empenhados na sustentabilidade e no acesso a medicamentos e produtos de saúde. Dou-vos o exemplo do HIV: as terapias envolveram a necessidade de um transporte que garantiu a embalagem refrigerada entre 2ºC e 8ºC. A Viatris foi a primeira empresa a conseguir medicamentos termoestáveis e assim disponibilizar estas terapias a mais pessoas, com qualidade e segurança, além de facilitar a logística de distribuição e conservação pelos utilizadores, em qualquer área geográfica. Outro exemplo são os medicamentos genéricos e biossimilares – e, para não esquecer: A Viatris possui também um portefólio de medicamentos com marcas icónicas conhecidas pela população portuguesa.

A Viatris em Portugal está comprometida com os doentes, mantendo a confiança de médicos e farmacêuticos nos seus medicamentos e o respeito das farmácias comunitárias e distribuidores. Com as constantes mudanças na sociedade e no mundo, como é que a marca adapta a sua atividade no dia a dia, assegurando ao mesmo tempo a sua missão?
A Viatris é líder no mercado ambulatório em Portugal, pelo que temos a obrigação diária de manter o nosso foco. Agimos com coragem e estamos posicionados para ser uma fonte de estabilidade num mundo de crescentes necessidades de cuidados de saúde. E é por isso que damos grande importância a que permaneçamos perto do nosso cliente e a que ouçamos as suas necessidades. Estamos em diálogo contínuo com todos os nossos parceiros, nomeadamente com autoridades, farmacêuticos, médicos e distribuidores/armazenistas, para que possamos sempre encontrar as melhores soluções para os doentes. Esta é a nossa “cadeia de valor”. Temos conversas regulares com associações de doentes do setor para nos darem diferentes pontos de vista, para nos educarem sobre as necessidades e para nos ajustarmos às histórias de vida. O nosso diálogo com o mercado português é permanente e vai nos dois sentidos.

Durante a próxima década, estes instrumentos de financiamento farão fluir meios numa dimensão sem precedentes para a modernização e desenvolvimento económico e social de Portugal. Ao longo deste caminho, que desafios serão esperados para o setor da saúde e, por outro lado, qual seria a prioridade a estabelecer?
A Viatris ajudará a reforçar o sistema nacional de saúde, do qual somos parte integrante, e a servir a população em situações normais ou excecionais, tais como uma pandemia, a reforçar a nossa cadeia de valor e a manter a nossa investigação, a fim de garantir sempre o acesso e a acessibilidade dos cidadãos.

Como empresa farmacêutica líder em Portugal, que projetos e novidades está Viatris “a conceber” para o futuro, a fim de permitir que as pessoas, em todo o mundo, vivam mais saudáveis em todas as fases da vida?
Como somos líderes no mercado de ambulatório, temos a responsabilidade de trabalhar diariamente e com qualidade para a saúde das pessoas. E só isto exige uma dedicação sem precedentes que fazemos questão de manter e transmitir a todos aqueles que começam a sua viagem connosco, quer sejam colaboradores, médicos, farmacêuticos, enfermeiros, doentes ou quaisquer outros parceiros.